Você sabia que são inúmeros os benefícios do morango na gravidez? Conheça alguns benefícios para a saúde em geral e mais especificamente para quem está esperando bebê. Afinal é nessa fase que as mulheres mais se preocupam com a saúde.

A gravidez tem muitas particularidades quando se fala em nutrição por isso é tão importante se informar sobre o assunto e manter as refeições balanceadas e bem regradas. Serão nove meses que valerão por toda a vida do seu filho e você nunca se arrependerá do tempo que demandou procurando um profissional da área de nutrição, comprando e provando novos alimentos e lendo posts como esse.

Benefícios do morango


Benefícios do morango na gravidez

Cada vez mais, novos estudos mostram a relação entre o que você come e a saúde do seu bebê ainda na barriga. Por exemplo, ao analisar 180.000 amostras de sangue de grávidas entre a 18a e 15a semana de gravidez, os pesquisadores descobriram que, quanto mais alto o nível de colina no sangue das mães, menor era o risco de o bebê ter defeitos no tubo neural. Então colina é uma coisa que a gente não quer de jeito nenhum, não é? E como fazer nesse caso? Para os cientistas, embora exista uma predisposição genética da mulher para que o bebê tenha o problema, o estudo ressalta o que já se sabe: a alimentação balanceada da futura mãe tem um papel importante na saúde da criança.

Benefícios do morango

Os morangos são uma fruta que contém muitos elementos que favorecem a circulação e o bom estado dos vasos sanguíneos e uma grande quantidade de vitamina C. Durante a gravidez, o bebê precisa de oxigênio e de nutrientes e é através do sangue da mãe que ele os recebe. Para facilitar este processo é necessário ferro mas também vitamina C. E a principal propriedade dos morangos é o seu alto conteúdo de vitamina C, que permite absorver o ferro, melhorar as defesas e ajudar a criar novas células. quem já fez tratamento para anemia sabe que o remédio de reposição de ferro é tomado com sucos cítricos para que sejam melhor absorvidos.

Benefícios do morango

Essa deliciosa fruta ainda contêm ainda ácido fólico, uma vitamina muito importante durante a gravidez, necessária para criar novas células para a mãe e para o bebê. O baixo consumo pode gerar doenças neurológicas gravíssimas e irreversíveis. É comum ao saber que está grávida a futura mamãe receber suplementos desse ácido para evitar que aconteça. No caso do consumo regular de morangos não seria necessário essa suplementação. Se o médico pediu para tomar, não deixe de fazê-lo.

Os morangos contra os radicais livres

Os radicais livres causam estresse oxidativo e eles  causam a destruição das células saudáveis, ao longo do tempo isso gera danos ao coração, os morangos como possuem antioxidantes e como são eles que combatem os radicais livres, ajudam a proteger contra estes danos ao coração e ao corpo de uma forma geral.

Benefícios do morango


Principais vitaminas do Morango

O morango têm, além dos antioxidantes que vimos aqui acima, as vitaminas C, K, B5 e B6, magnésio e potássio, e eles trazem inúmeros benefícios para o organismo fortalecendo o nosso metabolismo. Uma dieta rica em vitaminas e sais minerais é o ideal para a mamãe e para o bebê. Quanto ao ferro e o cálcio o morango não é tão significativo mas em relação ao potássio ele pode fazer a diferença na sua dieta.  o Potássio desempenha um importante papel no metabolismo dos carboidratos, proteínas e gorduras, e equilibra o sódio do organismo.

Ele também contribui na saúde da pele, na atividade muscular e no funcionamento dos rins e do coração, entre outras funções. Com Potássio não tem estrias na gravidez nem cãibras.

Benefícios do morango

Além das estrias e das cãibras os morangos ajudam com outras situações chatinhas da gravidez, uma delas é o ganho de peso que ocorre em muuuuitos casos ( certamente você tem uma ou mais amigas que engordaram demais na gravidez ) .

Pensando por esse lado saiba que eles fornecem 2 gramas de fibra dietética, que proporciona uma digestão saudável e uma sensação de saciedade, o que ajudará a controlar o seu peso, tão importante na gravidez. E é um alimento pouco calórico então a conta não fica grande no final da refeição. A fruta também contém uma propriedade denominada antocianina que ajuda a queimar gordura. Só não adianta colocar leite condensado por cima, combinado?

Benefícios do morango


O Morango e os enjôos na gravidez

Falando sobre as situações chatas da gravidez não dá pra esquecer dos enjôos. Como o morango   equilibra os ácidos e bases em todo o seu trato digestivo acaba  aliviando os sintomas de desconforto gastrointestinal. Também ajuda  a aliviar dores de estômago, e reduzir os sintomas de náusea, inchaço, dores de estômago e diarreia. Ou seja, é um poderoso aliado nessa fase da mulher.

Benefícios do morango

O Morango está liberado para todas as grávidas?

Atenção, se você é alérgica a Aspirina, esse medicamento bem popular para dor e febre, evite o consumo de morangos. É porque como eles são ricos em salicilatos  podem produzir efeitos alérgicos indesejáveis.

Como consumir os morangos na gravidez?

Para conseguir todos esses benefícios ( tanto para a mamãe quanto para o bebê ) é importante inserir o morango na dieta sem acrescentar doces e chocolates. Eu sei que em uma torta de morango tem morango mas não adianta muito nesse caso. Tenha consciência e faça escolhas saudáveis como  o moranguinho puro. Aqui abaixo algumas formas saudáveis e deliciosas de comer essa fruta sem adicionar açúcar e ter todos os benefícios do morango na sua dieta:

Benefícios do morango


Enriquecendo os sucos antioxidantes

São ideais para serem tomados em jejum e nos intervalos das refeições. São fundamentais para hidratar, nutrir rápida e profundamente, além de manter o organismo prontamente limpo de venenos e toxinas. Futuras mamães precisam caprichar no consumo de raízes como a cenoura e inhame. Para o suco acrescente morangos e alimentos calmantes como a alface e a erva-doce.

Chá de folha de morango

As folhas de morango estão sendo pesquisadas a fundo ultimamente e várias propriedades podem beneficiar as grávidas também. Veja esse pequeno vídeo com os benefícios do morango na gravidez.


Geléia de morango light

Benefícios do morango

Fazer a geléia é uma ótima forma de aproveitar bem os morangos que sobram ou os que não estão muito bonitos, amassadinhos de fundo de caixa. Nesse vídeo passo a passo para fazer você mesma a sua geléia. Sua casa vai ficar muito perfumada:

Ingredientes:

– 1 caxinha de morangos maduros e limpos
– 1 colher de chá de suco de limão
– Adoçante em pó para forno e fogão

Modo de Preparo:
Lave bem os morangos e retire as folhas. Corte-os em pedaços bem pequenos e os deixe de molho em água (uma quantidade que chegue a metade do volume dos morangos) por 10 minutos. Após esse tempo, leve ao fogo (o morango com a água de molho).

Acrescente o limão e o adoçante (a quantidade fica a seu gosto, vá provando) e deixe ferver em fogo médio, sempre mexendo para que não queime. Não precisa adicionar mais água pois os morangos irão se desmanchando aos poucos, restando apenas alguns pedaços.

Com mais ou menos 15 minutos de fervura, vocês já irão perceber a consistência de uma calda. Quando chegar a esse ponto desligue o fogo e deixe esfriar naturalmente. Depois é só guardar em um recipiente com tampa, levar a geladeira e usar em cima de iogurtes, granola ou quando der vontade de um docinho.

Benefícios do morango

Sempre lave BEM os morangos porque é neles a maior incidência de agrotóxicos. Lave várias vezes para que saia tudo. Combinado? Agora que já sabe tudo sobre os benefícios do morango na gravidez, aproveite sua gestação!

Recomendados para você: