Alguém aí toma o anticoncepcional Ciclo 21? Hoje vamos falar tudo sobre ele, como usar, quem pode usar, quais as vantagens e desvantagens. Lembro da primeira cartela de anticoncepcional que tomei ainda adolescente. Fui à consulta com a ginecologista e ela disse que eu tinha ovários policísticos e precisava regular os hormônios. De cara fiquei um pouco apavorada porque a palavra policísticos dá a entender que são muitos cistos e se um já deve ser ruim, imagine muitos. Ela não me explicou muita coisa sobre esse assunto mas me receitou um anticoncepcional muito popular na época, chamado ” Diane 35 ” . Saí do consultório com uma cartela de amostra grátis e me sentindo muito adulta e me inserindo no universo das mulheres. Eu era virgem e tomava o anticoncepcional na frente das pessoas para que elas me achassem muito moderna, o que realmente não era bem verdade.

Ciclo 21

Essa história é apenas para ilustrar que a busca pelo anticoncepcional deve ser orientada pelo ginecologista que conhece o seu corpo. Você não está errada em vir buscar informações aqui no Muito chique. Provavelmente você já deve ter lido mais textos nossos  e nos têm como uma fonte segura de informações e isso é ótimo. O que não podemos é, nesse caso do uso dos hormônios que regulam o sistema reprodutivo, ser a sua única fonte de decisão porque cada caso é um caso, cada corpo é um corpo e eles precisam de dosagens hormonais diferentes.

Queremos que você tenha informações precisas sobre anticoncepcionais em geral então continue lendo para entender melhor a amplitude do assunto. Talvez você esteja vendo uma corrente de mulheres que decidiu parar com os anticoncepcionais e não tenha entendido bem o porquê dessa decisão.  Preparei esse post bem completo sobre o assunto e existem outros aqui nos nossos arquivos que podem te ajudar e muito nessa hora. informação é muito importante.

Você também vai se interessar por:

Como age o Ciclo 21

Você sabia que o Ciclo 21 ou qualquer outra pílula anticoncepcional é um hormônio semelhante ao que nosso corpo produz, só que feito em laboratório? Esse tipo de hormônio é chamado de hormônio  sintético e esse tipo de substância  visa deixar o nosso corpo na contramão da ovulação impedindo que ela aconteça.

Vou contar mais ou menos o que ocorre através de um exemplo fictício e você tenta imaginar o que acontece por dentro do seu corpo, combinado? Você precisa que no dia 5 do seu ciclo menstrual, o seu corpo pare totalmente de secretar a substância X , assim o ciclo fica certinho e sua ovulação acontece e termina em 21 dias.  Isso é um exemplo, tá? Aí você, no dia 5 do seu ciclo toma a pílula, que é hormônio semelhante ao que o seu corpo parou de produzir para que o ciclo ocorra. O que acontece? O seu corpo interpreta aquela substância como uma informação nova do que fazer e suspende a ovulação. Entenderam mais ou menos a função dos hormônios sintéticos agindo diretamente no nosso ciclo menstrual.

Ciclo 21 e a TPM

O Ciclo 21 é famoso no boca a boca feminino por diminuir os sintomas da TPM. Não sei vocês mas eu viro um monstro. Costumo ser super tranquila e evitar confrontos desnecessários mas na TPM eu me transformo em uma gladiadora louca por um tumulto.  Alguns dias depois de passada essa fase eu até mesmo me envergonho das minhas atitudes. Cada mulher tem reações diferentes e esse descontrole emocional que ocorre nesses dias pode se atenuado com tratamento. Não deixe de dizer ao seu ginecologista como é a sua TPM e certamente ele levará em consideração na hora de prescrever a pílula para você.

Ciclo 21 engorda ou emagrece?

Uma das perguntas mais corriqueiras nos consultórios de ginecologistas de todo mundo após a indicação da pílula anticoncepcional é: Esse medicamento engorda?  Então vamos fazê-la e tentar responder também: O Ciclo 21 engorda? Sabemos que essa bolinha que você toma chamada de pílula anticoncepcional é um remédio e ele tem um objetivo: evitar a gravidez. Ele não é um remédio para emagrecer, ele não é um remédio para engordar. Entendemos dessa forma então que ninguém há de tomá-lo para esse fim.  O que acontece é que, como já falamos anteriormente, cada mulher tem um organismo diferente e as reações são diversas. Pode acontecer de mulheres que você conheça engordarem e outras emagrecerem, mas porque isso acontece?

Se a mulher já tem predisposição a reter líquido (eu!) e ao inchaço, talvez seu peso corporal realmente aumente porque os hormônios não irão mudar esses pontos. Por outro lado se a pessoa que toma o Ciclo 21 sempre devorava quilos de chocolate, massas, bolos e tudo que aparecia pela frente em momentos de descontrole emocional acarretado pela TPM,  passou  a usar o medicamento e diminuiu esses sintomas, é natural que os impulsos de se alimentar descontroladamente também passem e consequentemente ela emagreça. No caso o tratamento da TPM, que tem causa hormonal, foi regulado e por conta disso os sintomas desapareceram. É como tratar qualquer tipo de doença usando o medicamento correto.

Ciclo 21 altera o peso?

Caso você tome o Ciclo 21 e ache que está engordando ou apresentando os mesmos sintomas de ansiedade que tinha antes dele, fale com seu médico e peça para trocar o remédio. Simples assim! Não tem porque insistir em uma coisa que está te fazendo mal, viu? O ideal é achar um medicamento que vá de encontro às suas necessidades e que modifique a sua vida apenas nas coisas que você achar que deve. Lembrando que nas bulas dos remédios têm realmente escrito que alterações de peso são efeitos colaterais comuns para quem toma. Tanto emagrecendo quanto engordando.

Benefícios do Ciclo 21

O melhor deles e é pra isso que ele foi feito, é prevenir a gravidez indesejada. Outros benefícios somados a esse é que fazem a fama do ciclo 21 e eles têm a ver com a beleza e o bem estar da mulher. Muitas pesquisas vêm sendo feitas para deixar os anticoncepcionais mais atrativos às mulheres e esse têm relatado bons resultados. Alguns dos benefícios narrados pelas usuárias são quanto à queda de cabelo, brilho dos fios e fortalecimento. A pele também reage reduzindo a oleosidade e a acne. Mulheres com excesso de pelos também ficaram super satisfeitas dizendo que com o uso continuado do Ciclo 21 o crescimento ficou mais lento.

Quais são os efeitos colaterais do Ciclo 21 ?

São vários os efeitos e temos que levá-los em consideração na hora de conversar com o médico para avaliar a real situação da nossa saúde. Um remédio age no nosso corpo quando somos adolescentes e de outra forma aos quarenta anos. Ele age diferente também quando estamos muito acima ou muito abaixo do peso. Existem vários ajustes que só o médico pode compreender e atender. Alguns dos efeitos colaterais do Ciclo 21 são sangramentos irregulares, inchaços, alterações no humor, na libido e outros que em nada diferem da maior parte das pílulas anticoncepcionais, viu?

Espero ter te ajudado a entender melhor esse remédio e a forma que ele age em nosso sistema reprodutivo. As demais dúvidas podem ser anotadas e discutidas com aquele médico bacana que vai receber uma ligação sua, não é?

 

Recomendados para você: