Para entender o que é a endometriose, primeiro precisamos saber mais sobre o endométrio (membrana que cobre a camada interna do útero). Durante o ciclo menstrual,  o endométrio se torna um tecido rico em vasos sanguíneos.

Ele então cresce com o objetivo de receber o embrião para que uma possível gravidez aconteça. Porém, quando o ciclo termina e o óvulo não é fecundado, a parede do endométrio se desfaz e é expelida para fora do útero, formando-se a menstruação.

Endometriose

A endometriose trata-se de uma doença onde pedaços do tecido endometrial ficam para fora da parede interna do útero, podendo acometer órgãos como a bexiga ou os intestinos. Em casos raros, até os  pulmões e o sistema nervoso central podem ser afetados, além do aumento do risco de câncer nos ovários.

utero-endometriose

Como identificar Endometriose

A curto prazo, o sangramento pode causar irritações na região afetada, e a longo, uma fibrose dos tecidos ao redor do útero. Outros sintomas são a dispareunia (dor durante uma relação sexual), e o excesso de sangue durante a menstruação,  além de constipação intestinal, diarreia e fadiga crônica.

Infelizmente, as causas da enfermidade ainda não são totalmente conhecidas. Estipula-se que cerca de 80% dos casos de dor pélvica crônica no público feminino sejam causados pela endometriose. O diagnostico certeiro só é possível por meio de uma laparoscopia.

endometriose-tratamento-sintomas

Cirurgia para Endometriose

O tratamento realizado é feito geralmente com anti-inflamatórios. Porém, eles podem não agir diretamente no combata à doença. Já o uso de anticoncepcionais via oral auxilia na redução dos sangramentos.  A cirurgia só é indicada se a dor for muito severa, juntamente com o sangramento excessivo, ou também pode ser indicada se causar infertilidade ou ausência de resposta ao tratamento indicado.

A cirurgia remove os tecidos endometriais e fibroses existentes. Em casos mais graves, com múltiplos implantes de endometriose, pode ser imprescindível a remoção do útero ou dos ovários.

Recomendados para você: