receitas-goji-berry-

Conheça os benefícios do goji berry e veja como incluí-lo na sua dieta. A frutinha, colhida da planta Lycium barbarum, tem 50 vezes mais vitamina C do que a laranja. Também se destaca como uma poderosa fonte de vitaminas do complexo B (B1, B2 e B6), aminoácidos e minerais. O goji berry é um fruto de origem tibetana que está fazendo muito sucesso entre as pessoas que desejam emagrecer e conquistar um corpo em forma. O que muitas pessoas não sabem, no então, é que o goji oferece uma série de outros benefícios para a saúde.

Essa frutinha vermelha contribui com a saúde e ajuda a emagrecer. (Foto: Divulgação)
Essa frutinha vermelha contribui com a saúde e ajuda a emagrecer. (Foto: Divulgação)

Benefícios do Goji berry

A frutinha asiática vem sendo considerado um super alimento, afinal, ela desempenha ação antioxidante, energética, imunoestimulante e até mesmo fotoprotetora. O Muito Chique separou os principais benefícios do goji berry. Veja:

Contribui com a perda de peso

O goji berry emagrece e várias pesquisas já conseguiram comprovar esse benefício. Um estudo publicado no Journal of the American College of Nutrition em 2011 revelou que o consume de 120 ml de suco goji berry por dia durante duas semanas reduz consideravelmente a circunferência da cintura. A superfruta asiática emagrece porque é rica em vitamina C, um nutriente que participa dos processos metabólicos e por isso contribui com a queima de gordura. Como tem poucas calorias, o goji berry é uma ótima opção para consumir nos intervalos das refeições.

goji-berry

Combate às doenças cardiovasculares

Em 2009, algumas pesquisas foram publicadas na Nutrition Research para falar a respeito dos poderes do goji berry contra as doenças cardiovasculares. De acordo com os resultados desses estudos, o fruto tem ação antioxidante e por isso reduz os níveis de colesterol ruim (LDL). Consequentemente, a pessoa consegue prevenir infarto e AVC.


Goji Berry melhora a imunidade

Sendo uma fruta rica em vitamina C, o goji berry estimula a produção de glóbulos brancos e ativa o sistema imunológico. Com isso, o corpo tem condições de se defender de microrganismos e estruturas que podem causar doenças.

goji-berry


Ajuda o intestino a funcionar melhor

Se você sofre com os males da prisão de ventre, então comece a consumir a frutinha asiática. Por ser uma poderosa fonte de fibras, ela contribui com o bom funcionamento do intestino. Cerca de 100g de goji tem mais fibras do que a mesma quantidade de feijão.

Protege os olhos

Quem inclui goji berry na alimentação acaba beneficiando a saúde dos olhos. Isso mesmo! A frutinha é rica em substâncias como carotenoides, que impedem a degeneração do macular senil. Assim, as chances de desenvolver cegueira na terceira idade são reduzidas.

goji-berry


Afasta a gripe

Uma pesquisa, realizada pela Universidade Tufts, nos EUA, revelou que o goji berry tem uma ação poderosa contra a gripe e outras doenças causadas por vírus. Isso acontece porque a fruta tem nutrientes que reforçam as defesas do sistema imunológico.

Protege a pele

Se você tem o costume de tomar sol durante o verão, então saiba que o goji é um poderoso aliado para garantir a proteção da pele contra os raios ultravioletas. Isso acontece porque o fruto contém quantidades significativas de betacaroteno, um nutriente também encontrado na cenoura.


Reduz celulite

Além de fazer bem para a saúde, o goji berry também oferece uma série de benefícios do ponto de vista estético. A frutinha melhora a aparência das celulites porque contém um nutriente chamado beta-sisterol, que desempenha ação anti-inflamatória no corpo. Com o tempo, a pele deixa de apresentar o famoso aspecto de “casca de laranja”.

goji-berry


Ajuda a prevenir câncer

Existem milhares de alimentos que desempenham ação anticancerígena, sendo que um deles é o goji berry. Os benefícios do goji berry ajudam a prevenir o câncer porque tem poder antioxidante e combate as células cancerígenas. Alguns estudos já comprovaram que a fruta contribui com a prevenção, sobretudo, de câncer de útero e câncer de colo.

Faz bem para o cérebro

Para que o cérebro e o sistema nervoso funcionem corretamente, é preciso que aconteça a síntese de alguns hormônios. O goji berry, por sua vez, contribui com essa função graças a presença de ácidos graxos essenciais e vitaminas do complexo B. Dessa forma, as chances de problemas neurológicos ao longo da vida caem consideravelmente.

goji-berry

Contribui com o bem-estar

A quantidade significativa de vitamina B6 no fruto serve de estímulo para a produção de neurotransmissores que contribuem com o bem-estar físico e mental, como é o caso da serotonina.


Como ingerir goji berry?

É bem difícil encontrar goji berry fresca no Brasil, afinal, nosso país não tem clima propício para a plantação. Contudo, nos supermercados e lojas de produtos naturais, é possível encontrar a fruta desidratada, na forma de suco ou mesmo em cápsulas.

goji-berry

Os especialistas recomendam consumir goji pela manhã, mais precisamente antes de praticar algum tipo de atividade física. Algumas pessoas tomam a cápsula com água, mas é possível misturar a versão desidratada com iogurte ou salada de fruta. Quem tem a intenção de consumir suplemento à base de goji berry deve buscar orientações médicas. A ingestão da fruta deve ser realizada com cautela, ou seja, no máximo 45 gramas por dia.


Receita de suco detox de goji berry

goji-berry

Não sabe como incluir a frutinha vermelha na sua alimentação? Então veja a seguir uma receita de suco detox:

Ingredientes

2 colheres (chá) de goji berry
100 ml de suco de limão
50 ml de suco de erva-doce
200 ml de suco de cenoura
200 ml de suco de pimentão amarelo

Modo de preparo

Centrifugue a erva-doce, a cenoura e o pimentão amarelo. Em seguida, junte a mistura no liquidificador com limão, erva-doce e goji berry. Bata bem todos os ingredientes e sirva com pedrinhas de gelo. Você também pode adicionar um pedaço de gengibre para aumentar os poderes termogênicos da bebida.


Consumo de Goji Berry

goji-berry

O consumo excessivo de chás, sucos ou outros alimentos à base de goji berry pode não ter impacto positivo na saúde. A frutinha não interage bem com determinados medicamentos, como é o caso dos anticoagulantes. Portanto, se você faz uso de alguma medicação, tenha muito cuidado. Para desfrutar dos diversos benefícios do goji berry, é preciso ir além do consumo da frutinha asiática. É fundamental praticar exercícios físicos regularmente e manter uma dieta balanceada, rica em frutas, verduras, legumes, cereais e carnes magras. Em outras palavras, o fruto deve ser coadjuvante na alimentação e estar inserido em um cardápio saudável. Veja também sobre o Goji Berry em cápsulas.


 Receita com Goji Berry

Abaixo selecionamos algumas receitas bem interessantes que podem ser feitas com esta frutinha asiática. Acompanhe os vídeos abaixo, inspire-se com estas delícias e tire todo proveito dos benefícios do Goji Berry para a saúde!