Esquecer de tomar a pílula no dia correto é uma das maiores causas de gravidez indesejada, portanto, se você costuma esquecer de tomar a sua, pode ser interessante considerar usar outros métodos contraceptivos.

As mulheres que tomam as pílulas de uso contínuo têm até 3 horas para tomar a pílula esquecida depois do horário de costume. Já as que tomam qualquer outro tipo de pílula podem tomar o comprimido esquecido durante o período de 12 horas após o horário sem preocupações

O que fazer quando esquecer o anticoncepcional?

Pílulas de 21 e 24 dias: Caso você lembre da pílula até 12 horas depois do horário certo, tome-a assim que lembrar e não terá risco de engravidar. Se você lembrar apenas com mais de 12 horas passadas, siga as recomendações de acordo com a localização da pílula esquecida na cartela:

Na primeira semana, tome a pílula assim que lembrar e outra no horário de costume. O indicado é usar camisinha nos 7 dias seguintes, caso você tenha tido relações sexuais na semana anterior existe a possibilidade de gravidez.

Na segunda semana, tome a pílula assim que lembrar, mesmo que isso signifique tomar 2 pílulas juntas. Não é necessário fazer o uso de camisinha e não existe o risco de gravidez. Já se a pílula esquecida estiver no final da cartela, tome ela assim que lembrar e siga a cartela normalmente, mas emende a próxima cartela e fique sem menstruar.

Pílulas de 28 dias: Se você lembrar da pílula antes que se completem 3 horas de esquecimento tome-a no mesmo momento e não haverá risco de engravidar. Caso o esquecimento ultrapasse as 3 horas, tome a pílula logo que lembrar e use camisinha nos 7 dias seguintes para excluir a possibilidade de gravidez.

Veja aqui também:

Diclin: tudo sobre esse anticoncepcional

Pílula do Dia Seguinte

Anticoncepcional Adesivo

O que fazer quando esquecer a primeira pílula?

Quando for a primeira pílula da cartela, você pode atrasar até 24 horas sem preocupações. Não é preciso usar camisinha nos dias seguintes mas existem chances de gravidez no caso de relações sexuais na semana anterior. Se você começar a cartela apenas 48 horas depois do ideal pode haver o risco de engravidar e deve-se usar camisinha na semana seguinte.

Caso esqueça da sua pílula por mais de 48 horas você não deve começar a cartela e deve esperar a chegada da sua menstruação, e só então, no primeiro dia do ciclo, você deve iniciar a sua cartela. Use camisinha durante o período em que esperar a menstruação.

O que fazer se esquecer 2 ou mais pílulas?

Se você esquecer 2 pílulas ou mais de uma mesma cartela, existe o risco de uma gravidez e, por isso, é indicado usar camisinha pela próxima semana. O risco de engravidar também existe se houver relações sexuais uma semana antes. Continue a cartela normalmente até que acabe.

Se forem esquecidas duas pílulas da segunda semana, é indicado abandonar a cartela por 7 dias e no oitavo iniciar uma cartela nova. Se forem esquecidas duas pílulas na terceira semana, pode ser tomada a mesma atitude mencionada anteriormente ou a cartela atual pode ser continuada e emendada com a cartela seguinte.

Quando pode ser preciso a pílula do dia seguinte?

A pílula do dia seguinte é um método de contracepção de emergência e pode ser tomada até 72 horas depois da relação sexual. É um método que não deve ser usado com frequência, pois a alta concentração de hormônios pode alterar o ciclo menstrual da mulher.