infeccao-urinaria

A ardência ao urinar é um dos principais sintomas da cistite, uma infecção na bexiga. O problema tem diferentes causas e pode ser tratado, desde que a pessoa busque ajuda médica e adote as devidas medidas de prognóstico. Algumas pessoas estão mais propensas a desenvolver cistite, como é o caso daquelas que usam cateter urinário por muito tempo, que possuem cálculo renal, imunidade baixa, uma vida sexual ativa ou usam diafragma como método contraceptivo. Em todo caso, é preciso compreender melhor as causas, sintomas e tratamento dessa doença para conseguir acabar definitivamente com a ardência ao urinar.

Cistite

A cistite é um tipo de infecção que afeta a bexiga, sendo mais frequente nas mulheres do que nos homens. A doença normalmente está associada às bactérias da vagina, que se deslocam para a uretra e, depois, para dentro da bexiga. Também existe a possibilidade da cistite ser causada pela Escherichia coli, um microrganismo que vive no intestino e tem papel muito importante no processo de digestão. As características anatômicas de uma mulher favorecem o aparecimento de cistite. Contudo, homens e crianças também estão sujeitos à doença.


Ardência ao urinar Você pode estar com cistite

Quais as causas da cistite?

A causa da cistite depende do lugar afetado, que pode ser a uretra, os rins, a bexiga ou ureteres. No caso da cistite bacteriana, a grande causa é quando bactérias de fora do corpo invadem o sistema urinário. Entre as mulheres, isso é muito frequente após as relações sexuais.

Dor ao fazer xixi

A pessoa também pode sofrer com ardência ao urinar por conta de uma infecção urinária hospitalar. Isso acontece quando o cateter é colocado através da uretra para coletar urina, logo após uma cirurgia. Existem ainda a cistite não-infecciosa, que não resulta necessariamente de uma infecção, mas pode inflamar a bexiga.

Leia também: Cistite na Gravidez

Ardência ao urinar Você pode estar com cistite 9


 

Sintomas de cistite

A ardência ao urinar não é o único sintoma de cistite. Quem sofre dessa doença também pode ter:

– dores na bexiga;
– dores no baixo ventre;
– dor nas costas;
– desejo constante de ir ao banheiro;
– febre baixa;
– vontade frequente de urinar;
– sangue na urina;
– desconforto pélvico;


 

Infecção urinária

Assim que os sintomas de cistite forem identificados, é muito importante procurar um hospital e realizar os exames necessários, ou seja, que são capazes de confirmar ou não o diagnóstico. O paciente normalmente é submetido a uma análise clínica, isto é, o médico faz várias perguntas para ter certeza do quadro. Em alguns casos, também é comum pedir exames como cistoscopia, raio-x ou simplesmente o exame de urina.

Ardência ao urinar Você pode estar com cistite 3

Para aproveitar ao máximo a consulta médica, você deve elaborar uma lista de questões para interrogar o médico. Abra todas as suas dúvidas: quais são as possíveis causas? Há riscos de complicações? Qual o tratamento recomendado? O que pode ser feito para aliviar a dor? O que fazer para a doença não voltar?

É somente através da consulta médica que o paciente consegue conhecer melhor o seu problema. Ele pode até suspeitar de cistite, mas o sintoma de ardência ao urinar pode estar associado à outra enfermidade, como gonorreia, herpes genital, candidíase, inflamação na vagina, cálculo renal, trauma na região pélvica e até mesmo tumor.


Tratamentos para cistite

Kundin entscheidet sich in Apotheke

O tratamento para cistite depende muito das causas da doença. O método usado para curar uma cistite bacteriana pode não ser o mesmo da cistite intersticial e vice-versa. Em geral, os médicos receitam antibióticos ou quimioterápicos. A escolha dos remédios depende, unicamente, do tipo de bactéria diagnosticada no exame laboratorial.

Diferentes medicamentos são usados para tratar a cistite e, consequentemente, a ardência ao urinar. Entre os fármacos mais receitados, vale destacar o ciprofloxacino. Em todo caso, é fundamental que o paciente siga à risca as orientações do médico e jamais se automedique. O tempo recomendado deve ser respeitado, assim como o número de doses. Somente dessa forma o tratamento terá o efeito esperado.

Ardência ao urinar Você pode estar com cistite 2


Como aliviar a ardência ao urinar

Ninguém merece sentir dor ou incômodo na hora de ir ao banheiro. Portanto, vale à pena seguir algumas recomendações para aliviar essa sensação de ardência:

Beba água!

Beber água é uma forma de estimular o funcionamento do sistema urinário e, assim, expelir as bactérias que insistem em prejudicar a bexiga. Portanto, consuma dois litros ou mais por dia.

Ardência ao urinar Você pode estar com cistite 6

Não segure xixi

Segurar a urina por muito tempo pode afetar o trato urinário e aumentar a sensação de ardência. O ideal é ir ao banheiro sempre que sentir vontade, ou seja, urinar com frequência.

Preocupe-se com a higiene pessoal

É muito importante fazer a limpeza da região íntima, sobretudo depois de evacuar. O ideal é usar o papel higiênico sempre de frente para trás, para não facilitar o transporte das bactérias até a uretra. Outra dica: sempre que possível, lave bem com água e sabão.

Ardência ao urinar Você pode estar com cistite 7

Cuidado com as roupas justas

Essa história de usar calça colada ou qualquer roupa justa o dia todo pode não ser uma boa ideia para quem sofre de cistite. Isso ajuda a reter calor e umidade nas partes íntimas, o que faz as bactérias se proliferarem.

Troque o absorvente

Algumas mulheres não cuidam bem da higiene íntima e acabam permanecendo com o mesmo absorvente por várias horas. Isso não é certo! O ideal é fazer a troca com frequência para evitar a proliferação de bactérias.. Evite substâncias que irritam o trato urinário. Existem algumas substâncias que irritam o sistema urinário, por isso acabam contribuindo com a ardência ao urinar. Para evitar esse problema, é recomendado abrir mão dos temperos fortes, da cafeína, das bebidas alcóolicas e do cigarro.

Atenção à relação sexual

Todo cuidado é pouco para que a relação sexual não se torne um problema. Em geral, as recomendações são: não use diafragma e urine logo após o sexo (isso impede que as bactérias cheguem até a uretra).


Tome suco de cranberry

Ardência ao urinar Você pode estar com cistite 8

Algumas pesquisas revelam que o suco de cranberry é um poderoso aliado contra a cistite. Isso acontece porque a frutinha é rica em proantocianidina, uma substância que ajuda a combater a proliferação de bactérias no trato urinário. As mesmas recomendações citadas acima servem para quem está querendo prevenir um futuro caso de cistite ou o retorno dessa doença que atinge o trato urinário.

Como diagnostificar e como tratar a cistite