Benefícios da Goiaba para a saúde 1

Conheça os benefícios da goiaba para a saúde e veja como ela contribui com o bom funcionamento do organismo. Em geral, comer essa fruta depois do almoço ajuda a prevenir infecções, problemas cardiovasculares e câncer. E como se não bastasse, a goiaba deixa a pele mais bonita, faz bem para a visão e controla diabetes.

A goiaba, seja branca ou vermelha, é uma fruta repleta de nutrientes que contribuem com uma vida saudável. Entre as propriedades que se destacam, vale à pena citar vitamina C, vitamina A, vitamina B2, cálcio, fósforo, ferro e fibras solúveis.

A goiaba é uma fruta saborosa e nutritiva.
A goiaba é uma fruta saborosa e nutritiva.

Você pode consumir goiaba de forma “in natura” ou através de sucos. Na hora de comprar essa fruta, no entanto, é muito importante dar preferência aos exemplares com casca firme e sem buraquinhos.

Benefícios da Goiaba

Saborosa, barata e muito nutritiva, a goiaba não pode ficar de fora do seu cardápio. O Muito Chique separou os principais benefícios dessa fruta para a saúde. Confira:

Alivia diarreia

A goiaba é rica em fibras solúveis, por isso ela consegue provocar um retardo no trânsito intestinal. Com esse efeito, a fruta pode ser considerada uma grande aliada na vida de quem sofre com crises de diarreia. Por outro lado, quem enfrenta a prisão de ventre deve evitar a ingestão de goiaba.

Benefícios da Goiaba para a saúde 2


Previne câncer

Muitas pesquisas já foram realizadas para investigar os benefícios da goiaba. De acordo com os especialistas, essa fruta é rica em uma substância chamada licopeno, que, por sua vez, tem propriedade antitumoral e protege o corpo da ação dos radicais livres. Em outras palavras, a goiaba contribui com a prevenção do câncer de próstata, cólon, mama, pulmão e outros tipos.

Benefícios da Goiaba para a saúde 3


Aumenta o volume do sangue

Um benefício bem interessante da goiaba é que ela tem a capacidade de aumentar a quantidade de sangue no corpo. Isso acontece devido à presença de vitamina E, K, cobre, manganês ácido fólico, entre outros nutrientes.

Controla a pressão arterial

Quem sofre de pressão alta não pode deixar de incluir a goiaba no cardápio. A fruta apresenta uma grande quantidade de potássio, portanto, consegue baixar o nível de sódio no organismo e promover o equilíbrio eletrolítico. Com a pressão controlada, as chances de AVC ou infarto são bem menores.

Previne problemas cardíacos

Quando você inclui goiaba na dieta, o coração só tem a ganhar. A fruta é uma poderosa fonte de licopeno, portanto, combate a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos. Sendo assim, a goiaba tem efeito protetor e previne problemas cardíacos.

Benefícios da Goiaba para a saúde 9


Previne problemas ósseos

Rica em cálcio, a goiaba ajuda a fortalecer os ossos e previne doenças ósseas, como é o caso da osteoporose, que acomete principalmente os mais velhos. O mesmo nutriente também contribui com os dentes.

Protege contra problemas de visão

A goiaba é rica em vitamina A, portanto, consegue melhorar a saúde dos olhos. Essa fruta tem propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres, por isso ajuda a melhorar a visão e prevenir catarata. A goiaba também é considerada um ótimo remédio natural contra a conjuntivite.

Benefícios da Goiaba para a saúde 10


Combate o envelhecimento

O envelhecimento é algo inevitável na vida do ser humano. Na medida em que a idade avança, as pessoas envelhecem e a aparência costuma ser diretamente impactada. Uma forma de retardar o processo é incluindo goiaba no cardápio. A fruta tem propriedades antioxidantes que destroem os radicais livres, que, por sua vez, são responsáveis pelo envelhecimento natural.

Faz bem para o cérebro

Por causa da grande quantidade de vitaminas do complexo B, a goiaba faz bem para o cérebro e contribui com as funções cognitivas. Em outras palavras, as pessoas que consomem essa fruta ficam mais concentradas e atentas.

Benefícios da Goiaba para a saúde 7


Mantém diabetes controlado

Quando uma pessoa é diagnosticada com diabetes, ela precisa fazer uma série de adaptações na rotina, especialmente na alimentação. Os diabéticos que gostam muito de goiaba não precisam se preocupar, afinal, as fibras presentes na fruta ajudam a equilibrar o açúcar no sangue.

Benefícios da Goiaba para a saúde 8

Ajuda a controlar gastrite

A gastrite é uma inflamação na mucosa do estômago, que resulta em dores e mal-estar. Existem alguns alimentos que ajudam a controlar o problema, como é o caso da goiaba. Essa fruta é bem suave e repleta de nutrientes, por isso não agride a região estomacal.

Combate o estresse

Poucas pessoas sabem, mas consumir uma goiaba na hora do lanche é uma ótima estratégia para combater o estresse. A fruta é uma poderosa fonte de magnésio, ou seja, um nutriente que ajuda a relaxar os nervos e músculos.

Benefícios da Goiaba para a saúde 5


Protege a pele

A goiaba vermelha é rica em uma substância chamada licopeno, que se encarrega de proteger a pele contra a ação dos raios ultravioletas. Portanto, a fruta é uma excelente opção para consumir nos meses de verão.

Ajuda a tratar anemia

Quando o sangue apresenta um número insuficiente de glóbulos vermelhos, é sinal de que a pessoa sofre de anemia. Para tratar o problema, vale a pena preparar um cardápio balanceado e nutritivo. Comer goiaba, por exemplo, é uma boa opção, pois a fruta facilita a absorção de ferro da dieta.

Faz bem para o bebê

Durante a gestação, é muito importante que a mulher tenha o hábito de consumir alimentos ricos em ácido fólico. Essa substância contribui com a saúde do bebê e previne má-formação. A goiaba tem esse nutriente na sua composição, por isso deve marcar presença na dieta da gestante. No entanto, cuidado com o exagero, pois a fruta intensifica a prisão de ventre, um problema bastante comum na gravidez.

Benefícios da Goiaba para a saúde 6


Além de tudo o que já foi falado, a goiaba também tem outros benefícios. Ela alivia vertigens, tosses, vômitos, dor de garganta, dor de dente, contusões e até mesmo cólicas menstruais. Há quem diga também que a fruta é um santo remédio para ressaca. Em todo caso, lembre-se de que a ingestão diária de goiaba não pode passar de 4 porções por dia.

E aí? Se surpreendeu com os benefícios da goiaba para a saúde? Então não deixe de incluir essa fruta na sua dieta.

Recomendados para você: