Você conhece os benefícios da linhaça? Caso a resposta seja “não”, saiba que esse grão contribui com o bom funcionamento do organismo e até mesmo ajuda a conquistar o corpo perfeito. Ele é rico em ômega 3 e 6, fibras, gorduras boas, propriedades anti-inflamatórias, entre muitos outros nutrientes.

A linhaça vem sendo usada na culinária há milhares de anos. O seu cultivo teve início em 5 mil a. C., mais precisamente na região da Mesopotâmia. Com o passar dos anos, milhares de povos começaram a experimentar esse alimento funcional e todas as vantagens que o seu consumo oferece.

Benefícios da Linhaça

A linhaça é uma semente repleta de nutrientes e por isso ela faz bem para a boa forma e contribui com a saúde. Confira a seguir os principais benefícios:

Faz o intestino funcionar melhor

Por ser um alimento rico em fibras, a linhaça contribui com o bom funcionamento do intestino. Esse nutriente melhora o trânsito intestinal porque estimula a produção de bactérias do bem. Assim, dificilmente a pessoa se torna vítima de prisão de ventre.

Contribui com o coração

Muitas pessoas estão incluindo a linhaça na alimentação porque esse superalimento previne problemas cardíacos. Isso acontece porque o ômega 3, presente na semente, reduz a taxa de colesterol ruim e aumenta os níveis do bom colesterol. Dessa forma, é possível evitar o acúmulo de placas de gorduras nas veias e artérias, que, por sua vez, interfere na boa circulação sanguínea.

Reduz sintomas da TPM

A mulher, dias antes de menstruar, costuma sofrer com a conhecida TPM (Tensão Pré-Menstrual). Irritabilidade, ansiedade, insônia e alterações de humor são alguns sintomas típicos. No entanto, se ela incluir a linhaça no cardápio diário, consegue aliviar essas sensações desagradáveis. Esse benefício é resultado das generosas quantidades de isoflavona, fitoesteroide e lignana.

Ajuda a perder peso

Um dos principais benefícios da linhaça é a sua capacidade de auxiliar a perda de peso. O consumo dessa semente deixa a liberação de glicose mais lenta no sangue. Com isso, o corpo utiliza menos insulina e não armazena tanta gordura. Em outras palavras, a linhaça reduz a “massa gorda”.

Controla as inflamações

O ácido alfalinoleico (ALA), um dos subtipos do ômega-3 presente na linhaça, é fundamental para controlar as inflamações do organismo, que são causadas por obesidade, tabagismo, hiperglicemia, entre outros fatores.

Mantém o diabetes controlado

Quem sofre com diabetes tipo 2 não pode se esquecer de incluir linhaça na dieta. A semente ajuda a controlar os picos de glicose nas células, por isso é uma poderosa aliada para manter a doença controlada. Alguns especialistas também acreditam que a linhaça ajuda a prevenir o diabetes

Previne alguns tipos de câncer

Alguns estudos revelam que a linhaça tem ação antitumoral, ou seja, previne o desenvolvimento de alguns tipos de tumores, como é o caso do câncer de mama. Tudo acontece por causa das substâncias denominadas lignanas, que se comportam de forma semelhante ao estrógeno.