cuidados-com-a-voz

As dicas para manter a saúde da voz prometem ser de grande ajuda para as pessoas que utilizam a voz com frequência, como cantores, locutores, atores e professores. Os procedimentos são bem simples podem ser adotados no dia-a-dia para preservar a voz saudável e limpa. A saúde vocal depende de vários fatores e os cuidados precisam ser redobrados quando a voz é um instrumento de trabalho. É importante não forçar demais na hora de falar, abandonar os maus hábitos e adotar algumas técnicas que ajudam a preservar as cordas vocais.

Como manter a saúde da Voz

Alguns sinais costumam mostrar que há algo de errado com a voz. Se você fica rouca com frequência, vive com a garganta coçando, tem dificuldades para falar e sente dores, isso significa que algo está errado com a sua saúde vocal.Selecionamos algumas dicas para manter a saúde da voz. Confira:

Coma uma maçã

Antes de soltar a voz, coma uma maçã. A fruta tem ação adstringente, ou seja, ela consegue limpar a garganta e proporciona um alívio imediato.

A maçã é uma ótima aliada para limpar as cordas vocais. (Foto: Divulgação)
A maçã é uma ótima aliada para limpar as cordas vocais. (Foto: Divulgação)

Não segure o bocejo

Ao acordar, não segure um bom bocejo. Bocejar é uma forma de relaxar, de reduzir a tensão do pescoço e também da região dos ombros.

Evite pigarros

Quando a voz começa a falhar, é comum soltar pigarros e tossir. Essa medida, no entanto, não é a mais saudável para melhorar a secreção das cordas vocais. Os especialistas recomendam beber água ao invés de pigarrear toda hora.

Não fume

O cigarro é um verdadeiro inimigo da voz, pois ele provoca irritação na laringe. O fumante tem tendência a ter uma voz mais grossa e potente, mas isso tende a desaparecer com o tempo e resultar em danos na saúde vocal. A nicotina, juntamente com a fumaça do cigarro, é responsável por ressecar as cordas vocais e causar rouquidão.

O cigarro não é recomendado. (Foto: Divulgação)
O cigarro não é recomendado. (Foto: Divulgação)

Não exagere no álcool

Tome cuidado para não exagerar no consumo de bebidas alcóolicas. O álcool irrita as vias respiratórias e, consequentemente, resulta em problemas na voz. Por mais que a ingestão tenha efeito anestésico nas pregas vocais, ela não ajuda a melhorar a qualidade da fala e a pessoa pode perder o controle do esforço que faz.

Beba bastante água

A hidratação é o segredo para manter a saúde vocal. Por isso, durante o dia, cada pessoa deve consumir no mínimo dois litros de água.

Beba bastante água. (Foto: Divulgação)
Beba bastante água. (Foto: Divulgação)

Não grite

O grito, assim como o sussurro, nada mais é do que uma forma de forçar a voz. A tensão exagerada pode provocar nódulos nas cordas vocais e prejudicar a fala. Por isso, ao falar em público, adote um microfone como suporte.

Faça gargarejo

Em casos de dor de garganta por causa da voz, experimente fazer um gargarejo com água e sal. Essa receita caseira é bem simples e garante bons resultados. Caso os problemas com a voz persistam, é recomendado procurar a ajuda de um fonoaudiólogo.