Quem já viu ou convive com alguém que sofre com bronquite sabe que a crise aparece a qualquer momento. Ela é causada pela inflamação dos brônquios e o acúmulo de muco nas vias respiratórias. Pacientes com bronquite crônica possuem sintomas como tosse, chiado no peito, falta de ar e/ou catarro. Eles sofrem constantemente com as crises e quem está perto sofre junto.

Remédios caseiros para bronquite

Estima-se que cerca de 20% da população brasileira seja portadora de bronquite, por isto ela representa um importante problema de saúde pública. O diagnóstico se baseia na história clínica do paciente. O alergista analisará a história familiar e pessoal de alergia; o início, a intensidade e a frequência das crises; se já houve internação nos serviços de emergência ou CTI.  Além disso, pesquisará os fatores causadores de crises, tipo de tratamento já feito, se usa remédios de prevenção ou apenas aliviadores e como é a sua casa. Hoje vamos dar alguns aliviadores para que você possa se sentir assim, aliviado, caso tenha alguma crise.

bronquite


O que causa a bronquite

Um dos principais fatores para o desenvolvimento da bronquite é o uso contínuo do cigarro. Outras pessoas propensas a terem bronquite são os idosos, crianças e bebês, além de pessoas com doenças cardíacas ou pulmonares. Assim como o uso do cigarro, outros fatores externos como a poluição do ar, o contato com alguns elementos, como pessoas que trabalham em minas de carvão, fábricas de tecidos ou que lidam com grãos também estão propensas a desenvolver bronquite.

bronquite
Como melhorar uma crise de bronquite: Técnicas de fisioterapia para melhorar crises de bronquite
  • Vibração: são movimentos rítmicos, rápidos e com intensidade suficiente para causar vibração em nível bronquial. A vibração manual gera um fluxo turbulento que dá ao paciente uma sensação de tosse, desobstruindo as vias aéreas. A vibração elétrica possui intensidade e freqüência maior do que a manual e estimula os receptores da tosse, facilitando a expectoração.
  • Percussão: é utilizada na área de secreção. Por tratar-se de um estímulo brusco, proporciona maior estímulo à tosse, no entanto, esta técnica não é muito utilizada por ser desconfortável e ter atuação localizada e limitada;
  • Tapotagem: consiste em percutir com as mãos em concha, as regiões torácicas relacionadas com as áreas pulmonares em que haja secreção. Quanto mais próxima uma mão da outra, mais a atuação é local, quanto mais distantes as mãos, mais mobiliza-se a secreção sem se limitar apenas uma área.

Atenção para a tosse:  O ato de tossir durante o período de bronquite ajuda a expelir a infecção dos pulmões. Tossir catarro é um sintoma normal. Você evitará que seus pulmões se curem ao tomar medicamentos supressores de tosse. Se sua tosse for extremamente dolorosa ou constante, procure um médico para descobrir se seu problema realmente é uma bronquite. Jamais tome supressores de tosse sem antes consultar um médico.

bronquite


Como melhorar uma crise de bronquite: Respire ar quente e úmido

Quando os pulmões estão irritados, hidratá-los com ar úmido e quente ajuda a aliviar as passagens bronquiais. [3] Se você permitir que sua garganta seque, os pulmões se tornarão mais irritados, prolongando a infecção. Experimente um dos seguintes métodos para respirar ar úmido: Use um umidificador como o da foto. Umidificadores são máquinas que adicionam umidade ao ar no cômodo. Elas podem ser compradas em farmácias. Minha mãe comprou um pela internet em uma promoção e foi R$ 99,00, valeu muito a pena para ela que já idosa.

Se não tiver o aparelho nem condições de adquirir um: Ferva um pote de água em seu fogão. O vapor produzido pela água fervente pode aumentar a umidade do ar. Coloque uma vasilha de água em cima do aquecedor. O calor do aquecedor causa a evaporação da água, umidificando o ar. Tome um banho/ducha bem vaporoso. Certifique-se de que a porta do banheiro esteja fechada para que você consiga obter todos os benefícios do ar úmido.

bronquite

Como aliviar uma crise de bronquite

Experimente medicamentos que aliviem sua garganta

Você deve evitar tomar supressores de tosse, mas não há nada de errado em tomar medicamentos que aliviem uma garganta irritada. Procure por medicamentos contendo benzocaína, que ajudam a aliviar o tecido irritado da garganta. Tais medicamentos surgem na forma de xarope e de pastilhas. Use pastilhas naturais. Pastilhas feitas com ingredientes simples, como mel e limão, podem ser encontradas em farmácias e lojas de produtos saudáveis. Caso sinta disposição a tal, faça suas próprias pastilhas seguindo estes passos:

Despeje 1/2 copo de mel e algumas gotas de extrato de hortelã (ou óleo de eucalipto) em uma pequena panela. Coloque a panela para ferver em temperatura média. Mexa constantemente enquanto o líquido começa a ferver. Monitore a temperatura do mel com um termômetro de doces. Remova a mistura do calor quando ela atingir os 300 graus F (149 graus C°). Esta é a temperatura na qual o mel endurecerá ao resfriar. Use uma colher para coletar gotas de mel. Leve-as até uma assadeira coberta com papel vegetal ou de cera (ambos untados). Espere para que as gotas endureçam, e comece a chupá-las para aliviar a garganta.


Como melhorar uma crise de bronquite com Abacaxi

O abacaxi é excelente para quem tem bronquite. Uma grande parte dos benefícios do abacaxi é devido a seu alto conteúdo de uma enzima digestiva chamada bromelina. Este age como um poderoso anti-inflamatória e anti-viral, ideal para reduzir a presença de microrganismos nocivos no corpo. Diz-se que ele pode ser de até cinco vezes mais eficazes do que os xaropes para a tosse; Ele também contém cerca de 50% do requisito diário de vitamina C por o copo de suco. A vitamina C é essencial para manter uma boa resposta imune e, assim, evita que vários tipos de doenças.

Também concentra-se níveis significativos de manganês, um mineral que promove a saúde óssea e tecidos principais. O seu papel é fundamental para uma boa absorção de cálcio, a função do sistema nervoso e do metabolismo dos hidratos de carbono e gorduras. O suco natural também tem sido valorizada como um anti-inflamatório natural, capaz de tratar doenças graves, como a artrite, sinusite e sintomas como dor de garganta e congestão nasal forte. Devido a estes efeitos, por algum tempo que tem vindo a promover a sua utilização como um suplemento para aliviar as condições que atacam o sistema respiratório.

bronquite

Para este fim pode ser preparado como um xarope natural, combinados com outros ingredientes como gengibre, pimenta, mel e sumo de limão. Como resultado, uma poderosa bebida rica em antioxidantes, ideal para substituir xaropes comerciais obtenção de benefícios adicionais de saúde obtidos.

Xarope caseiro de abacaxi para bronquite

A preparação deste xarope natural é muito simples e não requer ingredientes caros também.

Ingredientes

  • 1 abacaxi fresco
  • 1 pedaço de raiz de gengibre
  • 4 colheres de sopa de mel cru (100 g)
  • ¼ xícara de suco de limão fresco (62 ml)
  • ½ colher de chá de pimenta caiena (2 g)

Preparação
Bater no liquidificador quando estiver pronto, incorpora o suco no liquidificador e adicione a raiz gengibre ralado, mel de abelhas em bruto, suco de limão e pimenta. Processos todos por alguns momentos e servir bem gelado.

Modo de consumo
Para combater a tosse e os problemas relacionados com a inflamação, a dose deve ser distribuído para duas ou três vezes por dia. Um quarto de xícara a cada 6 horas está bem. Ele também pode ser ingerido como um remédio preventivo tendo a mesma dose duas ou três vezes por semana. Suco de abacaxi fresco curta ou preparação de xarope, é uma grande solução para aliviar a tosse e outros sintomas desagradáveis ​​causadas por doenças pulmonares.


Xarope de guaco e mel para bronquite

INGREDIENTES

  • 1 xícara de açúcar
  • 1 litro de água fervendo
  • 9 folhas de guaco lavadas e higienizadas
  • 1 xícara de mel

MODO DE PREPARO

  • Caramelizar a xícara de açúcar em uma panela funda
  • Após dourar o açúcar colocar o litro de água fervendo
  • Colocar as folhas de guaco e mexer bem até desmanchar bem o açúcar
  • Tampe a panela de deixe ferver por uns 20 minutos as folhas do guaco tem que ficar amolecidas
  • Deixe esfriar e após passe no coador
  • Depois de frio acrescente o mel e misture até ficar homogêneo
  • Tome 1 a 2 colheres de sopa antes de deitar

bronquite


Como melhorar uma crise de bronquite com Chá de alho

Ingredientes:

  • 1 pau de canela
  • 2 cravos da índia
  • ½ litro de água
  • 1 dente de alho

Modo de preparo:

Por 5 minutos ferva a canela e o cravo da índia na água. Após, tire o chá do fogo, amasse o alho e junte-o ao chá. Para finalizar, coe e tome duas ou três xícaras do chá ao longo do dia.


bronquite

Como melhorar uma crise de bronquite com chá de Gengibre

Ingredientes:

  • Gengibre
  • Limão
  • Mel

Modo de preparo:

Para fazer o chá, ferva a água com gengibre, depois adicione o suco de limão e o mel. Tome várias vezes ao dia.


Como melhorar uma crise de bronquite com Óleo essencial de cebola

Ingredientes:

  • 3 rodelas de cebola
  • 2 colheres de sopa de açúcar

Modo de preparo:

Corte a cebola, adicione o açúcar e reserve. Quando formar um caldo tome uma colher de chá três vezes ao dia. A cebola ajuda a eliminar a secreção.
Espero ter ajudado ás leitoras a como controlar uma crise de bronquite com produtos totalmente naturais e com algumas dicas ao alcance de todos.

Recomendados para você: