Cada vez mais as pessoas buscam por tratamentos alternativos para curar doenças. Essa é uma forma de evitar que o organismo receba uma carga muito grande de medicamentos. Entre tantos tratamentos que existem, hoje vamos falar da Auriculoterapia, como ela funciona e quais são os seus benefícios.

O que é a Auriculoterapia?

Como o próprio nome já diz a Auriculoterapia é um tratamento alternativo feito através da orelha. Você sabia que a nossa orelha possui inúmeros pontos que quando são estimulados enviam ondas para o cérebro que melhoram problemas de saúde, como alívio de dores localizadas, promove a sensação de equilíbrio e relaxamento do corpo? Pois bem, vamos ao tratamento – a Auriculoterapia trata doenças através dos pontos de irrigação nas orelhas, que ao serem estimulados tratam doenças como enxaquecas, alivia as dores em geral, trata a insônia, também trata a depressão.

Como a Auriculoterapia é um tratamento alternativo ele é usado, depois que a medicina convencional dá o diagnóstico, e junto com o tratamento feito com fármacos promove com maior intensidade alívio das doenças e até mesmo a cura de algumas delas, como: dores no corpo, tabagismo, depressão, enxaqueca, baixa energia, desânimo. Outro propósito dessa técnica é o emagrecimento, pois como ela controla o estresse e a ansiedade a pessoa come menos alimentos e acaba emagrecendo.

Talvez você também goste de ler:

Acupuntura: efeitos e benefícios

Dermoabrasão de cicatrizes e acnes

Benefícios da Auriculoterapia

A Auriculoterapia traz inúmeros benefícios ao organismo, milhares de pessoas estão adotando a técnica para curar doenças. Você sabia que a orelha é o principal órgão do corpo humano para tratar qualquer tipo de dor? Veja os benefícios da Auriculoterapia abaixo:

– Trata a dor lombar e de cabeça,

– Trata problemas de pele (dermatites),

– Trata problemas neurológicos e vasculares, tais como esclerose múltipla e hipertensão arterial e muitos outros, como já foi visto acima.

Quando a Auriculoterapia pode ser usada?

A Auriculoterapia pode e deve ser usada quando:

– Ocorrer dores provenientes de câncer, e herpes zoster, quando a mesma é diagnosticada no início;

– Para tratar problemas emocionais, como depressão, entre outros que envolvam o sistema nervoso central;

– Para tratar vícios, como o tabagismo;

– Também deve ser usada para potencializar os efeitos dos tratamentos medicamentosos, pois além de aumentar a absorção, também aumenta a eliminação acelerando o metabolismo.

Como é feita a Auriculoterapia?

A Auriculoterapia é feita com agulhas, e uma das suas vantagens é que a técnica é muito fácil para aprender a dominar, pois seus instrumentos são acessíveis e podem ser agulhas, esferas e sementes. A técnica pode ser aplicada junto com outra terapia, os seus efeitos são muito rápidos e eficazes, e o melhor é que já foram testados há mais de 2.500 anos, pois essa é uma técnica milenar baseada na Medicina Tradicional Chinesa (MTC).

Como funciona a auriculoterapia

Quando não deve ser usada a Ariculoterapia

A Ariculoterapia é contraindicada em pacientes que se encaixam nos requisitos abaixo:

– Mulheres grávidas;

– Casos em que a pessoa apresenta risco de vida ou que possui doenças inflamatórias;

– Pessoas que apresentam alergia ao material utilizado;

Vale lembrar que todo tratamento feito por Auriculoterapia deve ser feito com indicação de um profissional qualificado e nunca deve ser usado substituindo tratamentos de doenças graves. O número de sessões de Auriculoterapia depende de cada paciente e da sua necessidade.

Espero que tenha ajudado você a entender essa técnica milenar e de excelentes resultados.

Recomendados para você: