a5

Além de ser um alimento super gostoso e nutritivo, perfeito para ser saboreado com uma salada e um suco fresquinhos em dias quentes de verão, o tomate é rico em vitaminas A, B e C, com a presença de uma substância muito importante para a nossa saúde: o licopeno. O alimento auxilia no tratamento da pele (acne), da gota, do reumatismo, da astenia e da prisão de ventre.

Também ajuda na ossificação, no sistema pulmonar e em infecções bacterianas, sendo bastante eficiente nos cuidados contra a caspa e a queda de cabelos.

Auxilia na prevenção de doenças cardíacas, com sementes que impedem de formação de coágulos e também ajuda a diminuir a formação de anticoagulantes, produzindo mais antioxidantes, combatendo os radicais livres e prevenindo diversos tipos de câncer, inclusive o de próstata em até 50%, assim como doenças coronárias e diminuição do colesterol.

Previna a formação de cálculo renal

a6

Para queimaduras do sol, o suco de tomate pode ser aplicado diversas vezes na região afetada. Já o chá feito com folhas de tomateiro tratam dos tão temidos cálculos renais, com propriedades que eliminam o ácido úrico, oferecendo poderes diuréticos que auxiliam na eliminação dos cálculos.

Receita de chá para tratamento de cálculos renais e da acne

a7

Para preparar um chá de tomateiro, você vai precisar de: 2 colheres de sopa de folhas de tomateiro, fatiadas, e 2 copos de água bem quente. Deixe a infusão abafar por cerca de 15 minutos. Em seguida, quando ela estiver morna, filtre e beba 3 xícaras do chá ao dia.

No tratamento contra a acne o tomate pode ser utilizado de duas formas. Na primeira,

é necessário comer um tomate maduro, todos os dias e 30 minutos antes das refeições. Na segunda, faça uma máscara com um tomate maduro e triturado, misturando 1 colher de sopa de iogurte natural e aplicando sobre o rosto limpo e seco.

Como o tomate pode ajudar no câncer de próstata?

a8

Estudo feito pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, apontou que homens que ingerem dez ou mais refeições por semana, incluindo tomates na salada, ou ingerindo molhos de tomate ou catchup, diminuíram em um terço o risco de contrair câncer de próstata do que homens que se alimentam com menos de duas refeições por semana – também a base de tomates. Além disso, o consumo do molho de tomate aumenta a concentração sangüínea de licopeno, o que se torna muito mais eficiente na diminuição de chances do câncer.

Gostaram das dicas, meninas? Como vocês usam o tomate na dieta e alimentação de vocês? Não deixem de comentar!

Recomendados para você: