Como curar frieiras? A frieira pode ser chamada também de dermatofitose e se trata de uma doença causada pela ação de fungos, possui um difícil tratamento, mas fique tranquila porque tem cura. Uma micose que pode surgir em várias partes do corpo durante o ano todo, porém, em geral os casos acontecem durante o verão e as partes mais afetadas são vãos dos dedos das mãos e pés e também a virilha. O local mais comunzão mesmo é entre os dedos, e coça! Lembro que meu pai tinha e me dava aflição só de olhar ele coçando. Ele chegava a esfregar a meia de um lado pro outro entre os dedos em uma cena nada bonita.

Como curar frieiras

Elas são um tipo  micose muito comum na população brasileira e infelizmente se trata de um dos tipos de doenças causadas por fungos mais resistentes. Porém, se você está sentindo essas coceiras pavorosas vem comigo que eu vou te ajudar nesse post de hoje. Vou indicar tratamentos caseiros que funcionam, chás que complementar o tratamento e por último alguns remédios que também são eficazes no tratamento das frieiras. Alguma coisa há de funcionar!

Cuidados para evitar a frieira

  •  Usar sapatos mais folgados, evitando-se os de bico fino.
  • Cuidado também ao usar de meias sintéticas que podem abafar os pés.
  • Secar sempre bem os pés após o banho.
  • Evitar ambientes (pisos) úmidos de uso coletivo.
  • Nessas situações, jamais esqueça o bom e velho chinelo de borracha!

Vamos começar com muitas receitas caseiras. Algumas são bem fáceis e você pode começar a tratar agora mesmo.

Como curar frieiras – Bicarbonato de sódio

Fácil de usar e um remédio caseiro barato para a frieira é o bicarbonato de sódio. Aplique por isso várias vezes ao dia na área afetada ou na totalidade do dedo do pé. O fermento em pó também existe agora sob a forma de doses de radiação.

Você também deve colocar o fermento em pó nas suas meias ou sapatos. Para ajudar a manter seus pés secos, de modo que o fungo no pé não ataque novamente.

Como curar frieiras  –  Óleo de erva de São João

O óleo de erva de São João, aplicado várias vezes por dia nas áreas afetadas, alivia a inflamação da infecção fúngica.

Como curar frieiras – Óleo da árvore do chá combate o fungo do pé

Um remédio caseiro simples e comprovado para frieira é um óleo da árvore do chá da Austrália. Umedeça as áreas afetadas várias vezes ao dia com o óleo. Depois de vários dias de uso vai notar a melhoria.

Como curar frieiras –  Óleo rícino + seiva de alfazema + pedra de cânfora

Aqueça em banho maria 1 xícara de chá de óleo de rícino, quando esquentar bem adicionar 20 gotas de seiva de alfazema e 1 pedra de cânfora amassada, mexa bem até a cânfora dissolver.

Quando estiver pronto você deve pegar o preparado e friccionar na frieira de 2 a 3 vezes por dia, após 1 semana o problema deve estar resolvido, se preciso use o preparado para mais uma semana.

Como curar frieiras –  Cataplasma com alho

O procedimento é bem simples. Basta amassar um dente de alho bem amassado e colocar no local afetado por aproximadamente 30 minutos. Em seguida retire os alho do local e lave bem os pés, procurando repetir este procedimento umas 3 vezes ao dia.

Como curar frieiras – Cataplasma com batata

Basta amassar muito bem um pedaço de batata crua e quando ela estiver bem úmida e pastosa, passar a pasta no local da frieira, e deixar agir por uns 20 minutos. Faça isso pelo menos 2 vezes por dia. A batata, é antioxidante e anti-inflamatória.

Como curar frieiras – Suco de maçã

O suco da maçã, pode ser usado com um poderoso auxílio no combate a frieira. A maçã tem nutriente Taninos: São adstringentes e anti-inflamatórios que vão beneficiar na cura da frieira.
Remédio caseiro para frieira:  Sumo de coentro

Esmague alguns talos de coentro, e quando ele estiver meio úmido faça um cataplasma no local da frieira e deixe agir por 10 minutos. Depois lave os pés e seque muito bem.

Como curar frieiras – Chá mate

Leve ao fogo 1 litro de água e deixe ferver bem. Adicione 2 sachês do chá-mate leão, e deixe descansar por uns 5 minutos. Coloque o chá numa bacia e mergulhe os pés

Como curar frieiras – Suco de limão

Pegue meio limão e esprema no local da frieira, e deixe agir por uns 5 minutos. Depois lave e seque muito bem os pés. Faça isso 3 vezes por dia.

Como curar frieiras – Maisena com sal

Após tomar banho, passe uma mistura de maisena com sal no local afetado e se arder, tente ficar com a mistura nos pés até aguentar.

Como curar frieiras – Cataplasma de cebola

Esmague um pedaço de cebola até começar a ficar pastosa e  soltar um líquido. Passe esta pasta nos dedos, no local da freira. Faça isso 2 vezes por dia

Como curar frieiras – Cataplasma com gengibre

Esmague um pedaço de gengibre até começar a ficar pastoso e  soltar um líquido. Passe esta pasta nos dedos, no local da freira. Faça isso 2 vezes por dia, o gengibre é anti-inflamatório e tem propriedades curativas que vão ajudar a combater a frieira

Como curar frieiras – Vinagre colonial

Este tipo de vinagre é mais difícil de achar. Porém se na sua região você encontra com facilidade, pode usar das suas propriedades para curar a frieira. Basta passar nos pés lavados e secos todas as noites antes de dormir até sumir o problema.

Como curar frieiras – Pedra ume

A pedra ume age como um poderoso antisséptico e adstringente, que vai auxiliar no combate a frieira. Basta amassar a pedra até virar um pó, caso você não consiga comprá-la já em pó. Coloque este pó nos pés, previamente limpos e secos, todas as noites antes de dormir.

Como curar frieiras –  Erva de bicho + arnica + óleo rícino

Em uma panela pequena adicione 3 colheres de óleo rícino + uma colher de chá arnica seca + uma colher de chá de erva de bicho. Deixe o óleo ferver com as folhas secas junto. Quando esfriar passe este óleo na frieira 3 vezes ao dia.

Como curar frieiras – Chá de alecrim seco

O alecrim seco além de muito barato é muito fácil de se achar, porque vende na maioria dos supermercados. Ele tem uma capacidade milagrosa de curar determinadas enfermidades, inclusive a frieira. Basta fazer um chá bem caprichado, colocando 1 litro de água + 2 colheres de sopa cheias de alecrim seco no fogo e deixando ferver. Deve-se mergulhar os pés numa bacia com este chá antes dormir.

Como curar frieiras – Óleo de amêndoas

Basta passar óleo de amêndoas nos pés previamente lavados e secos todas as noites antes de dormir.

Como curar frieiras – Urtiga

Esta receita deve ser feita com a folha verde da urtiga. Pegue a folha e amasse bem até ficar úmida e esfregue na frieira. Em dois dias a diferença pode ser notada.
Como curar frieiras

Como curar frieiras – Pomada minâncora

Passe a pomada no local da frieira duas vezes ao dia. De manhã e a noite até ver os resultados.

Como curar frieiras – Nabo ralado

Rale um pedaço de nabo e coloque no local da frieira deixando agir por uns 15 minutos. Faça 3 vezes ao dia.

Como curar frieiras – Chá de folha de carqueja

Peque 20 gramas de folha de carqueja e adicione em um litro de água. Leve ao fogo até ferver. Faça um escalda pés com o chá todos os dias antes de dormir.

Como curar frieiras
Como curar frieiras – Chá de aroeira

Peque 20 gramas da casca de aroeira e adicione em um litro de água. Leve ao fogo até ferver. Faça um escalda pés com o chá todos os dias antes de dormir.

Como curar frieiras – Pedra de gelo

Quando as frieiras começarem a coçar, em vez de coçar coloque pedra de gelo em cima delas. Elas sumirão dias depois.

Como curar frieiras

Como curar frieiras –  Folhas de limão

Ferva água com folhas de limão. Aplique a água nas frieiras ainda morna. Depois lave.

Como curar frieiras – Querosene

Aplicar querosene sobre as frieiras do pé, depois de lavá-las e secá-las. Fazendo isso, elas secarão mais rápido.

Como curar frieiras – Papel higiênico

Antes de calçar o sapato, coloque um pedaço de papel higiênico entre os dedos feridos. O papel absorverá o suor durante o dia, e logo a frieira desaparecerá.

Como curar frieiras

Como curar frieiras – Carqueja

Aqui abaixo está a proporção certinha do que fazer com a carqueja. Ela é bem amarga mas muito eficiente no tratamento. Pode ser feito o chá com as folhas ou com as flores.

• Chá das folhas (20 g para 1 litro de água). Tomar 3 xícaras ao dia.
• Chá para banhos locais (80 g para 1 litro de água). Lavar as partes afetadas.
• Chá das flores (20 g para 1 litro de água). Tomar 4 xícaras ao dia.

Como curar frieiras

Curando frieiras com medicamentos

A pessoa indicada para receitar remédios é o médico. Todos sabemos disso. Alguns remédios comercializados para esse fim são esses aqui: Queimax, Friax, Frimax, Frioven, Akilhiver. Seu médico pode optar por algum desses ou por outro que tenha mais a ver com o seu caso. Pergunte pra ele!

Como curar frieiras

Depois de curar a frieira

Depois que tiver usado a receita os problemas de como acabar com a frieira não devem voltar mais, mas você precisa continuar com cuidados básicos como, usar meias de algodão em vez de meia de nylon, usar chinelos quando estiver em casa, passar talco ou desodorante para os pés. Procure deixar os pés respirarem sempre que puder, outra dica impostante é sobre como desinchar os pés, são 5 dicas simples e infalíveis que vão te ajudar a combater esse problema!

Espero ter ajudado com as dicas de hoje!

Recomendados para você: