caminhada21

A caminhada deve ser praticada por todas aquelas pessoas que levam uma vida mais sedentária e necessitam exercícios físicos. Antes de sair caminhando é preciso consultar um médico para ele indicar se realmente a caminhada é recomendada, isso vale principalmente para as pessoas que tem uma vida sedentária.

Em uma hora de caminhada é possível perder de 200 a 400 calorias, variando de acordo com a idade, sexo, metabolismo e condicionamento físico da pessoa.

Os benefícios da caminhada são tantos que é até possível algum passar despercebido, listarei aqui os principais benefícios.

  • Reduz os problemas cardíacos, pois melhora a circulação e atividade do coração
  • De forma eficaz reduz as gorduras localizadas
  • Apresenta uma intensidade baixa, reduzindo o risco de lesão
  • Devido à facilidade é altamente recomendada para pessoas sedentárias que pretendem começar a se exercitar

Como toda atividade física a caminhada apresenta alguns riscos, por isso é preciso acompanhamento medico, e os batimentos do coração não devem ultrapassar 80% da frequência normal.

Para uma melhor eficácia é preciso praticar a caminhada de três a cinco vezes por semana e no mínimo 30 minutos. Caso você seja iniciante o ideal é caminhar um dia e descansar um dia, alternando descanso e exercício, até o corpo acostumar.

De fato, a caminhada é muito benéfica, como dissemos é preciso procurar um médico, para ele orientá-la como começar os exercícios. A escolha da roupa é também muito importante, opte por roupas leves e tecidos que deixar o ar circular, como o algodão, outra escolha importante é o tênis, opte por um modelo de corrida, com amortecedores e confortável, desta forma o impacto da caminhada será mais suave.