colicas-menstruais

 Você sofre com cólicas menstruais todos os meses? Hoje vamos falar sobre este assunto e mostrar que existem soluções para mandar esta dorzinha chata ir embora!

Se tem uma coisa que é certa na minha vida é que eu vou ter cólica quando fico menstruada. As vezes a dor é paralisante e não consigo fazer nada, as vezes a sensação é apenas de algo se contraindo dentro da barriga, como um pequeno monstro esmagando meu útero. Porém dá pra ter uma trégua, afinal não dá pra faltar a aula ou o trabalho todo mês e dizer que foram as cólicas, temos que lidar com elas e existem algumas formas para a dor amenizar.

Cólicas menstruais

Nem sempre os remédios funcionam, ou funcionam pelo período em que a cólica nos ataca. É necessário outras formas de controle da dor e é sobre isso que vamos falar neste post. Mas antes vamos esclarecer alguns pontos sobre as cólicas. O que são exatamente as cólicas? Porque logo eu? As dores virão para sempre? Todas as mulheres tem cólicas?

cólicas-menstruais


Todas as mulheres sentem cólicas menstruais?

Seria uma baita injustiça se só você ou somente eu tivéssemos cólicas, não é? Saiba que não estamos sozinhas. A dor em forma de cólica é uma das características mais marcantes do período menstrual, sendo que cerca de até 90% das mulheres em idade reprodutiva relatam a prevalência deste sintoma É bastante gente sofrendo então faça esse link chegar às suas amigas também.

O que são as cólicas menstruais?

Todo mês, o útero desenvolve uma camada interna, chamada endométrio, que é responsável por acolher o embrião. Porém, se o óvulo não foi fecundado, o endométrio tem de ser eliminado na menstruação.

cólicas-menstruais

Para que esta camada se desprenda do útero, é preciso que haja contrações. O esforço que o útero realiza para eliminar o endométrio é proporcional à intensidade do fluxo menstrual de cada menina. Quanto maior o fluxo, mais contrações são necessárias para expulsá-lo. Além do fluxo, outros fatores individuais como o tamanho do útero, a idade e os hábitos de cada mulher também podem influenciar na intensidade da cólica. Ui! Por isso, é normal que as dores variem de uma menina para outra.


Quando as cólicas menstruais não são normais?

Fique atenta às cólicas muito fortes, pois não é normal sentir dores tão intensas. Mesmo no período pré-menstrual, a cólica extremamente dolorosa indica alguma anormalidade no sistema reprodutor. As alterações podem ser doenças como endometriose, miomas, pólipos ou inflamações pélvicas.

Infelizmente, é muito comum que as mulheres tenham um diagnóstico tardio, porque pensam que sentir cólicas muito fortes é normal. Entretanto, é preciso observar os sinais que o corpo emite. Lembre-se: qualquer anormalidade no seu ciclo menstrual deve ser investigada.  Vá ao ginecologista e conte o que está acontecendo. Caso use o SUS saiba que as consultas com o ginecologista são marcadas rapidinho.


Como diminuir a dor das cólicas menstruais

Veja dicas de como minimizar as dores causadas pelas cólicas:

cólicas-menstruais

1 – Descanse

Durante o período de menstruação, é natural sentir-se cansada e sem ânimo. E com dor fica ainda mais difícil ir trabalhar ou se divertir. A recomendação é relaxar e descansar. Procure deitar com a barriga para baixo, apoiada em um travesseiro, comprimindo-a. Isso já ameniza as dores e pode garantir uma boa noite de sono nos dias de cólica menstrual.


cólicas-menstruais

2 – Faça exercícios físicos

Para mim adianta e muito. Quando estou com as atvidades físicas em dia nem lembro que estou menstruada. Aposte nas atividades como alongamento, ioga, caminha ou andar de bicicleta porque ajudam. Feitos de forma regular e moderada, os exercícios liberam endorfina que tem a capacidade de diminuir a dor.

Exercícios que amenizam as cólicas menstruais

I ) Deite-se de costas, com joelhos dobrados, pés no chão e braços para trás. Ao mesmo tempo, levante os braços para a frente e estique as pernas para a posição sentada. Incline-se para a frente e tente alcançar os pés com os dedos das mãos. Retorne à posição normal.

II) Fique em pé, de frente para a parede, a uma distância de 30cm. Cruze os braços na altura dos ombros. Incline a barriga até que toque a parede. Permaneça nesta posição por um minuto, mantendo os calcanhares no chão e os joelhos retos. Retorne à posição inicial.


cólicas-menstruais

3 – Alimentos anti-inflamatórios, coma-os!

Na lista, estão: soja, banana, beterraba, aveia, tofu, couve, abobrinha, salmão, atum e castanha-do-pará. Eles servem como relaxantes musculares e têm poder anti-inflamatório natural.


4 – Fuja dos alimentos gordurosos

Evite comer frituras, hambúrgueres ou alimentos ricos em gorduras, pois aumentam a produção de hormônios que causam contração no útero. Evite alimentos embutidos e bebidas com cafeína, por exemplo, café, chá preto e refrigerante.


5 – Tente relaxar

Procure ficar relaxada e evite situações que podem causar estresse. Eu levo essa dica super a sério. Não entro em discussão à toa, não respondo e-mails polêmicos, não ligo e nem procuro pessoas que irão me encher  o saco. Muitas pessoas com dores ficam mais irritadas e perdem a paciência. Para estes casos, é recomendado o uso dos florais de Bach, que neutralizam a agressividade, são eles: Rescue Remedy, Holly e Cherry Plum.


6 – Chás são poderosos aliados

Prefira ervas como Angélica chinesa, que tem efeito antiespasmódico, agoniada (Himatanthus lancifolius), que age também como analgésica, ou canela, que é utilizada desde a antiguidade no tratamento da cólica. Além dele, os chás de hortelã e erva cidreira com propriedades calmantes também contribuem para o bem-estar.

colicas-menstruais


7 – Use bolsa de água quente

Coloque-a na região lombar e no abdome. O calor vai estimular a irrigação, relaxar a musculatura e amenizar o impacto das contrações do útero. A bolsinha pode ser sua melhor amiga.


8 – Aposte em massagens

Movimentos suaves no abdômen e nos pés podem amenizar a cólica. Alivia a tensão muscular, melhora a circulação sanguínea e, consequentemente, diminui a dor. Comprimir essa região também pode ser uma forma de massagem. Pode ir em uma clínica uma vez por mês e contratar um serviço de massagem relaxante bem nesse período. Vai valer cada centavo.


9 – Acupuntura

Não tenha medo. Aliás de que você teria medo? Já não está doendo mesmo ? As agulhas aplicadas em pontos estratégicos, entre eles, a região abdominal e lombar, podem auxiliar na liberação de endorfina e reduzir o incômodo causado pela dor abdominal. Inove no seu tratamento!

colicas-menstruais


10 – Peça ajuda médica

Pode parecer um sintoma simples, mas só um médico pode recomendar o melhor medicamento para diminuir a cólica menstrual. Fui ao ginecologista, conversei e ele me explicou qual o remédio que faria melhor efeito no meu caso. Aliás, valeram todos os anos de estudo dele porque o remédio indicado me fez criar alma nova diante das cólicas que me apavoravam.


Veja também:


Marque uma consulta e converse nesse sentido de pedir um remédio que te alivie. Boa sorte amiga leitora, tenho certeza que seguindo essas dicas as coisas vão melhorar no próximo mês. Se tiver algum truque que funcione contigo e não está na lista, conte pra gente!


/Fonte das fotos/

Foto1- Bolsa de mulher
Foto2- Chá Benefícios
Foto3- Congeas
Foto4-Dona Giraffa
Foto5- M de mulher
Foto6- M de mulher
Foto7- Pedal
Foto8- Portal Vital