Uma xícara de chá quentinho, além de confortar, pode trazer vários benefícios para o corpo. Quem tem problemas de digestão, especialmente, deve usufruir da bebida como uma alternativa para controlar melhor o funcionamento do organismo.

Existem várias ervas que possuem o poder intenso de melhorar a digestão e, se forem consumidos todos os dias podem acabar com os problemas de prisão de ventre e demais imperfeições do metabolismo. Se você quer eliminar esse grande problema, veja os tipos de chás que ajudam na digestão e acrescente em uma dieta eficaz no dia a dia e perca peso com saúde e bem estar.

Ervas e a digestão

Cada erva possui diferentes propriedades que podem ajudar, também, a combater enfermidades. Os chás digestivos são capazes de atenuar os sintomas de males como prisão de ventre, síndrome do intestino irritável, cólicas abdominais, resfriados e até mesmo asma.

Sucos para melhorar a digestão

Quem não gosta de bebidas quentes ou prefere a praticidade dos sucos, saiba que eles também trazem alivio para os problemas digestivos mesmo gelados ou em temperatura ambiente. As combinações de ervas, frutas e raízes são excelente para o funcionamento do sistema digestivo.

No post de hoje veremos vários chás e como prepará-los para termos os  melhores benefícios para nossa saúde. Depois das receitas dos melhores chás você encontrará uma seleção de receitas de sucos para fazer na sua casa. Lembrando que os chás e sucos que você vê aqui não substituem uma consulta ao médico especialista.

Chás digestivos

Chá de Boldo para melhorar a digestão
O chá de Boldo é uma excelente forma de aliviar a má digestão após refeições muito grandes ou cheias de gordura, pois o Boldo é uma planta medicinal que estimula o fígado a metabolizar as gorduras, tornando-as mais pequenas e mais fácil de serem digeridas, aliviando os sintomas de indigestão.

Ingredientes

·         10 g de folhas de Boldo

·         500 ml de água fervente

Modo de preparo

Colocar as folhas de Boldo na água fervente durante cerca de 10 minutos e depois coar. Beber quando surgem os sintomas ou 10 minutos após a refeição para evitar o surgimento de sintomas durante uma crise.


Chá de Erva-doce
A Erva-doce é uma planta que possui propriedades que estimulam a produção de fluidos intestinais e, por isso, é capaz de estimular o processo digestivo, aliviando sintomas de estofamento de estômago, dor gástrica ou arrotos frequentes, por exemplo.

Ingredientes

 

·         1 colher (de sobremesa) de Erva-doce

·         1 xícara de água fervente

·

Modo de preparo

Colocar a colher de Erva doce na xícara de água fervente, deixar repousar por 10 minutos e beber após as refeições quando surgem os sintomas de má-digestão.

Chá de Hortelã-pimenta
O chã de Hortelã-pimenta possui ação digestiva e anti-espasmódica capaz de equilibrar o processo digestivo e aliviar espasmos intestinais que também podem provocar dor de estômago devido ao acúmulo de gases intestinais ou em casos de intestino irritável.

Ingredientes

·         1 colher (de sobremesa) de folhas de Hortelã-pimenta

·         100 ml de água fervente

·

Modo de preparo

Colocar as folhas de Hortelã-pimenta na água fervente durante 10 minutos e depois coar a mistura. Beber antes das refeições e 10 minutos após, para evitar ou aliviar o surgimento de sintomas.

As melhorias na digestão são verificadas, geralmente, no primeiro dia após a ingestão desses chás, mas se após 3 dias bebendo um desses chás diariamente a digestão não melhorar, é necessário consultar um médico gastroenterologista para verificar se existe algum problema no aparelho digestório.

Chá de tomilho
Um bom chá para má digestão é o de tomilho com poejo. Este remédio caseiro para má digestão é eficaz porque estas plantas medicinais possuem propriedades que auxiliam a digestão dos alimentos, alcançando ótimos resultados em pouco tempo.

Ingredientes

·         1 xícara de água fervente

·         1 colher (chá) de tomilho

·         1 colher (chá) de poejo

·         1/2 colher (chá) de mel

Modo de preparo

Adicione à xícara de água fervente o tomilho e o poejo e deixe descansar por cerca de 3 a 5 minutos. A seguir coe e adoce com o mel. Beba 1 xícara deste chá sempre que os sintomas de má digestão estiverem presentes.

Chá de macela
Um excelente tratamento caseiro para má digestão é tomar o chá de macela diariamente porque ele possui propriedades calmantes e digestivas que são eficazes no combate a indigestão.

Ingredientes

·         10 g de flores de macela

·         1 colher de sopa de erva-doce

·         1 xícara de água fervente

Modo de preparo

Para preparar este remédio caseiro basta adicionar as flores de macela à água fervente, tapar e deixar repousar por 5 minutos. Filtrar e beber a seguir, sem adoçar, porque o açúcar pode prejudicar a digestão. Para o tratamento é recomendado tomar este chá de 3 a 4 vezes ao dia.

Chá verde
O chá verde com hortelã é uma ótima solução caseira para auxiliar a digestão porque ele estimula a produção de ácidos estomacais sendo uma ótima opção de remédio caseiro para quem está sentindo o estômago cheio e sofre com arrotos frequentes.

Ingredientes

·         1 colher (chá) de folhas secas de hortelã

·         1 xícara de água fervente

·         1 colher (chá) de folhas de chá verde

Modo de preparo

Adicionar as folhas de hortelã e de chá verde na xícara com água fervente, tapar e deixar repousar por cerca de 5 minutos. Filtrar e beber a seguir, sem adoçar porque o açúcar dificulta a digestão.

Uma outra boa dica para combater a má digestão é comer uma fruta como maça ou pera, e ir bebendo pequenos goles de água.

Chá de ervas
Um bom chá para melhorar a digestão é o chá de erva-doce com espinheira santa e boldo porque eles possuem propriedades que ajudam na digestão dos alimentos e limpam o fígado, tendo efeito rapidamente.

Ingredientes

·         1 litro de água

·         10 g de folhas de boldo

·         10 g de folhas de espinheira santa

·         10 g de sementes de erva-doce

Modo de preparo

Para fazer o chá ferva a água, tire do fogo e depois adicione as ervas e deixe descansar tapado até deixar de evaporar. Beba 1 xícara deste chá 4 vezes ao dia.

Além de tomar este chá é importante saber combinar bem os alimentos entre si, porque o consumo de alimentos ricos em fibras e de alimentos ricos em gordura numa mesma refeição é uma das principais causas da má digestão. Uma boa dica é quando fizer uma refeição “pesada”, como feijoada ou churrasco, por exemplo, ingerir uma pequena quantidade de alimentos e na sobremesa preferir uma fruta ao invés de um doce.

Sucos digestivos

Suco de salsa

A salsa é uma boa fonte de vitaminas A, B, C, E e K, e minerais. É também um ótimo diurético, conhecido pelas suas propriedades de cura para o sistema digestivo.

Ingredientes:

– 2 colheres de sopa de salsa picada
– 1 cenoura
– Água

Preparo:

– Descasque e pique a cenoura.
– Coloque ambos os ingredientes no liquidificador com um pouco de água e bata bem.
– Beba todos os dias após o almoço.

Suco de Cenoura e batata

O suco de ambos alimentos é recomendado para o tratamento da má digestão, azia, queimação estomacal, por isso, é considerado um ótimo remédio para gastrite.

Ingredientes:

– 2 cenouras médias
– 1 batata média
– 1/2 colher de chá de gengibre ralado
– Água

Preparo:

– Descasque e pique as cenouras e a batata.
– Coloque ingredientes no liquidificador e misture bem com um pouco de água.
– Beba esse suco diariamente se estiver com dores no estômago.

Suco de pepino e gengibre

O pepino ajuda a limpar o estômago e ajuda a melhorar a digestão, contribuindo também para tratar a prisão de ventre. Já o gengibre, auxilia de maneira muito eficaz para estimular a secreção dos sucos digestivos, além de proteger tubo digestivo.

Ingredientes:

– 1/2 pepino
– 1/2 colher de chá de gengibre ralado
– 1 colher de sopa de polpa de aloe vera

Preparo:

– Pique o pepino
– Bata todos os ingredientes no liquidificador.
– Coe e beba após as principais refeições.

Suco de maçã e abacate
Tanto a maçã como o abacate são ricos em fibras, que é perfeito para aliviar o ácido do estômago, azia e a sensação de vazio que causa a gastrite.

Ingredientes:

– 4 maçãs
– 2 abacates
– Água

Preparo:

– Retire a polpa dos abacates e corte as maçãs.
– Coloque os ingredientes em um liquidificador, e processe até misturar bem.
– Você pode adicionar água se o líquido ficar muito grosso.

Suco de mamão e banana
Essa bebida é ótima para consumir em caso de gastrite, pois não causa nenhuma irritação ao estômago. O mamão e a banana também são ótimos para melhorar a digestão.

Ingredientes:

– 1/2 mamão
– 2 bananas
– 1 xícara de iogurte
– 1/2 xícara de leite de arroz
– 1 colher de chá de mel
– 2 colheres de chá amêndoas picadas
– Água

Preparo:

– Descasque e corte a banana em pedaços.
– Retire a polpa do mamão.
– Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma consistência cremosa.
– Se ficar muito grosso, você pode adicionar mais leite de arroz na preparação.
– Beba todos os dias na parte da manhã.

Gostou das receitas? Se sentiu melhor? Passe esse link para alguém que você sabe que também irá aproveitar as dicas.

Recomendados para você: