O inverno é a estação mais fria do ano e junto com ela vem as doenças, como as gripes. Sintomas como febre, coriza, mal estar, tosse e dor de garganta são sintomas que devem ser observados de perto. Assim como pode ser um simples resfriado, também pode ser sintoma de uma gripe muito forte e às vezes levar até a morte. Para evitar as gripes no inverno nós vamos dar algumas dicas que podem salvar a sua vida e a de outras pessoas.

Aumento de casos com problemas respiratórios

No inverno os casos de problemas respiratórios aumentam bastante, principalmente em crianças e idosos. Outras pessoas tornam-se de risco como os cardiopatas, pessoas que possuem doenças pulmonares e pessoas com a imunidade baixa. A grande maioria das infecções causadas pelas mudanças climáticas é por vírus e bactérias. Os vírus são os que causam a gripe conhecida como Influenza e pelos resfriados.

Gripes e resfriados saiba a diferença

Existem diferenças entre gripes e resfriados, que devem ser observadas. Para que você consiga distinguir uma da outra veja os sintomas de cada uma delas:

Nas gripes os sintomas mais comuns são: dores no corpo, febre alta que passa de 38°, calafrios e dor de cabeça. Porém podem aparecer outros sintomas como faringite e coriza. Nas crianças os sintomas de gripe mais comuns são: febre alta, vômitos, dor abdominal e diarreia.

Nos resfriados os sintomas mais comuns são: coriza, congestão nasal, espirros e mal-estar, porém são sintomas mais leves. Nos resfriados não costuma aparecer febre, mas quando vem é baixa.

Talvez você goste de:

Remédio caseiro para eliminar catarro

Tosse seca dicas de tratamento

Remédio caseiro para garganta inflamada 

Fatores responsáveis pelas gripes no inverno

É importante salientar, que as gripes não são apenas responsabilidade do frio, mas de vários outros fatores também, como alergias respiratórias que pioram bastante com o frio, ar seco, poluição, as roupas com ácaro, entre muitos outros. Como não é possível evitar que as infecções por gripes aconteçam, você pode prevenir que haja contágio. Veja abaixo algumas dicas importantes.

Dicas para evitar contágios por gripes

– Lavar bem as mãos após limpar o nariz, secar as mãos em toalhas de papel e usar álcool gel nas mãos;

– Lavar as roupas que estão guardadas antes de usar para evitar que as alergias respiratórias aconteçam;

– Quando espirrar usar o braço e não a mão para tapar a boca;

– Ao tossir colocar o braço ou um lenço de papel tapando a boca;

– Beber bastante água para manter o corpo hidratado;

– Alimentar-se de forma adequada para fortalecer o sistema imunológico do corpo.

Quando procurar um médico?

Se você ou seu filho pegar uma gripe, não é motivo de pânico, é preciso ter calma. Para procurar um médico é preciso observar os sintomas, como:

– Febre alta a partir de 38°;

– Tosse com secreção;

– Falta de ar;

– Pessoas que possuem bronquite;

– Vômitos e diarreia;

– Desânimo e fraqueza.

Se você ou seu filho tiver esses sintomas você deve procurar um médico para que o mesmo possa indicar o melhor tratamento.

Tratamento para a gripe

Para o resfriado comum você pode tomar bastante líquido, pode ser um chá caseiro com um antitérmico e fazer repouso, que em poucos dias o resfriado vai embora. No caso de uma gripe mais séria o tratamento deve ser feito com acompanhamento médico. Nesse caso procure um hospital.

Fazer as vacinas contra gripe são fundamentais para as pessoas de risco, isso faz com que elas obtenham imunidade contra os vírus e bactérias.

Espero que tenha ajudado você a definir o que é gripe e o que é resfriado, mas não esqueça, se for necessário procure um médico.

Recomendados para você: