banana

Você conhece todos os benefícios da banana? Gosto muito de estudar os alimentos e as vezes passo horas procurando informações de alguma coisa na internet. Minha avó tinha vários livros de nutrição saudável em casa  ( já contei aqui que ela era vegetariana e se importava muito com a alimentação )  e esse meu costume começou desde criança quando folheava para passar o tempo. Quando descubro algo sobre algum alimento eu começo a encarar o consumo dele de forma diferente, como se fosse um " bônus " de um jogo de vídeo game. Com a banana não foi diferente.

Certeza que depois de ler esse post você sairá correndo para comprar um cacho de bananas e ter todos os benefícios que eu vou te contar sobre o que essa fruta traz dentro da sua casquinha. Afinal é uma fruta bastante consumida aqui no Brasil mas nem sempre sabemos quais são as suas propriedades alimentícias fora ser muito gostosa.

Benefícios da banana

Acho que tudo de banana é bom, até aquele bombom da Garoto, o Caribe que vive sobrando nas caixas amarelas.  Bolo de banana é uma delícia, vitamina de banana com aveia e leite e o maravilhoso sorvete de banana. Mas pra que a banana serve? Se comer exagerar, engorda? Quantas bananas devo comer por dia? Tem diferença entre os tipos de bananas? Uma das vantagens da banana é que ela está disponível o ano inteiro. A época da banana vai de Janeiro a Janeiro e o preço é relativamente barato se comparado ao de outras frutas.  Uma fruta de fácil consumo, só descascar e comer em qualquer lugar.

Quem adora banana vai ficar feliz de saber o quanto ela é boa para a nossa saúde e quem ainda não tem o hábito de colocar no carrinho vai descobrir o que perdeu até agora. Por exemplo, sabiam que na banana contém três açúcares naturais – sacarose, frutose e glicose. Também é rica em fibras dietéticas e contém proteína. Por conta disso ela é um alimento que  dá uma instantânea e substancial elevação da energia.


Devemos comer quantas bananas por dia?

Pesquisas provam que apenas duas bananas fornecem energia suficiente para um treino intenso de 90 minutos. Não é à toa que sempre tem fotos de atletas comendo bananas e até o povo que abre e come banana no meio da academia.

benefícios-da-banana

Um alimento tão caprichado que além dos três tipos de açúcar vem turbinado com fibras dietéticas e contém proteína. Além das vitaminas e minerais, como a Vitamina A, Vitamina C, vitamina B, Ferro, Magnésio, Potássio, Manganês, Zinco e Fluoreto. Sendo assim ela também ajuda a curar ou prevenir um grande número de doenças. Sua saúde pode melhorar bastante adicionando apenas esse alimento a sua dieta. Doenças como depressão, anemia, úlcera e tantas outras podem ter o tratamento auxiliado com a banana. Sabiam dessa?

E mais, você sabia que uma batida de banana com mel pode dar um jeito na sua ressaca de forma mais eficaz do que suas outras receitas que você vem tentando? E outras doenças também, vamos falar de algumas delas e a forma como esse alimento age no nosso corpo.


Banana para  Depressão

Pessoas que sofrem de depressão se sentiram melhor depois de comer uma banana, isso acontece porque ela contém triptofano que é um tipo de proteína que o corpo converte em serotonina. Serotonina é conhecida por relaxar, melhorar o humor e, geralmente, fazer você se sentir mais feliz. Ou seja: a vitamina B6 regula os níveis de glicose no sangue, que podem afetar seu humor. Tá de mau humor, se sentindo desanimado, triste sem motivo aparente? Descasque uma banana!

benefícios-da-banana


Banana para anemia

Recentemente fiz um exame de sangue e ele alertou para um início de anemia. A anemia gera com o passar do tempo várias outras doenças crônicas e chatas por isso é importante fazer check ups e corrigir as faltas de nutrientes no organismo. Bananas estimulam a produção de hemoglobina no sangue e ajudam nos casos de anemia.

