Você já pensou em fazer exercícios no conforto da sua casa? Nem todos gostam de ir até a academia, enquanto outros não tem tempo. A praticidade de alguns exercícios permite que eles sejam feitos em casa, a qualquer hora do dia, somente com o auxílio de alguns objetos.

Exercícios se caracteriza por tudo aquilo que movimenta os músculos do seu corpo, então até mesmo atividades diárias de casa podem ser chamadas de exercícios. A seguir, veja como fazer exercícios em casa e perder peso.

O que é preciso para fazer exercícios em casa?

Isso depende muito do seu objetivo e do que você quer fazer. Se você quer fazer os exercícios mais comuns e conhecidos, como abdominais, agachamentos, levantamentos e outras atividades aeróbicas, pode ser preciso investir.

Abdominais podem ser feitos usando apenas colchonetes ou até mesmo no tapete da sala. Se você quiser investir em colchonetes, podem ser adquiridos em lojas que vendem artigos para atividades físicas. Atividades aeróbicas podem ser feitas com a bola de pilates, com esteiras ou bicicletas. Você pode usar até mesmo embalagens de alimentos que sejam mais pesadas como peso, na hora de fazer alguma atividade.

Leia aqui:

Exercícios para perder barriga rápido

Dicas de exercícios ao ar livre

Exercícios que emagrecem

Atividades rotineiras como exercícios físicos

Se você realiza várias atividades em casa, pode ser que já esteja se exercitando. Por exemplo, varrer e limpar a casa, pode ser considerado um exercício físico, pois você está movimentando vários músculos.

Se você mora em apartamento, uma boa forma de fazer exercício é trocando o elevador pela escada. Pode levar mais tempo e no início é cansativo, mas depois se adequará ao seu ritmo e você estará praticando um exercício. A dança também é um exercício físico, então você pode ligar o som em sua casa enquanto realiza alguma atividade e faz alguns passos de dança.

Exercícios que podem ser feitos em casa

Além do que já mencionamos, há alguns exercícios que podem ser feitos em casa e não exigem nenhum equipamento, apenas você, sua disponibilidade e o seu corpo. O agachamento é um deles: trata-se de um exercício muito simples, mas extremamente eficaz para definir o corpo.

Você deve afastar as pernas, posicionando-as no mesmo nível que seus ombros. Estique os braços para frente e agache, formando um ângulo de 45º C, ficando assim por 30 segundos. Outro exercício, já muito conhecido, é a flexão de braço. Você só precisa se deitar no chão e fletir os braços, deixando os joelhos apoiados no chão. Desça e suba, ficando 30 segundos em cada posição.

Por último há o exercício chamado de escalador cruzado. Nele você deve apoiar suas duas mãos no chão, ficando na ponta dos pés e mantendo o corpo parado e esticado. Estique uma perna para o lado, subindo e descendo. Alterne as duas pernas, jogando uma para cada lado.

Dicas para praticar exercícios

É importante que você não ultrapasse o seu limite e descanse entre cada série de exercícios. Caso você sinta algum desconforto na coluna, pescoço ou joelho, o recomendado é que não faça mais nenhum exercício e busque ajuda médica.

Com as dicas acima você vai poder entrar em forma sem precisar frequentar uma academia. Faça sua rotina de exercícios em casa e depois nos conte como está sendo, sua opinião é muito importante para nós.