A prática de atividade física é algo que só traz benefícios à saúde. Quem treina regularmente favorece o funcionamento do organismo como um todo e também previne uma série de doenças que colocam a qualidade de vida em risco, como é o caso das enfermidades cardíacas, diabetes e problemas neurológicos. Quando a rotina de exercícios é combinada a uma dieta alimentar equilibrada, os benefícios são ainda maiores.

Todas as pessoas devem reservar um tempo para praticar exercícios. O ideal é deixar um horário na agenda específico para a atividade física, pelo menos três vezes por semana. Quem não tem o costume de se exercitar deve começar investindo nas atividades leves, como caminhar ou andar de bicicleta. Trinta minutos diários de exercícios é suficiente para os iniciantes.

Conheça os principais benefícios dos exercícios físicos. (Foto: Divulgação)
Conheça os principais benefícios dos exercícios físicos. (Foto: Divulgação)

Atividade física

Fazer atividade física significa aumentar o gasto energético do corpo. Portanto, há meios de realizar adaptações no dia-a-dia para conseguir dobrar o trabalho do metabolismo, sem necessariamente praticar um esporte. As tarefas da rotina, como subir escadas, carregar sacolas de compra, varrer a casa e lavar o carro, são apenas algumas atividades ocupacionais que ajudam a exercitar.

A vida moderna, no entanto, tem reduzido o gasto energético de muita gente. As pessoas não levantam mais do sofá para mudar o canal da TV, tão pouco substituem a comodidade do elevador pela escada ou deixam de usar o carro para ir a pé ao trabalho. O estilo de vida sedentário está presente na maioria das famílias e se torna cada vez mais preocupante.


Atividades Físicas Benefícios para saúde 8

Benefícios da atividade física

Do total de pessoas que vivem nos grandes centros urbanos, 70% são classificadas como sedentárias e apenas 30% como ativas. Do percentual de indivíduos ativos, apenas 5% pratica atividade física por uma opção saudável de vida e 25% se exercitam por necessidade. Traduzindo em miúdos, existem poucas pessoas se exercitando e, quando realizam um tipo de atividade física, fazem isso por obrigação. Para que você consiga entender a importância de praticar exercícios, o Muito Chique separou 15 benefícios das atividades físicas. Confira:

1. Atividade física controla o peso

Praticar exercícios físicos é uma ótima estratégia para conseguir controlar o ganho de peso. A prática estimula a queima de gordura corporal, por isso ajuda a manter “as pazes” com a balança. Veja algumas sugestões de exercícios físicos para emagrecer de forma rápida e saudável.

Atividades Físicas Benefícios para saúde 7

2. Melhora o funcionamento do cérebro

Os exercícios físicos garantem o bom funcionamento do sistema nervoso central, o que acaba beneficiando diretamente o funcionamento do cérebro. Em outras palavras, a pessoa passa a ter mais facilidade de concentração, aprendizagem e memorização.

3. Diminui os sintomas da depressão

Quem pratica atividade física produz mais serotonina, um hormônio que está diretamente ligado ao bem-estar. Dessa forma, é possível reduzir os principais sintomas que estão associados à depressão, como ansiedade, estresse e mau humor.

Atividades Físicas Benefícios para saúde 6

4. Contribui com a capacidade respiratória

A capacidade de consumir oxigênio se torna ainda melhor na vida das pessoas que possuem o hábito de praticar exercícios físicos. Portanto, cria-se uma resistência da musculatura pulmonar e o sistema respiratório se torna muito mais resistente.

5. Previne doenças cardiovasculares

O coração é outro órgão vital que acaba sendo beneficiado por causa da prática de atividades físicas, isso porque os exercícios melhoram o sistema circulatório e a vascularização.

6. Diminui colesterol ruim

Com o avançar da idade, muitas pessoas passam a sofrer com o aumento do colesterol ruim, também conhecido como LDL. O alto nível dessa gordura pode desencadear sérios problemas no coração e, até mesmo, levar a um infarto. Para evitar esse tipo de problema, os especialistas recomendam manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente. Conheça uma lista de alimentos que ajudam a combater o colesterol.

7. Aumenta o colesterol bom

Quem tem o costume de se exercitar todos os dias consegue manter os níveis de colesterol bom (HDL) no organismo. Esse tipo de “gordura do bem” previne doenças sérias, como derrame cerebral e Mal de Alzheimer.

Atividades Físicas Benefícios para saúde 4

8. Previne diabetes

O diabetes tipo II é uma doença crônica que se desenvolve na medida em que o organismo se torna resistente à insulina. O diagnóstico positivo está diretamente relacionado ao sedentarismo e a obesidade. Portanto, quem tem o costume de fazer exercícios físicos previne o ganho de peso e consegue, consequentemente, controlar os níveis glicêmicos.

9. Faz bem para a coluna

Praticar atividade física é uma ótima estratégia para melhorar a postura e prevenir dores na coluna. Os especialistas acreditam que os exercícios fortalecem a musculatura lombar e previnem problemas futuros nessa região do corpo.

Atividades Físicas Benefícios para saúde 3

10. Atividade física combate a insônia

Os cientistas, ao longo dos anos, realizaram estudos para entender melhor a insônia e a forma de combatê-la. Uma dica bem interessante para acabar com o problema é criar uma rotina de exercícios físicos. Isso mesmo! A malhação usa a energia do corpo e causa cansaço, por isso a pessoa sente vontade e necessidade de relaxar. O ideal é praticar um esporte leve duas horas antes de dormir.

11. Melhora a flexibilidade

O exercício físico, seja ele de maior ou menor intensidade, contribui com a flexibilidade do corpo. Os ligamentos e tendões se tornam mais flexíveis, facilitando os movimentos.

Exercicios-fisicos

12. Previne câncer

Praticar exercícios físicos também é uma poderosa estratégia para prevenir doenças oncológicas. Em outras palavras, quem treina regularmente consegue minimizar as chances de desenvolver câncer de próstata, útero, intestino grosso e mama.

13. Melhora a aparência da pele

Várias pesquisas já mostraram que o exercício físico é capaz de rejuvenescer a pele. Isso acontece porque a contração muscular promove a renovação das células. Enfim, a cada treino é possível retardar um pouco mais o processo de envelhecimento. Os benefícios para pele são ainda maiores se a pessoa tem o costume de aplicar protetor solar antes de se exercitar ao ar livre.

Atividades Físicas Benefícios para saúde 9

14. Atividade física ajuda a socializar

Os exercícios físicos influenciam diretamente na vida social do indivíduo. Na medida em que pratica um esporte ou faz uma caminhada ao ar livre, ele interage com outras pessoas e até mesmo faz novas amizades. Em suma, a atividade melhora muito o convívio social.

15. Aumenta a autoestima

A prática de exercícios aumenta a autoestima, pois a pessoa passa a se sentir satisfeita com o seu próprio corpo. A liberação de endorfina a cada novo treino também contribui com essa “valorização de si mesmo”.

E aí? O que você está esperando para praticar exercícios? Uma rotina de atividades físicas pode ser o segredo de uma vida saudável e feliz. Mexa-se já!

Recomendados para você: