A tosse é um problema comum que pode surgir principalmente no inverno e pode ter várias causas. A tosse pode ser seca ou possuir catarro e essas características ajudam a definir qual o melhor remédio caseiro para tratar. Na maioria dos casos, a tosse pode ser curada em poucos dias com uso de remédios caseiros, mas se isso não acontecer, é recomendado que se procure um médico.

Hoje você conhecerá as principais causas da tosse, juntamente com alguns remédios caseiros para trata-la.

Principais causas da tosse

A tosse geralmente ocorre quando há um corpo estranho em nossas vias respiratórias ou ainda quando inalamos alguma substância tóxica. Tanto a tosse seca, quanto a tosse com catarro e a tosse alérgica, podem ser sinais de gripe, resfriado, pneumonia ou até mesmo bronquite.

A tosse pode ser causada por vários motivos, por isso é preciso estar atento. As causas mais comuns da tosse são: gripe ou resfriado, sinusite, rinite, faringite, bronquite aguda, crise de asma, exposição a substâncias que causam alergia, pneumonia, embolia pulmonar, entre outros. Somente o médico poderá definir a causa da sua tosse e indicar o remédio adequado.

Leia aqui também:

Tosse seca dicas de tratamento

Remédio caseiro para eliminar o catarro

Bronquite: Sintomas causas e tratamento caseiro

Remédios caseiros para tosse

Os remédios caseiros são muito eficazes para tratar a tosse, principalmente se a causa é a gripe ou resfriado. Entretanto, se há indícios de ser um problema maior, sempre consulte o médico antes de tomar qualquer remédio.

Ele pode indicar alguns medicamentos e aprovar o uso de algum medicamento caseiro. Para cada tipo de tosse ou causa, pode haver um tipo de remédio que é melhor. A seguir você poderá conferir alguns remédios caseiros para tosse.

Suco de Cenoura

O suco de cenoura é extremamente recomendado para quem está lidando com tosse com catarro, pois suas propriedades broncodilatadoras e expectorantes irão ajudar a aliviar todo o catarro. O suco também possui propriedades anti-inflamatórias que o fazem ser indicados para casos de bronquite ou asma também. Veja os ingredientes:

– 1 cenoura;

– 2 ramos de hortelã-pimenta;

– 5 folhas de guaco.

Você deve passar todos os ingredientes na centrífuga e depois misturar. Coe e adoce com uma colher de chá de mel. O indicado é beber 20 ml do suco, várias vezes ao dia.

Chá de Gengibre

Já para aqueles com tosse seca, o chá de gengibre pode ajudar. Esse chá possui ação anti-inflamatória e por isso irá contribuir para diminuir a irritação da garganta e dos pulmões. Veja os ingredientes:

– ½ litro de água;

– 140 gramas de raiz de gengibre;

– Suco de 2 limões.

Ferva o gengibre com a água em fogo brando até que reduza o volume e fique na metade do que estava inicialmente. Desligue, coe e adicione o suco de limões. Você deve ingerir 1 colher de sopa a cada 4 horas.

Xarope Caseiro de Mel e Limão

Ingredientes:

– Suco de 1 limão médio;

– 8 colheres de sopa de mel;

– 8 gotas de Extrato de Própolis;

Em um frasco de vidro, coloque o mel e o limão. Adicione as gotas do extrato e mexa bem usando uma colher. Tampe. O xarope deve ser tomado de 3 a 4 vezes por dia.

Escolha o que melhor se encaixa com o seu tipo de tosse e melhore consumindo apenas remédios caseiros.