São muitas as causas da dor nas costas e não é à toa que tanta gente passa por isso. Se você veio até aqui por conta disso saiba que não está sozinho. Algumas das causas são gravidez, pedra nos rins, escoliose, infecções, endometriose e várias outras doenças. Geralmente, a dor é relacionada ao físico, mas o emocional também pode contribuir com a dor. O estresse pode afetar todo o corpo, inclusive com que os músculos das costas fiquem tensos. Depressão quando não tratada, ansiedade e insônia podem piorar a dor nas costas.

No post de hoje vamos ver alguns tratamentos naturais para a dor nas costas mas sabemos que esse pode ser o sintoma de algo realmente grave e seu corpo esteja gritando através das suas costas para que algo seja feito. Procure um tratamento, investigue o que está acontecendo. Não adianta tratar a dor se a causa continua sem solução. Não é? Vamos começar identificando que tipo de dor você vem sentindo para que possamos compreendê-la melhor:

Dor nas costas

A dor nas costas pode ser dividida em dor na parte superior das costas, dor de garganta, dor no cóccix chamada dor cervical  ou dor lombar. Pode ser que  ocorra depois de um acidente, queda ou de algum tipo de trauma ou se existe uma fratura vertebral ou lesão. As duas causam muito desconforto.

Como estamos aqui para ajudar a solucionar o problema vamos  a uma lista de muitos remédios caseiros que podem te ajudar de forma eficaz nesse momento. O uso de chás, massagens e óleos são amplamente indicados por médicos e terapeutas para alívio imediato. Especialmente para as dores que aumentam quando estamos sob tensão.


Remédios Caseiros Para Dor Nas Costas

o    Durante a dor leve ou moderada das costas uma massagem na parte afetada ou das costas toda com eucalipto quente ou óleo de mostarda, será muito benéfico. A massagem por si mesma faz com que os músculos do movimento para trás e o óleo de ervas quente melhora a circulação sanguínea e relaxa os músculos das costas.

o    O consumo de meia colher de chá de guggul duas vezes por dia após as refeições é muito útil para aliviar as dores nas costas.

o    O chá composto por dez folhas de manjericão, consumido duas vezes por dia, este também é um remédio natural muito útil para aliviar a dor nas costas.

o    Massagem de aquecimento com vinagre de maçã na parte afetada também alivia a dor e a inflamação.

o    O chá de camomila pode relaxar os músculos tensos para aliviar a dor nas costas se é causada devido à tensão muscular ou entorse.

o    Tomar uma infusão feita a partir das folhas da planta de manjericão pode ajudar a reduzir a dor. Ferva aproximadamente 10 a 12 folhas até que a metade da solução se torne espessa e viscosa. Adicione sal à mistura e beba duas vezes por dia.

o    O uso de gengibre no chá ou na dieta pode ser um grande alívio da dor, o dente de alho consumido uma vez ao dia com água ou com alho como tempero na culinária também ajuda a aliviar a dor nas costas.

o    O calor úmido faz um rápido efeito analgésico, embeba uma toalha em água quente e aplicar sobre a parte afetada das costas, compressas quentes e frias são também muito eficazes no alívio de dor nas costas.

o    Uma meia cheia de arroz mantida no forno durante alguns minutos a uma temperatura de 50-60 graus pode ser utilizada como uma compressa quente para o alívio rápido da dor nas costas.

o    Um banho de água quente pode aliviar todos os tipos de dor no corpo, pode ser mais benéfico se tomado antes de ir para a cama.


Dor nas costas e a posição para dormir


● De barriga para baixo: A pior posição para dormir é de barriga para baixo. Desta maneira, a lombar é comprimida a noite inteira, e sua cabeça e pescoço estão sempre torcidos para um dos lados. Uma dica para quem deseja acabar com essa mania é usar uma camiseta de pijama com bolso e colocar uma bola de tênis ou de ping pong dentro do bolso. Isso tornará tão desconfortável dormir de barriga para baixo que você vai mudar de posição rapidinho.

 De barriga para cima: Dormir de barriga para cima é uma ótima opção, mas há ressalvas. Quem opta por essa posição deve considerar não usar travesseiros, já que eles irão forçar sua cabeça a um ângulo desconfortável. As duas pernas devem estar retas, evitando que os joelhos fiquem dobrados e torcidos para fora, o que pode fazer mal à pelvis. Se você tem quadris muito abertos, talvez seja melhor escolher outra posição, já que de barriga para cima as articulações sofrem com o excesso de rotação.
 De lado: Dormir de lado com as pernas juntas e os joelhos alinhados é a melhor opção para a sua coluna. Esta é a posição que exerce menos pressão no corpo, além de acalmar o sistema nervoso. É importante que o travesseiro seja da altura correspondente à distância da sua orelha até a cama, de maneira que ambos os lados do pescoço fiquem simétricos.

Se você tem dificuldade em mudar de hábitos, saiba que um simples travesseiro extra pode ajudar a tornar melhor a posição que você dorme. Quando de barriga para baixo, posicione o travesseiro extra embaixo da barriga. Quando de barriga para cima, o travesseiro deve estar embaixo dos joelhos. Já de lado, use o travesseiro entre os joelhos.


Dor nas costas e problemas no seu colchão

Você passa um terço da sua vida dormindo, então, nada mais lógico que investir em um colchão de qualidade. Verifique se o colchão é utilizado há mais de oito anos. Se sim, pode ser hora de comprar um novo, já que os materiais em sua composição se desintegram com o passar do tempo, fornecendo menos apoio às costas e ao corpo.

Não há um tipo especial de colchão para pessoas que sofrem de dores na lombar, logo, é preciso fazer alguns testes antes de descobrir e comprar o modelo mais adequado. Alguns preferem colchões mais firmes e duros, enquanto outras preferem os mais macios.   Colchões de espuma podem ser mais confortáveis para certas pessoas do que os de mola.

Vá a uma loja de colchões que aceite o retorno do produto. Para adaptar-se a um novo colchão, é necessário usá-lo por várias semanas; caso as dores lombares não melhorem após cerca de um mês, o indivíduo pode preferir testar outro modelo e devolver o atual.


Pratique atividades físicas para dor nas costas

Exercite-se regularmente, lembrando sempre de fortalecer o abdômen e os músculos das costas. Exercícios leves, como caminhada, corrida, natação e alongamento são benéficos. Algumas posturas de Yoga visam especificamente os músculos das costas do corpo e sua prática pode dar alívio da dor e rigidez.

E não esqueça que manter controlado o peso não apenas é bom para a saúde, mas também ajuda a segurar a dor nas costas.

Recomendados para você: