lichia

Conheça os benefícios da lichia e veja como essa frutinha, originária da China, para contribuir com a sua saúde e bem estar. Ela costuma ser muito utilizada na medicina tradicional chinesa e pode ser encontrada à venda com facilidade entre agosto e março.

A lichia (litchi chinensis sonn) é uma fruta com origem chinesa, que vem sendo cultivada desde 1500 a.C. No Brasil, a primeira árvore dessa frutinha foi plantada em 1810, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Nos últimos anos, ela tem feito muito sucesso entre os brasileiros por conta do sabor agradável e das propriedades nutricionais.

A lichia é rica em nutrientes. (Foto: Divulgação)
A lichia tem ação antioxidante no organismo. (Foto: Divulgação)

Lichia

A lichia pode ser encontrada à venda in natura, desidratada, polpa, compota e até mesmo na forma de licor. Ela integra a mesma família de uma frutinha brasileira, que recebe o nome de pitomba e tem grande popularidade no nordeste.

A frutinha chinesa é bem diferente do que as pessoas estão habituadas: tem casca espinhosa, polpa gelatinosa e um sabor doce. Quando consumida corretamente, a lichia é uma poderosa aliada da saúde. A casca, a polpa e as sementes previnem uma série de doenças e melhoram as atividades do organismo.


Benefícios da lichia

Benefícios da LICHIA para a saúde 2

Rica em nutrientes e com poucas calorias, a lichia deve ter lugar garantido no cardápio de todas as pessoas. A fruta se destaca por causa das suas propriedades antioxidantes e vitaminas. Em 100g é possível encontrar 49 mg de vitamina C, um composto capaz de fortalecer o sistema imunológico. No entanto, para conseguir desfrutar de todos os benefícios da frutinha, é preciso dar preferência às versões fresca e desidratada.

Conheça os benefícios da Lichia

Além de ser rica em vitamina C, a lichia também tem compostos que previnem doenças crônicas, problemas cardíacos e até mesmo câncer. Confira a seguir, com detalhes, os benefícios da fruta!


Melhora a cicatrização

A lichia é considerada uma importante aliada no processo de cicatrização. Isso acontece porque ela é rica em cobre e vitamina C.

Benefícios da LICHIA para a saúde 4


Faz bem para a saúde do coração

Por causa da sua ação antioxidante, a lichia contribui com a saúde do coração e previne uma série de problemas cardíacos.

Hidrata o corpo

Poucas pessoas sabem, mas a lichia ajuda a hidratar o corpo. Além de ser muito nutritiva, a fruta possui grande quantidade de água, por isso contribui com a hidratação. Não se esqueça de incluir essa frutinha nos lanches dos dias quentes de verão.

Benefícios da LICHIA para a saúde 8


Ativa o metabolismo

As vitaminas do complexo B, presentes na lichia, se encarregam de ativar o funcionamento do metabolismo. Dessa forma, a queima de calorias acontece de maneira mais acelerada e contribui com o emagrecimento.

Acaba com a retenção de líquidos

Ao comer lichias diariamente, você está contribuindo com o seu sistema renal. A frutinha tem alta concentração de potássio, por isso evita a retenção de líquido e melhora o funcionamento dos rins.


Ajuda a perder barriga

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Hokkaido, no Japão, a lichia ajuda a perder barriga, graças a um composto que recebe o nome de cianidina. Essa substância aumenta a queima de gordura corporal em até 15%. A fruta também contribui com o programa de emagrecimento porque tem apenas 7 calorias por unidade.

Benefícios da LICHIA para a saúde 5


Faz bem para o cabelo e para as unhas

O seu cabelo anda meio sem vida? As unhas estão fracas e quebradiças? Então nada melhor do que apostar na ingestão de lichias. A frutinha vitaminada contribui muito com a manutenção da beleza.

Ativa a memória

A capacidade de memorização diminui com o passar dos anos, mas esse processo pode ser minimizado com o consumo de lichia. A fruta é responsável por regular os hormônios que atuam na memória.

Combate câimbras

Quem tem o costume de praticar exercícios físicos deve apostar na ingestão de lichia. Essa frutinha é rica em vitaminas hidrossolúveis, por isso evita câimbra e ajuda o corpo a se recuperar depois de um treino de alta intensidade.


Previne câncer

A lichia vem sendo considerada uma grande aliada na prevenção do câncer. Graças a uma substância que atende pelo nome de flavonoide, a frutinha tem o poder de prevenir o desenvolvimento de células cancerígenas, responsáveis pelo câncer de mama.

Controla a pressão arterial

A pressão alta é uma grande ameaça para a saúde, mas ao consumir lichia o problema pode ser minimizado.

Combate problemas intestinais

Quem sofre com algum problema intestinal deve adquirir o hábito de comer lichia, pois as sementes da fruta possuem poder adstringente e regula o funcionamento do intestino. Também é uma aliada contra diarreia, causada por varíola.


Faz bem para a pele

Devido à grande quantidade de vitamina C a lichia é responsável por melhorar o aspecto da pele e combater os males do envelhecimento precoce. Dessa forma, quem consome a fruta diariamente tem a pele mais flexível, viçosa, lisa e saudável.

Benefícios da LICHIA para a saúde 6


Controla o colesterol

Alguns estudos científicos já comprovaram que a lichia é uma arma contra o colesterol ruim. Esse benefício só é possível graças à vitamina C.

Alivia tosse

De acordo com os chineses, o consumo de lichia fresca ajuda a amenizar a tosse.

Benefícios da LICHIA para a saúde 10


Como consumir lichia?

A lichia fresca é a melhor forma de consumir a fruta. No entanto, antes de ingerir, é muito importante lavar bem com água corrente para eliminar todas as impurezas da casca. A frutinha pode ser, inclusive, congelada e consumida ao longo do ano, sem necessariamente perder o sabor e aroma.

Os benefícios da lichia na versão “in natura” da fruta é a mais recomendada para o consumo, mas também é possível encontrar as versões desidratada e em conserva. Muitas pessoas também usam a criatividade para consumir lichia, apostando em sucos, chás, geleias, tortas e aperitivos.

Benefícios da LICHIA para a saúde


Todas as pessoas podem se sentir à vontade para consumir lichia, exceto aquelas que sofrem de insuficiência renal. A frutinha é rica em minerais e vitaminas, por isso pode prejudicar o organismo de quem tem problemas nos rins.

Considerada um alimento funcional, a lichia deve marcar presença no cardápio para proteger o corpo de inflamações, alergias, doenças crônicas, problemas do coração e até mesmo câncer. Você pode encontrar a fruta facilmente em supermercados e feiras no início do ano. O produto também já tem um preço mais acessível, já que não é encontrado apenas em versões importadas. E aí gostou de conhecer todos os benefícios da Lichia? Comente abaixo!