Fluoxetina emagrece Conheço os efeitos colaterais e preço 2

Fluoxetina emagrece? – Essa é uma dúvida bastante comum entre as pessoas que estão querendo perder peso, mas não sabem ao certo o que fazer para conquistar o corpo perfeito. Esse remédio, na verdade, serve para combater a depressão, mas tem o emagrecimento como um dos seus efeitos colaterais.

A Fluoxetina, também conhecida pelo nome comercial Prozac, é um remédio que costuma ser receitado para combater a depressão moderada. A fórmula age como um inibidor de recaptação de serotonina, ou seja, faz com que a substância circule por mais tempo no organismo, contribuindo com a sensação de prazer e bem-estar.

A fluoxetina ajuda mesmo a emagrecer? (Foto: Divulgação)
A fluoxetina ajuda mesmo a emagrecer? (Foto: Divulgação)

Fluoxetina emagrece mesmo?

Sim! A fluoxetina ajuda a emagrecer, embora a sua principal função não seja essa. Esse medicamento não atua diretamente no controle da fome, mas reduz a ansiedade, que, por sua vez, pode estimular o apetite.

De olho no efeito emagrecedor da fluoxetina, muitas pessoas estão administrando o medicamento de forma errada e colocando a saúde em risco. As altas dosagens da substância podem resultar em efeitos colaterais bem incômodos.

Considerando que uma pessoa come em excesso quando está deprimida, a Fluoxetina pode ser de grande utilidade. Ela consegue proporcionar a sensação de alívio, conforto e felicidade, por isso não é mais preciso desforrar as angustias numa alimentação altamente calórica. No entanto, o antidepressivo jamais deve ser ingerido sem receita médica e apenas com a finalidade de emagrecer.

Para que serve a fluoxetina?

Trata-se de um remédio antidepressivo. (Foto: Divulgação)
Trata-se de um remédio antidepressivo. (Foto: Divulgação)

A fluoxetina deve ser receitada apenas aos pacientes que sofrem de transtornos psiquiátricos, ou seja, doenças causadas por desequilíbrio emocional. Síndrome do pânico, Transtorno obsessivo-compulsivo e Bulimia nervosa são algumas possibilidades.

Efeitos colaterais da fluoxetina

O emagrecimento é um efeito colateral. (Foto: Divulgação)
O emagrecimento é um efeito colateral. (Foto: Divulgação)

Quando administrada de maneira incorreta e sem prescrição médica, a fluoxetina tem efeitos colaterais. Vamos mostrar alguns deles abaixo, mas vale também dar uma conferida na bula da medicação.

– Dificuldades para dormir;

– redução da libido;

– sensação de fadiga;

– perda de apetite;

– dor de cabeça;

– alterações na visão;

– irritabilidade;

– confusão mental;

– boca seca;

– tremores;

– enjoo;

– suor excessivo;

– diarreia;

– aceleração dos batimentos cardíacos;

– sonolência.

O jeito certo de emagrecer

A melhor forma de emagrecer continua sendo a combinação de exercícios e alimentação saudável. (Foto: Divulgação)
A melhor forma de emagrecer continua sendo a combinação de exercícios e alimentação saudável. (Foto: Divulgação)

A fluoxetina emagrece, mas não é a melhor maneira de conquistar a boa forma. O ideal é praticar exercícios físicos regularmente, sobretudo as atividades aeróbicas. Ao se exercitar, a pessoa libera serotonina, o que aumenta a sensação de bem-estar e alivia a ansiedade.

Existem outras iniciativas que contribuem com a perda de peso, como é o caso da ingestão de suprimentos alimentares e do consumo de alimentos saudáveis, como furtas, verduras e grãos integrais. Itens com muita gordura ou excesso de açúcar devem ficar de fora da dieta.