Você sabe qual a diferença entre light e diet? Ok! Para começo de conversa vou te dizer que é super normal fazer confusão entre os alimentos diets e lights, então fique tranquila que hoje vamos descobrir juntas as diferenças e saber tudo sobre eles. Da próxima vez que você for ao supermercado já poderá olhar para a prateleira dos lights e diets de forma diferente e comprar realmente o que você precisa e o que mais tem a ver com a sua necessidade no momento.

Qual a diferença entre light e diet?

Acho que a maior confusão se dá mesmo quando uma mesma marca lança o produto nas versões normal, na versão diet e uma outra light. E não adianta dar aquela olhada apenas na parte das calorias não, viu? Um alimento diet pode ter calorias iguais aos outros o que confunde mais ainda. Se você convive com pessoas idosas e que por problemas de saúde acabam tendo restrições alimentares bem sérias, converse sobre o assunto desse post com elas porque se para nós que estamos super conectados as coisas já se embaralham imagine para outras gerações.

04_dietlight

Alimento Diet

Vamos entendendo por partes então para o texto ficar bem explicadinho, afinal o que é um alimento Diet? Um alimento recebe o rótulo de diet não quando é adequado para dietas e sim quando não tem um componente na sua fórmula. Qual componente? Depende. Então no caso dos alimentos onde se lê diet no rótulo ele pode ter a ausência por exemplo de açúcar. Eles são recomendados para um público alvo como por exemplo os diabéticos. Então, socorro!

dietlightzero_shutterstock_10764130

O que contém e o que não contém no alimento diet?

Leia o rótulo porque são eles a maior fonte de informação quanto à composição, qualidade e características dos alimentos e auxiliam para uma escolha certa e adequada na hora da compra. Ler a tabela nutricional dos alimentos e as informações nutricionais do rótulo é muito importante. Assim você vai saber, por exemplo, quais as quantidades de calorias e nutrientes (gorduras, carboidratos, proteínas, etc.) presentes na porção do alimento a ser consumido e também qual o ingrediente que NÃO contém naquele alimento diet em questão.

Ficaram ligadinhas que o diet NEM SEMPRE é o que tem menos calorias? Querem um exemplo clássico? Os chocolates e sorvetes diet são mais calóricos do que o produto normal. Acrescentam-se gordura para manter sabor e maciez ao produto. Olho no rótulo. Se você não é diabética não foque nos produtos diet porque você pode estar fazendo a contabilidade de calorias erradas. Já fiz muito isso e posso te dizer: Olhe o rótulo!


diet-light-zero-qual-a-diferenca-1050x525

Por outro lado a senhora minha mãe, dona Margot, que se descobriu agora na terceira idade com diabetes, teve que reaprender seus hábitos e um deles foi cortar os docinhos. Ela ficou bem feliz porque com a restrição severa ganhou também um corpinho muito mais leve, segundo ela está com os ponteiros da balança como antes da gravidez (  ou seja, a culpa devia ser minha, né? ). Recentemente ela descobriu a barra diet da Chocolate Brasil e amou, como é bem mais cara do que os chocolates comuns ela compra uma e dura um tempão. Passa a vontade do doce, tira a tristeza da restrição e não contém açúcar que é o alimento proibido pra ela. resolvido o assunto.

Alimento diet sem adição de açúcar

Outras palavras comuns nos rótulos é " Alimento diet sem adição de açúcar " o que isso quer dizer? Exatamente, como se já não bastasse a gente ter que entender de diet e light tem mais essa! Existe muita diferença nesse caso então fique alerta: O alimento diet sem adição de açúcares é aquele em cujo preparo não são utilizados açúcares como ingredientes (açúcar refinado, cristal, mel, glicose, etc.), porém o produto final pode conter açúcares provenientes de seus próprios ingredientes (ex: frutose, o açúcar da fruta).

Já os alimentos diet sem açúcar não possuem nenhum tipo de açúcar (adicionado no preparo ou do próprio ingrediente) em sua composição. Prefira e procure os que tem escrito " Alimentos diet sem açúcar " para ter certeza que não tem açúcar de nenhum tipo nele.

img151

E o que são alimentos light?

O alimento light tem redução de pelo menos 25% de um dos componentes. Isso quer dizer que o alimento ainda continua ter esse componente, mas em menor quantidade. Pode ser a gordura no caso, o sódio também entra nessa ( já viram sal light? Pois então ele é um bom exemplo que nem sempre o que é light é porque não tem gordura, afinal, até onde eu sei não tem gorduras no sal ) .

Ele não é SEM gordura como no caso dos diets que tem a ausência do ingrediente esse é com REDUÇÃO. No caso de uma refeição light é uma boa opção em relação a uma refeição normal. Outros nomes comuns nas embalagens quando vemos nas prateleiras são: Low, light, lite e outras palavrinhas em inglês que servem pra dizer que algo ali está REDUZIDO e não ausente.

timthumb

E o que é um alimento Zero?

Muito comum nos refrigerantes, sobretudo na Coca-cola Zero, essa nomenclatura foi a último a integrar os termos empregados em embalagens de alimentos. Ela indica restrição ou isenção de algum nutriente em comparação com a versão tradicional. Se a isenção for de açúcares, o produto ainda deve apresentar valor calórico reduzido. É bem semelhante aos alimentos light! Atenção: Somente quando o alimento é zero por isenção de açúcares ele pode ser consumido por portadores de diabetes.

E afinal, qual deles devemos comprar?

Vai depender do seu objetivo na hora da compra, não é mesmo? Se eu tenho uma doença e sou sensível a um componente, eu preciso consumir o alimento diet. Mas se o meu objetivo é emagrecer eu vou comprar o alimento light. Falando agora parece bem simples mas na hora acabamos confundindo um com o outro.

Se você quer emagrecer e optar pelo light tente comer 25% menos do que comeria normalmente, imagine que se ele ter 25% a menos de gordura e você comeu também menos a parceria entre você e o light vai garantir a metade das calorias.  Uma boa forma de encarar esses alimentos e faze valer também a diferença de preço porque tudo que é light é mais caro, né?

4630-esse-produto-e-diet-light-ou-zero-685x0-3

Refrigerante diet, o light ou o Zero?

Tome suco! UhuHh , não consegui evitar! Mas a diferença é  a composição química dos produtos. Por questões de marketing, os três não possuem nada de açúcar e poderiam ser chamados de diet. Já em relação aos iogurtes, é fácil confundir-se. O iogurte light muitas vezes é adoçado com adoçante, portanto o produto é sem açúcar e poderia ser classificado como diet, mas é classificado como light por ter redução de gordura.

dietlightzero_shutterstock_10764130

Termino esse post torcendo para que tenha sido útil para você e para sua família e que na sua próxima ida ao supermercado tenha ficado mais fácil escolher os produtos certos tanto para quem quer cortar o açúcar de vez da sua mesa quanto para quem quer cortar calorias e emagrecer.

Recomendados para você: