A verdade verdadeira que tenho pra contar hoje aqui no blog é que  dentes bonitos e bem tratados são o melhor cartão de visitas de qualquer pessoa. Afinal, sinalizam cuidado com a saúde e a aparência, além de refletirem na vida social e profissional de todo mundo. Sem falar que alavancam o amor-próprio e a autoconfiança e, dependendo do caso, valem por uma cirurgia plástica, já que são capazes de modificar a expressão do rosto.

Por isso, chega de esconder o sorriso com medo de exibir dentes amarelados, vamos resolver o problema hoje. As dicas são rápidas, seguras e eficientes para consertar estas e outras falhas que levam as mulheres ao consultório do dentista. É hora de clarear esse  sorriso de uma vez por todas!

Como prevenir os dentes amarelados

A higienização é a palavra-chave sobretudo após o clareamento dos dentes. Não adianta clarear e continuar manchando os dentes sem uma mudança de hábitos. Saiba então que para preveni o amarelado é fundamental uma higienização eficaz e completa, com escovação dos dentes, da língua e o uso do fio dental.

Se tem dúvidas de quantas vezes escovar para que fique realmente limpo saiba que a escovação deve ser feita três vezes ao dia. E, à noite, deve ser realizada com mais atenção, já que é durante o sono que a temperatura bucal aumenta, a produção salivar diminui e as bactérias se proliferam. Boa a dica, não é?


Escova ideal para dentes amarelados

Portanto, é preciso escolher uma escova que se adapte a sua boca. As mais indicadas são as com cerdas macias, arredondadas e com cabeça pequena, já que não ferem a bochecha e nem a língua, além de facilitar a limpeza dos dentes posteriores.

Preciso usar fio dental ?

O fio dental é necessário para remover os resíduos de alimentos em áreas onde a escova não alcança. O ideal é que o fio seja usado uma vez ao dia e, de preferência, antes da escovação noturna.

Tanto a pasta de dente quanto os enxaguantes bucais são os coadjuvantes da limpeza. A primeira contém flúor, que ajuda no processo de remineralização do dente. Já o segundo produto é antibactericida, além de proporcionar a sensação de hálito fresco. A pasta de dente deve ser aplicada em pequenas quantidades na escova, já que a espuma excessiva pode dificultar a visualização adequada do dente durante a escovação.


Alimentos que deixam a boca mais saudável

Os quatro itens abaixo podem mudar a saúde da sua boca. Leia com atenção e veja como uma mudança de hábitos pode fazer muita diferença no seu sorriso.

Dentes saudáveis consumindo mais Chá

é um forte aliado contra a acidez que encontramos em doces, refrigerantes, cafés ou bebidas alcoólicas. Os chás verde e preto são considerados as melhores opções e fazem parte de um grupo que produz um efeito antioxidante sobre os dentes, preservando o esmalte e a beleza do sorriso.

Prova disso é uma estudo conduzido no Japão que mostra os benefícios do chá verde para a boa saúde periodontal. Pesquisadores analisaram a saúde periodontal de 940 pessoas do sexo masculino, com idade entre 49 e 59 anos, para determinar que efeito a ingestão regular de chá verde teria na saúde periodontal desses indivíduos em comparação com indivíduos que consumiam menor quantidade da bebida.

Foram examinados três indicadores da doença periodontal: a profundidade da bolsa periodontal, perda de inserção do tecido gengival e sangramento durante a exploração dos tecidos gengivais. Notaram que cada xícara de chá verde consumida por dia, resultava na diminuição dos três indicadores. Leia o estudo completo aqui.


Dentes saudáveis consumindo mais Cálcio

O cálcio  proporciona força aos dentes. Doenças periodontais, por exemplo, são consequência da falta de minerais no organismo. Além disso, alguns alimentos que possuem cálcio (como o queijo) podem ajudar a neutralizar o PH. Alimentos que provém de leite ou derivados são os mais ricos em cálcio. O cálcio é acumulado no organismo até os 35 anos (auge), depois disso, a tendência é perdê-lo com maior facilidade. Por conta disso, não devemos ingerir leites ou derivados apenas na infância, mas em todas as idades. Saiba mais sobre a importância do cálcio para a saúde.

Dentes saudáveis consumindo mais Fibras

Alimentos ricos em fibras auxiliam na higiene bucal. Isso se dá, pois eles exigem um esforço maior de nossa arcada dentária para fragmentá-los e enquanto isso acontece, as impurezas vão sendo arrastadas. Frutas no geral são fonte de fibra, assim como vegetais.


Dentes saudáveis consumindo mais Vitamina C

Elemento fundamental para uma gengiva saudável por participar da formação de colágeno, além de aumentar a imunidade e combater os radicais livres que estão envolvidos em várias doenças bucais. Ela está presente em frutas como: goiaba, acerola e limão.


Alimentos que combatem os dentes amarelados

Por fim sei que você veio até aqui para descobrir como clarear seus dentes de forma naturalíssima. Veio ao lugar certo e lá vai a lista maravilhosa de alimentos que clareiam os dentes. Coloque-os na sua listinha de compras e tenha dentes brancos e saudáveis.

Clareie os dentes com  Morango

O morango contém ácido málico, que ajuda a retirar as manchas. Contém também vitamina C, que além de combater o acúmulo de placa, é importante na formação do colágeno, que ajuda a manter suas gengivas saudáveis.


Clareie os dentes com  Maçã

A maçã já ajuda a limpar os dentes, sem precisar engolir. Ao mordê-la, como ela é fibrosa, você já ajuda na limpeza dental, além de estimular o fluxo salivar.


Clareie os dentes com  Queijo

Esse era totalmente novidade para mim que AMO queijo! Os queijos são compostos por caseína, cálcio, fósforo, entre outras substâncias. A caseína é um tipo de proteína que ajuda na reparação do esmalte dos dentes. Queijos mais encorpados (mais duros) como o queijo Parmesão, são ótimos para o clareamento dos dentes. Ingerir um pequeno pedaço de queijo após as refeições ajuda a aumentar o fluxo de salivação, o que ajuda a eliminar restos de alimentos e neutralizar o pH da boca, o que combate a acidez bucal e e deixa menos propenso a deterioração dos dentes. Além de tudo isso, o cálcio e o fósforo ajudam a fortalecer os ossos.


Clareie os dentes com  Salmão

O salmão é uma rica fonte de cálcio e vitamina D, que são perfeitos para quem quer ter dentes fortes e saudáveis! O salmão cru (conhecido como sashimi) ainda é ótimo para uma alimentação balanceada e é rico em ômega 3, que é ótimo para a pele. Tá liberado o sushi, galera!


Clareie os dentes com   Iogurte ou Leite

Alimentos lácteos são ricos em proteínas, cálcio, fósforo e ácido láctico, que fortalecem os dentes e combatem bactérias que causam manchas nos dentes e mal hálito. Eles também intensificam a remineralização dos dentes.


Clareie os dentes com  Cenoura

A cenoura crua é um alimento crocante, o que faz você mastigar mais vezes, o que estimula a produção de saliva e também auxilia na remoção de placa bacteriana. Além disso, com a salivação, você mantém sua boca hidratada!


Clareie os dentes com  Castanha-do-Pará (ou castanha do Brasil)

A castanha-do-Pará é rica em óleos naturais. Esses óleos ajudam a formar uma película sobre os dentes, o que reduz a capacidade das bactérias de grudarem neles.


Clareie os dentes com Pepino

Aqui temos outro alimento que ajuda a aumentar a salivação, o que faz com que ele naturalmente limpe os dentes e ajude a remover as bactérias que causam manchas. Salada anti-manchas!


Clareie os dentes com Pêra

Rica em fibras, a Pera ajuda a limpar os dentes e eliminar a placa bacteriana. Ela também é ótima para prevenir contra doenças gengivais e defende os dentes contra cáries.Uma fruta deliciosa!


Clareie os dentes com Ovos

Antigamente ele era criticado por causar colesterol alto! Sempre criticaram os ovos. Mas, além de ter sido provado que ele não afeta o colesterol, os ovos ajuda a prevenir as cáries. Então, para quem quer ter dentes fortes e brancos, esse é o alimento perfeito! Para uma alimentação balanceada, prefira ovos cozidos, ao invés de fritos.

E aí gurias, sabiam desses benefícios dos alimentos para clarear os dentes? Legal, né? Eu adorei!

 

 

Recomendados para você: