A pipoca é um lanche visto com maus olhos por muitas pessoas, o que leva muitos acreditarem que ela engorda. Acontece que, se for preparada da forma adequada e consumida sem excessos, a pipoca pode até mesmo ser considerada um lanche saudável.

A pipoca pode ser benéfica para a saúde pois é rica em fibras, o que é bom até mesmo para quem deseja emagrecer. Entretanto, é preciso tomar cuidado. Somente preparando a pipoca da maneira certa é que ela poderá ser benéfica para sua saúde.

Calorias e Gorduras da Pipoca

Todos sabemos que a melhor forma de emagrecer ou de evitar o ganho de peso, é queimar mais calorias do que ingerimos. Quem está de dieta deve sempre dar preferência a alimentos ou refeições que tenham poucas gorduras e calorias, como é o caso da pipoca.

Uma xícara de pipoca, estourada com ar quente, tem cerca de 31 calorias e apenas 0,4 gramas de gordura. É claro que se você optar pela pipoca com sabor de manteiga e ainda feita no micro-ondas, esses valores aumentam: 42 calorias e 2,4 gramas de gordura.

Veja aqui também:

Como fazer pipoca doce

Bolo de pipoca doce

Pipoca ajuda a emagrecer?

Sim, a pipoca pode ajudar a emagrecer. Isso acontece por ela ser rica em fibras: o que aumenta sua saciedade, diminuindo sua fome e te deixando sem apetite por horas. Esse efeito é o mesmo que ocorre com qualquer outro alimento rico em fibras, por isso eles são recomendados para quem deseja emagrecer.

A pipoca pode ser usada como uma substituta de lanches calóricos, desde que seja estourada com ar quente ao invés de óleo. A manteiga ainda pode ser substituída por ervas e outros temperos saudáveis.

Ainda assim a pipoca pode engordar?

A pipoca pode acabar engordando, mas isso só acontece se você não fazê-la da forma indicada ou ingerir uma quantidade inadequada. Também deve ser evitado cobrir a pipoca com manteiga, pois isso acrescenta cerca de 100 calorias ao lanche.

Você deve usar temperos mais leves para dar um sabor diferenciado na sua pipoca e sempre coma uma quantidade sem exagerados.

Como preparar uma pipoca saudável

Para preparar uma pipoca bem leve e saudável, use os ingredientes a seguir:

– ½ xícara de chá de água;

– ½ xícara de chá de milho para pipoca;

– Plástico filme;

– Sal a gosto.

Em um bowl de vidro, coloque a água, o sal e o milho. Tampe usando o plástico filme e leve para o micro-ondas até estourar tudo.

Outra opção para preparar uma pipoca sem óleo, é esquentar uma panela vazia por até 5 minutos, depois adicionar o milho da pipoca, tampar e dar uma mexida para não queimar. Poderá demorar um pouco, mas irá estourar e você terá preparado uma pipoca mais saudável, totalmente livre de óleo. Depois só será preciso usar os temperos e ervas desejados.

A pipoca pode ser um lanche saudável e não precisa ser evitado, apenas controle na hora de ingerir. O ideal é sempre usar uma xícara de chá no preparo ou até mesmo metade disso.