Como saber meu Ciclo Menstrual?

Saúde

periodo-fertil

Se existe uma coisa importante que as mulheres estejam de olho, uma delas certamente diz respeito ao ciclo menstrual.

Trata-se de um assunto que diz respeito a saúde feminina, seja para uma consulta ao ginecologista, tanto para quem está buscando engravidar ou evitar uma gestação indesejada.

Ciclo menstrual: O que é?

Antes de mais nada, é importante entender do que estamos discutindo. Ciclo menstrual é o nome que designa o processo hormonal feminino e possibilita a reprodução.

A contagem do ciclo compreende o prazo do primeiro dia da menstruação até o dia anterior do início da menstruação seguinte.

A duração normal de um ciclo menstrual é de 28 dias, mas há casos nos quais eles podem ser maiores, menores ou até mesmo irregulares (quando os ciclos não tem a mesma duração de dias na contagem).

É a partir desta contagem que é possível estimar o dia em que a mulher ovulará, ou seja, quando ocorrerá a liberação do óvulo pelo ovário.

Como funciona o ciclo menstrual?

Quem estiver disposta a compreender o ciclo menstrual para utilizar-se do método da tabelinha deve entender os seguintes fatores:

É preciso contar os dias entre o primeiro dia da menstruação e o dia anterior da menstruação seguinte. Em seguida, dividir a quantidade de dias por dois, visto que o período fértil feminino acontece normalmente na metade deste ciclo, sendo o dia da ovulação o dia fértil.

Em seguida, no primeiro dia em que ocorreu a menstruação, some o número de dias que correspondem a metade do ciclo, conforme fizemos a divisão no passo acima. Com esse cálculo, você conhecerá o seu dia fértil. Nesse caso, você deverá marcar no calendário estes dias, que são correspondentes ao seu período fértil.

Quando não ocorre a fecundação do óvulo, a estrutura preparada pelo organismo feminino é desfeita, sendo essa a descamação do endométrio. Endométrio é a membrana que reveste a cavidade uterina, e o óvulo é eliminado através da menstruação. Vale lembrar que vários fatores são capazes de modificar a previsão dos dias férteis. São eles fatores ambientais, emocionais, atividade sexual, condições de saúde e até a alimentação.

Portanto,como método contraceptivo, o método da tabelinha não é seguro, portanto nada de dispensar a camisinha. Porém, conhecer o próprio ciclo menstrual é fundamental para quem está na corrida para engravidar.

E aí aprenderam meninas? Não deixem de conferir nosso post especial sobre menstruação desregulada para quem sofre com ciclos irregulares e para quem está com a menstruação atrasada, temos algumas dicas de chás para descer a menstruação.

Este artigo foi útil para você? Sim Não
Deixe seu comentário pelo Facebook: