Já ouviu falar em bichectomia, a cirurgia plástica para afinar o rosto? Para nos acostumarmos com esse nome estranho é preciso começar dizendo que essa cirurgia é a retirada da gordura das bochechas. Não fica melhor? Esse procedimento ainda não muito conhecido aqui no Brasil, mas vem ganhando atenção de homens e mulheres que desejam tornar a silhueta do rosto mais afinada.

O nome bichectomia é porque a retirada da gordura das bochechas se dá pela remoção cirúrgica parcial das Bolas de Bichat, tecido adiposo que fica ali na região das bochechas. É exatamente isso que dá o  aspecto arredondado para o rosto, tanto de homens quanto de mulheres. Trata-se de uma técnica descrita em 1980, já consolidada mundialmente no meio científico.

bichectomia-antes-e-depois

Você não conhece alguém que mesmo magrinho tem o rosto redondo e que apenas olhando uma foto que não mostre o corpo você vai jurar que a pessoa é bem gordinha? Eu por exemplo acho a atriz Fernanda Vasconcelos sempre 'cheinha' porque tem o rosto bem arredondado. Ela mesma já disse em entrevistas na TV que não sabem porque acham que ela é gordinha se veste 36.  Estão aí as culpadas, as tais bolas de Bichat.


Bichectomia para afinar o rosto

Se você não se sente bem com o formato do seu rosto, do seu corpo, dos seus seios, é válido conversar com um médico a respeito. Se você acredita que vai melhorar, que vai se tornar mais confiante, melhorar sua auto estima, vá em frente.  Mas se você curte seu rostinho redondinho assim mesmo, deixe como está e aproveite pra ler o post como curiosidade mesmo.

bichectomia-1


Quem pode fazer a bichectomia?

Além disso não é todo mundo que pode fazer porque ela não é indicada para pacientes com sobrepeso, e que por isso estão momentaneamente com as bochechas mais volumosas e arredondadas. A cirurgia também não é indicada para pessoas idosas que apresentam queda das estruturas faciais devido o passar do tempo. E não podemos esquecer que  pessoas com uma expectativa irreal sobre o procedimento não devem realizar esse tipo de operação.

bichectomia


Como é feita a bichectomia?

É uma cirurgia simples e sem incisões na face, pois é realizado através de incisões intraorais (por dentro da boca) para a retirada da gordura, e desta forma não causar nenhum tipo de cicatriz no rosto. Essa parte é realmente encorajadora porque não adiantaria afinar o rosto e ganhar cicatrizes enormes nele.

O procedimento dura aproximadamente 45 minutos e pode ser feito tanto em ambiente ambulatorial quanto hospitalar. Apesar de ser um procedimento pouco invasivo e com rápida recuperação, é uma cirurgia delicada. A operação é irreversível e tem riscos. As bolas de bichat ficam próximas a estruturas importantes do rosto. Um erro pode levar à paralisia dos nervos faciais e à lesão do canal por onde passa a saliva.

Após fazer a bichectomia o resultado aparece na hora?

Não, os resultados da Bichectomia podem ser observados após a 3ª semana e é preciso estar ciente que a área onde é feita a bichectomia é sensível, e isso pode significar algumas dores, além de o local ficar inchado e um pouco roxo. De uma maneira geral, os médicos indicam compressas algumas vezes por dia para a diminuição do inchaço. O corte também vai exigir uma alimentação mais líquida por pelo menos 10 dias, então prepare-se para tomar sopas, sucos, vitaminas, iogurtes, chás, enfim, todos os alimentos que são deglutidos de maneira mais fácil.

Você também precisará ficar de molho do trabalho e das principais atividades sociais – escola, festas, eventos – por alguns dias. Há pessoas cuja recuperação e cicatrização são super rápidas e em pouco tempo, no máximo cinco dias, a vida já está completamente normalizada nesses quesitos. Há outras que demoram mais e podem ter de suspender suas atividades até por sete dias. Para quem ama academia, corridas e caminhadas, além de outros tipos de exercícios físicos, é bom saber que será preciso, também, dar um tempo nessa rotina. A recomendação médica é de pelo menos uma semana sem qualquer tipo de atividade física.

bichectomia-para-afinar-o-rosto


Resultados de quem já fez bichectomia

Como o Brasil é líder em procedimentos cirúrgicos estéticos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, em 2014, eram realizadas cerca de 10 bichectomias por mês. Ano passado, em 2015, esse número triplicou: foram 30 cirurgias por mês. Afinal as garotas propaganda são super famosas. A pioneira cantora Madonna certamente levou muitas mulheres e homens a procurarem pela cirurgia. As  famosas Angelina Jolie, Kim Kardashian seguiram o exemplo e agora desfilam com rostos bem mais fininhos.Nesse post coloquei fotos de rostos de antes e depois de várias famosas que conhecemos e que supostamente – nem todas assumem os procedimentos que fazem – fizeram a bichectomia.

madonna-antes-e-depois-bichectomia

Quanto custa em média a bichectomia?

O procedimento, que custa entre R$ 5 mil e R$ 9 mil, demora, em média, 45 minutos, e é realizado com anestesia local e sedação opcional.


A Bichectomia veio para ficar?

Isso realmente não temos como saber. O brasileiro gosta de "entrar na faca" para ficar mais bonito. O país está em primeiro lugar no ranking mundial com quase 1,5 milhão de cirurgias plásticas. A mais procurada é a lipoaspiração e, depois, o implante de silicone nos seios. E nesse tipo de procedimento, os cirurgiões já estão percebendo uma mudança na preferência das brasileiras. Muitas dessas mulheres que deram aquela turbinada agora estão trocando a prótese por uma menor, que não chama tanto atenção. Pode ser que daqui a alguns anos todas as que passaram pela bichectomia se arrependam. É impossível prever o que pode acontecer.

Uma das controvérsias da cirurgia não tem a ver com a moda de rostos mais finos e sim com outra questão bem mais séria. Para alguns profissionais a cirurgia é controversa pois essa região do rosto costuma perder gordura com o passar da idade e a retirada dessas bolsas de gordura pode acarretar em uma aparência mais envelhecida, principalmente se for total. E aí, o que é melhor para cada um? É uma questão a ser pensada. Se mesmo assim você quiser fazer, pergunte a si mesma:  " É a solução para mim "?

bichectomia-cirurgia-p´lastica-para-afinar-o-rosto

Só um médico especializado poderá avaliar e indicar o melhor tratamento para o seu caso.  Algumas vezes, a causa de um rosto mais largo pode ser a hipertrofia do músculo masseter e isso também é facilmente tratado através da injeção da toxina botulínica (Botox). Um acúmulo de gordura abaixo do queixo (papada) também pode dar um aspecto arredondado à face e o tratamento disso é a lipoaspiração dessa região. Se houver uma flacidez de pele, o lifting facial deve ser considerado em conjunto com a Bichectomia e outros procedimentos, se necessários.

bichectomia-megan-fox-shutterstock

Depois disso, por ser uma cirurgia, é importante que o paciente faça os exames pré-cirúrgicos, que incluem hemograma completo, coagulograma e glicemia, para ver se ele está em condições de saúde para realizar a cirurgia. Este assunto até já deu o que falar em uma matéria do Fantástico, clique aqui para ver. Se você se decidir por fazer nós te desejamos uma boa recuperação e muitas alegrias com o seu rostinho novo.

Recomendados para você: