exercicios-ar-livre-verao-650x350

 

Que tal conferir algumas dicas de exercícios ao ar livre? Atividades físicas são sempre bem vindas e fazem muito bem a nossa saúde, neste post você vai se convencer disso de uma vez por todas! Confere aí!

Quando a gente fala em praticar atividades físicas o que vem logo a sua mente? Uma esteira ou a rua livre para suas corridas e caminhadas? Um parque ou uma sala de spinning com muitas luzes coloridas? Quem sabe nossos pensamentos andam nos levando sempre para os mesmos lugares e isso anda tirando nossa motivação? Essas são algumas questões que precisamos pensar quando falamos em atividades físicas ao ar livre.

Exercícios ao ar livre

Dicas de exercícios ao ar livre

Alguns motivos fazem das atividades fora da academia uma experiência saudável e perfeita. O próprio contato com a natureza  pode começar encabeçando a lista. Afinal não tem estresse que resista a uma corridinha na beira da praia. Fora os benefícios da corrida para o coração e o corpo no geral. Isso tudo além de poder respirar um pouco de ar puro, o que ajuda na oxigenação do organismo. Nada contra academia, nada mesmo, eu particularmente adoro até a sala de musculação.


Vantagens dos exercícios ao ar livre

Se o fato de ser um ambiente mais bonito e com ar puro ainda não te arrebatou, leve em consideração que as atividades ao ar livre são gratuitas e estão disponíveis 24 horas por dia , 7 vezes por semana. Não precisa esperar a academia abrir, não precisa esperar a aula começar. Caso você precise de orientações e mais dicas uma opção bem razoável é contratar um personal para te passar exercícios em locais abertos. Um bom profissional está apto pra isso.

Exercícios ao ar livre ou academia?

Se você não acredita na eficiência dos treinos ao ar livre fique tranqüila, não é a cobertura do espaço que garante os benefícios para o corpo e para mente. Na verdade é a intensidade, a sua persistência e o seu envolvimento com a atividade que farão o seu corpo responder de forma positivas a esses estímulos.

smashyourfat

Que atividades podemos fazer ao ar livre?

Existem também várias atividades que se podem praticar ao ar livre como as caminhadas, corridas, andar de bicicleta ou ainda realizar exercícios específicos que utilizam apenas a gravidade e o seu peso corporal sem necessidade de recorrer a equipamento. Esse tipo de exercício está bem difundido dentro das academias e funciona muito bem fora dela também.


Como começar a praticar?

Não sabe por onde começar? Comece arrumando uma amiga ou parceria para o treino. Essa pessoa não precisa gostar das mesmas coisas que você. Talvez ela vá de bike e você prefira caminhar apenas. Ou os níveis de treinamento estejam muito diferentes mas ao convidar alguém para ir com você no mesmo horário faz criar o compromisso e já falei ali em cima, o comprometimento com a atividade faz dar certo.

Dias ensolarados e convidativos. Sem contar que  o sol ajuda a promover a absorção do cálcio que fornece a força para os ossos e estimula o sistema imunológico, além de manter um bronzeado saudável. Transforme seus passeios em atividades variadas. Aproveite agora para escolher o que você gostaria de fazer. Decida o lugar e parta para a ação!

ativo

Alguns cuidados para treinar ao ar livre

As atividades devem ser evitadas nos horários em que o sol está muito forte, entre 10h até às 17h. Se a atividade durar mais de 1 hora é preciso  ingeridas também bebidas eletrolíticas, que ajudam na reposição de sais minerais no organismo, como gatorade e outras bebidas isotônicas. Use protetor solar e boné para se proteger.

Tipos de exercícios ao ar livre

Yoga

Dicas de exercício ao ar livre

A Yoga nos parques está cada vez mais difundida e é uma atividade física que trabalha o corpo de forma global. Força, equilíbrio, músculos e alongamento, aliando os benefícios para o corpo e a mente. É definitivamente uma boa escolha de atividade física. Procure os grupos de Yoga ao ar livre no Facebook, aqui em porto alegre tem alguns, no rio são várias turmas na praia, ache a sua!

Vôlei

Exercícios ao ar livre

Um esporte que quase todo mundo gosta de jogar e as vezes só falta o convite para praticar. Coloque na sua timeline do Facebook o horário e o local, convide os amigos e veja que já vão ter interessados em praticar junto.

Podes também procurar pessoas que já joguem e entrar no time. É bem puxado o trabalho cardiorrespiratório e trabalha o corpo inteiro.

Frescobol

Dicas de exercícios ao ar livre

Pra quem pode passar algumas horas do dia na praia essa é uma ótima opção. É tão rápido e envolvente que passa voando o tempo da prática. Providencie as raquetes e as bolinhas e chegue na praia disposto a arrumar parceria.

x-default

Corrida

O esporte vem ganhando cada vez mais praticantes e não é pra menos: é uma atividade prazerosa, relaxante e que pode ser praticada em lugares diferentes e a hora que quiser. Tem quem corra com o dia escuro ainda e tem quem prefira o final do dia. Pode correr sozinho apenas acompanhado de uma playlist motivante.

Caminhada

Dá pra fazer sozinho ou acompanhado, onde você preferir e no seu ritmo . Capriche na escolha do tênis para os pés não doerem e preste atenção à postura ao caminhar. É uma atividade simples que qualquer um pode começar a qualquer momento. Pense na vida enquanto caminha, é bem terapêutico.

Bicicleta

Escolha o percurso e coloque sua bike na rua hoje mesmo. Existem grupos que pedalam juntos a noite e pode ser uma opção bem segura para você. Que tal começar hoje mesmo?

Patins

Com patins e acessórios de segurança sua malhação está garantida. A atividade alonga o corpo e modela. Além de ser muito divertido é um esporte que une toda a família.

Alongamento

Se você quer pegar leve no começo, seja por falta de condicionamento ou por ser tímida, leve sua canga ou colchonetinho para o parque e capriche nos exercícios de alongamento. Não demora muito uma sessão dessas: 30 a 40 minutos. Será uma ótima escolha porque o alongamento melhora a postura e a flexibilidade, diminui as dores corporais e aumenta a amplitude dos movimentos, ajudando a diminuir o risco de lesões musculares.

Surf

Quem tem essa opção de morar perto do mar e dominar a técnica do surf é uma grande oportunidade a ser aproveitada. Além de um esporte, o surf é um estilo de vida que defende principalmente a cultura de valorização da natureza e a liberdade. O desafio está em se equilibrar e controlar a prancha nas ondas, sentindo a incrível sensação de deslizar sobre a água. O esporte une várias gerações e pode ser um fator de grande interação entre a família.

Terra

Capoeira

A capoeira é muito envolvente e une a energia do corpo com a descontração das músicas. Alia amizades e cultura. Os grupos de Capoeira são super unidos e é uma boa oportunidade de ter um grupo de amigos ligado a coisas saudáveis e bacanas. Se você tem molejo, gosta de música e anda procurando uma atividade alto astral a capoeira é para você.

Kangoo jumps

Descarregue o estresse de cima dos kangoos. O Kangoo Jumps é o nome da modalidade e também do calçado super diferente usado para praticá-la, parecido com um patins, porém com uma espécie de mola muita louca arredondada embaixo que amortece o movimento e facilita os pulos.

Como você precisa de espaço para quicar em cima dos Kangoos nada como áreas abertas e amplas para curtir a sua atividade. Os calçados custam em torno de 900 reais mas é possível comprar um usado. A atividade queima muitas calorias e é bem divertida.

aliexpress

Slackline

Dicas de exercícios ao ar livre ,uma das maiores febres nos parques e praças  atualmente. Bastam dois postes ou árvores e logo você encontra um espacinho para seu equipamento. Junte um pessoal legal e exercite seu equilíbrio. Não é fácil mas com o tempo você pega o jeito e com isso movimenta o corpo e define os músculos.

São muitas as opções de atividades ao ar livre, escolha a que mais tem a ver com a sua personalidade e comece. Depois que começa não para mais! Sucesso!