ballet-fitness

Se você está em busca de novos métodos para alcançar o corpo perfeito ou está simplesmente cansada dos mesmos exercícios e pensando seriamente em desistir da academia, que tal conhecer uma forma diferente de se exercitar?

Pois bem, conheça agora o ballet fitness! Promete substituir a musculação e a aeróbica e deixar a silhueta nos trinques.

O que é o ballet fitness?

Como o nome já diz, o estilo reúne os benefícios da aula de balé, mas sem o rigor do estudo da dança clássica. Com variações dos passos de dança, cria-se um circuito de exercícios feitos na barra e no chão e que trabalham diversos grupos musculares. E funciona tão bem que é possível emagrecer rápido, queimando até 790 calorias em meia hora de aula!

ballet-fitness

Criado há mais de dez anos pela professora Betina Dantas após sofrer uma lesão, o ballet fitness é um exercício interessante para quem gostaria de ter o corpo mais definido, porém sem exageros. As diferenças costumam ser notadas após 10 aulas, e os benefícios começam a surgir após um mês de prática. Além da queima de calorias, o método influi na postura, equilíbrio e na coordenação motora como um todo.

Como funcionam as aulas?

As aulas começam com exercícios de alongamento e passos de balé feito nas barras, porém não com o mesmo rigor esperado de profissionais. As etapas são adaptadas para serem mais seguras a quem não tem a mesma experiência e diminuir a incidência de lesões.

ballet-fitness3

Em seguida, os exercícios passam a se concentrar na região abdominal, braços e pernas, com uso de bastões, bolas, elásticos e fitas, utilizando como base os princípios do pilates e por último, passos coreografados. As aulas de ballet fitness podem até substituir a musculação e a aeróbica desde que sejam feitas de duas a três aulas por semana, já que propõem movimentos rápidos e de grande fortalecimento muscular mesmo sem uso de pesos ou aparelhos.

Quem pode praticar?

Podem praticar o ballet fitness pessoas acima dos 12 anos, mesmo sem ter prática ou contato anterior com a dança, embora seja desejável ter algum conhecimento de balé clássico e bom condicionamento físico.

ballet-fitness2

Lembre-se

A princípio não há contraindicações, mas o correto é que um profissional avalie se você tem condições de praticar a atividade, afinal não é só por 'estar na moda' que qualquer um pode fazer os exercícios ou que ele seja o mais adequado para as suas intenções.