Banana para pressão alta

Como ela tem muito potássio e pouco sódio ela se torna uma aliada perfeita no combate da pressão arterial. Não vou explicar tudo tim tim por tim tim como funciona agora mas acredite que isso faz toda a diferença na composição do nosso corpo. Ela realmente reduz a pressão alta e com isso reduz os riscos de infarto.


Banana para o cérebro

Um estudo realizado na Inglaterra fez duzentos estudantes consumirem bananas no café, no lance e no almoço. O resultado da pesquisa foi além do esperado, foi observado que frutas com elevado teor de potássio além de ajudar na aprendizagem, deixam os alunos mais atentos. Então atenção aos pais de crianças em idade escolar, coloquem banana na lancheira!

benefícios-da-banana


Banana para intestino preso

Ao invés de comprar iogurtes caros ou pior ainda, comprar remédios, aumento o consumo da fruta porque funciona mesmo porque o levado teor de fibra ajuda a normalizar as funções intestinais, sem precisar recorrer a laxantes.

Xô constipação!

Uma vitamina de banana com mel pode ser mais eficaz para sua ressaca do que suas receitas batidas!

doutissima


Banana para ressaca

Essa dica eu não conhecia. Com o passar dos anos, anote aí, uma noite de festa faz um estrago de um dia inteiro. É bem ruim se sentir sem forças, nauseado e com dores de cabeça no dia seguinte. Uma das formas mais rápidas de curar uma ressaca é fazer uma vitamina de banana com leite e mel. A banana acalma o estômago e, com a ajuda do mel, eleva o baixo nível de açúcar no sangue, enquanto o leite suaviza e hidrata todo o teu sistema. Abasteça sua fruteira antes de ir pro bar.


Banana para azia

Quem sofre de azia acaba ficando com medo de comer, experimentar coisas diferentes e até com certo mau humor, não é verdade?  Aposte nas nossas amiguinhas amarelas porque elas têm efeito antiácido natural no corpo, por isso, se você sofre de azia, experimente comer uma banana para aliviar-se.

benefícios-da-banana


Bananas para enjôos matinais

Quem sofre com enjôos no período da manhã deve comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevado e evita as náuseas. Boa!

Banana para picadas de inseto

Quem tem alergia e fica com aquele inchado dolorido depois de ser atacado por mosquitos pode esfregar uma casca de banana no local. Use a parte de dentro. Os resultados diminuir a vermelhidão e a dor, são excelentes.

Bananas para úlceras

Comendo banana religiosamente todos os dias teremos benefícios  contra desordens intestinais, devido a sua textura. Também neutraliza a acidez e reduz a irritação, protegendo as paredes do estômago. O mesmo caso ali de cima da azia só que de forma mais contínua.

benefícios-da-banana

Clique aqui para ver o preparo de uma deliciosa receita de doce de banana.


Viram que alimento maravilhoso temos ao nosso alcance?

E se ficaram preocupados achando que banana engorda aqui abaixo as calorias de cada tipo de banana. Não são iguais de qualidade para qualidade, as mais doces são mais calóricas. A minha preferida,  a prata, não é tão calórica assim.

  • Banana-da-terra – 128 calorias e 1,5 g de fibras.
  • Banana ouro – 112 calorias e 2 g de fibras.
  • Banana prata – 98 calorias e 2 g de fibras.
  • Banana nanica – 92 calorias e 1,9 g de fibras.
  • Banana maçã – 87 calorias e 2,6 g de fibras.

Ainda bem que tenho bananas em casa! Quer saber mais sobre esta poderosa fruta? Clique aqui!


/Fonte das fotos/

Foto1- Boas práticas farmacêuticas
Foto2- Baby Digetz
Foto3- Health and heatlh living
Foto4- Today
Foto5- Conhecimento científico
Foto6- Doutíssima
Foto7- Conhecimento científico

Recomendados para você: