Não tem nada mais irritante do que uma dor de dente no meio da noite que te deixa acordada e sem opções do que fazer. O post de hoje é pra diminuir a dor enquanto você espera a hora de ir ao dentista resolver de vez o problema.

Dor de dente

Ela pode ser causada por uma cárie dentária, um dente quebrado ou o nascimento do dente do siso, por isso, é muito importante consultar um dentista perante uma dor de dente para ele identificar a causa e iniciar o tratamento que pode incluir apenas a limpeza do dente ou, em outros casos, extração ou tratamento de canal. Porém, enquanto espera para ir no dentista, experimente estas  dicas para diminuir a dor de dente com o que você pode ter aí na sua casa.


Causas da dor de dente

  • Os motivos mais comuns pelos quais uma pessoa apresenta este incômodo são:
  • Uma cárie avançada que afeta os nervos do dente.
  • Um abscesso no molar.
  • A saída dos dentes do siso.
  • Dor no ouvido ou sinusite.
  • Uma coroa ou peça dental irritada.
  • Um alimento que ficou entre os dentes produzindo inflamação e desconforto.

Remédios caseiros para a dor de dente

Folhas de chá verde

Um ingrediente que pode auxiliar na boa saúde da sua boca, a recomendação nesse caso é mastigar 5 folhas de chá verde por dia. O que torna essas folhas tão poderosas, é que elas contêm ácido tânico e catequinha que contribuem para uma limpeza mais eficiente da área.


Tintura de iodo

Um potente anestésico caseiro é tintura de iodo, você deverá embeber um algodão com essa substância e pressionar próximo ao dente que está doendo. A dor será reduzida em pouco tempo.


Gema de ovo e mel

Outra receita caseira para dores nas gengivas, misture os dois ingredientes e aplique sobre a sua gengiva. A tendência é que a dor seja reduzida com o passar do tempo.


Folhas de goiaba

Nas folhas de goiaba estão presentes propriedades antibacterianas e analgésicas de maneira a ajudar a cuidar de problemas como dores de dente. É possível fazer uso dessas folhas mastigando as mesmas, ou então, fazendo um chá com elas misturado com um pouco de sal transformando as mesmas num tipo de antisséptico.


Leia também sobre:


Gelo

Dores que se concentram numa das laterais da boca podem ser bastante incômodas. Uma forma de aliviá-las é aplicar gelo sobre a inflamação durante um período de 20 minutos, faça isso a cada 3 horas. O gelo faz com que os vasos sanguíneos se retraiam de maneira que alivia as dores.


Leite de pinhão roxo

Se você está sofrendo com cáries a dica é embeber um pedaço de algodão no leite de pinhão-roxo. Aplique esse pedaço de algodão sobre o dente acometido pelo problema e aguarde que faça efeito.


Pepino

Tudo que tem característica de frescor contribui para a boa saúde da sua boca, exatamente por isso é bom comer pepino naquelas fases de muitas dores de dente. Alimentos frescos tem um efeito poderoso sobre as dores de dente mais terríveis.


Água morna e sal

Uma forma de remediar uma dor de dente latente é fazer bochecho com uma mistura de água quente e sal. Ao fazer isso a inflamação será acalmada de maneira a evitar que o problema incomode demasiadamente. Também contribui ajudando a remover restos de alimentos que podem ficar na região incomodando.


Leite de babosa

Gengivas inflamadas podem acarretar numa dor quase insuportável, uma forma de tentar resolver esse problema é passar um pouco de leite de babosa onde dói.

  • Esse produto é calmante o que faz com que a dor seja reduzida.
  • Um remédio caseiro para aliviar a dor de dente com facilidade.

Chá de macela e própolis

O chá de macela com própolis tem ação anestésica e antisséptica, ajudando a diminuir a dor de dente e a limpar a região. Para fazer os bochechos, deve-se adicionar 5 g de folhas de macela em 1 xícara de água fervente, deixar repousar por cerca de 10 minutos, coar e adicionar 5 gotas de própolis enquanto ainda estiver morno. A seguir deve-se bochechar com este chá 2 vezes por dia.


Dar preferência a alimentos frios

Uma sopa liquidificada e fria, uma gelatina sem açúcar, uma vitamina de frutas ou um iogurte natural são algumas opções. Os alimentos frios e líquidos, por não envolver a mastigação ou altas temperaturas, ajudam a aliviar a dor ou a não piorá-la.

Além destas dicas e se a dor for muito forte, pode-se tomar um remédio analgésico e anti-inflamatório como o Paracetamol, o Ibuprofeno ou a Aspirina, por exemplo. No entanto, mesmo que a dor melhore com os remédios, é importante consultar o dentista.


Pimenta

A pimenta não serve apenas para tornar o sabor dos alimentos mais ardente. Com seus efeitos analgésicos, ela é capaz de acabar com a alta sensibilidade na gengiva devido as dores de dente. Para utilizá-la de modo adequado, siga a receita a seguir.

Ingredientes

  • 1 Pitada de Gengibre em Pó
  • 1 Pitada de Pimenta Caiena
  • Água

Modo de Preparo

  • Misture os dois temperos em um copo ou recipiente de vidro bem pequeno
  • Adicione algumas gotas de água e misture até fazer uma pasta
  • Com um pedaço de algodão esterilizado, coloque a pasta sobre os dentes doloridos

Importante: evite tocar na gengiva com a mistura, para evitar maiores inflamações ou até mesmo queimar a gengiva com os efeitos da pimenta.


Extrato de baunilha

Para quem pensa que baunilha serve apenas como algo gostoso, saiba que não é por aí, pois o extrato de baunilha pode ajudar a tratar dores de dente. A dica é mergulhar um cotonete no extrato e depois aplicar sobre o dente afetado. Isso vai ajudar a acalmar um pouco mais a dor.


Óleo de cravo

dor de dente

Esse óleo conta com excelentes propriedades antibacterianas e analgésicas de maneira a ser um ótimo remédio caseiro para tratar das suas dores de dente. A dica é que você molhe uma bola de algodão no óleo de cravo e pressione sobre o local tomando muito cuidado para não aproximar muito das gengivas e nem engolir.


Chá de folhas de batata doce

Para resolver a sua dor de dente a dica é fazer bochecho com chá de folhas de batata doce. Porém, atente que é essencial fazer o bochecho com o chá ainda quente e na sequência ingerir líquidos gelados.


Batata

Se a dor que você está sentindo não é muito forte, é possível alivia-la apenas mastigando pedaços pequenos de batata crua com uma pitada de sal. Com o passar do tempo isso irá propiciar alívio das suas dores.


Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é usado por muitas pessoas para deixar os dentes mais brancos e também pode ser um ótimo remédio caseiro para aliviar dores. Misture o bicarbonato com água e aplique na região afetada pela dor.

Dor de dente


Chá de tangerina

A dica é fazer gargarejo com chá de folhas de tangerina para aliviar dores de dente. Em alguns lugares do Brasil tangerina é conhecida como mexerica.


Folhas de Malvona

Para aliviar a dor de dente a dica é ferver 5 folhas de malvona em ½ litro de água e esperar que esfrie para fazer bochechos. É importante que fique sobre o dente.


Infusão de agrião do Pará

Conhecido como nhambu, é um ótimo ingrediente para cuidar de dores de dente. Você deverá preparar uma infusão que contenha 6 gramas de nhambu, aguarde que esfrie e então tome uma xícara.


Remédio caseiro de aguardente

Com certeza essa dica é uma das mais curiosas dessa lista, isso porque consiste em fazer uma mistura de 1 xícara de aguardente, ½ xícara de água, 3 folhas de arruda e 1 colher de sopa de açúcar. A mistura deverá ser levada ao forno, espere ferver e deixe por mais algum tempo. Espere a mistura ficar morna e faça bochechos.

Dor de dente


Massageie sua mão com gelo

Você não leu errado, é possível aliviar a dor de dente massageando a região entre o polegar e o seu dedo indicador com gelo. Essa é a região do ponto de pressão L14 que permite aliviar as dores de dente, para ter melhores resultados você deverá fazer a massagem na mão do lado em que está sentindo a dor.


Vinagre com sal

Para aliviar a dor de dente você pode fazer uma combinação de 1 colher de sopa de sal com 3 colheres de sopa de vinagre e 1 copo de água. Você deverá ferver a mistura e fazer um bochecho enquanto ela estiver morna.

Dor de dente


Receita com pimenta

A pimenta não serve apenas para esquentar, ela também pode ajudar a aliviar dores incômodas de dente. Uma curiosidade é que a pimenta possui efeitos analgésicos. Você precisará de 1 pitada de pimenta caiena e 1 pitada de gengibre em pó. Misture os dois temperos e vá acrescentando algumas gotas de água até perceber que se formou uma pasta. Use um pedaço de algodão que deverá estar esterilizado para aplicar na gengiva. Não toque na sua gengiva com essa mistura aplicada.


Hortelã

Nos casos em que a dor é motivada por cáries, é interessante embeber um pedaço de algodão no sumo das folhas de hortelã. Aplique esse algodão no dente que foi atingido.


Alho para dor de dente

O primeiro passo é amassar 1 dente de alho e então aplicar o resultado em cima do dente que está com dor, você poderá fazer essa aplicação com os dedos.


Chá de erva cidreira para dor de dente

Também chamada de melissa, a erva-cidreira é ótima para aquelas situações em que há inflamações nas gengivas. Faça bochechos com esse chá ainda quente.

Lembrete final desse post: Aproveitamos para lembrar que essas dicas servem apenas para aliviar a dor de dente e não para curar a cárie.

Recomendados para você: