PERIODO-FERTIL

O período fértil da mulher acontece entre o 11º e 17º dia após o primeiro dia da menstruação. O período fértil dura um período de 6 dias, isso significa que neste período, as chances de engravidar são bem maiores.

O cálculo do Período Fértil ainda confunde muito a mulherada, isso é fato. Vamos mostrar detalhadamente como calcular o período fértil, de forma simples e clara de entender, afinal muita gente simplesmente não entende e não faz a menor ideia de quando começa e/ou termina o seu período fértil, além de outras dúvidas decorrentes do tema. Entenda como o período fértil é calculado, além dos meios de proteção contra DST's e gravidez indesejada.

Período Fértil

O dia mais fértil da ovulação de uma mulher é aquele que acontece 14 dias antes da próxima menstruação. O primeiro dia do ciclo é também o primeiro dia de sangramento, independente do número de dias que a menstruação dure. A margem de segurança é de três dias para mais e para menos.

Como calcular o Período Fértil?

Exemplo: Uma mulher com um ciclo regular de 28 dias, terá o seu dia de ovulação no 14º dia do ciclo menstrual. No caso, o período fértil estaria presente entre o 11º e o 17º dia, ou seja, uma semana com chances de se engravidar.

periodo-fertil

Tente tirar a temperatura de seu corpo desde o 1º dia de seu ciclo e anote os dados todos os dias, em forma de gráfico. Você irá notar que antes da ovulação a temperatura do seu corpo se manterá crescente, e logo depois, diminuirá quando houver a ovulação. Vale lembrar  que a temperatura deve ser medida assim que você acordar.

como-calcular-periodo-fertil

É muito importante perceber que as orientações acima não são as melhores, mais corretas ou únicas maneiras de se prevenir uma gestação. É essencial o uso da camisinha para evitar as DSTs, além das injeções ou pílulas anticoncepcionais e do DIU, que apenas previnem a gravidez. Uma maneira de controlar o ciclo menstrual é usando a boa e velha tabelinha, muita usada anos atrás como método contraceptivo. Apesar de não ser o método mais indicado atualmente, algumas meninas ainda se baseiam pela tabelinha. Para que não haja erros, é preciso conhecer muito bem o seu ciclo menstrual.

Período Fértil: Vídeo Explicativo

Fique atenta aos sinais do seu corpo, menstruação atrasada é sinal de que alguma coisa não está funcionando como deveria. Outras dúvidas sobre ciclo menstrual e período fértil feminino, o ideal é marcar uma consulta com o seu ginecologista.