corrimento-vaginal-marrom

O nosso organismo tem muitas maneiras de enviar sinais de quando alguma coisa não vai bem. Um destes sinais, pode ser o corrimento. Porém, apenas o escuro ou o de coloração marrom podem trazer riscos mais sérios à saúde se não tratados de forma correta. Saiba um pouco mais sobre este assunto, mas lembre-se: Ninguém melhor do que o seu ginecologista ou obstetra para esclarecer todas as suas dúvidas, ok?

Corrimento marrom

O corrimento marrom geralmente é causado por alguma alteração no pH ou pelo contato íntimo. Já na gravidez pode estar relacionado à alguma infecção ou perda sanguínea, que deve ser tratada imediatamente. A menopausa também pode ser outra causa, assim como o uso de sabonetes, lubrificantes ou de protetores diários.

juju

É preciso ficar atenta  com odores e colorações fortes, coceira e ardência que podem indicar  infecções como a vaginose, a candidíase, a triconomiase, a gonorreia e a clamídia. Se o corrimento for abundante, juntamente com uma grande perda de sangue, pode haver o risco de um parto prematuro, ruptura da bolsa ou infecção pós parto. No final da gravidez, se a coloração for mais clara e em excesso, com um pouco de sangue, pode ser o tampão mucoso indicando que a hora do parto está próxima.

Corrimento branco e sem odor

As alterações hormonais e a ovulação podem desencadear uma espécie de corrimento branco e sem cheiro, que não causa nenhum mal ou doença, e que protege contra infecções e facilita na hora da fecundação.

Cuidados e tratamentos

O uso certo de sabonetes íntimos e de roupas leves e de algodão são alguns dos cuidados diários que a mulher deve ter. Procure lavar as peças com água e sabão neutro, e não use protetores diários, assim como as duchas frequentemente, pois eles podem tirar a proteção natural da mucosa.

Uma consulta com o ginecologista para que ele indique os exames necessários e a melhor forma de tratamento para casa caso é fundamental. Não espere caso perceba alguma mudança. Vá direto ao seu ginecologista ou obstetra e tire a dúvida.