Os transtornos alimentares são problemas sérios que atingem milhares de pessoas ao redor do mundo e exigem atenção. Muitas pessoas já foram a óbito pela falta de um devido tratamento e isso aconteceu pela falta de atenção das pessoas ao seu redor ou, em muitos casos, da própria pessoa que recusa se tratar. Hoje você aprenderá o que é a anorexia, verá os seus sintomas e como é o tratamento.

Anorexia o que é?

A anorexia é um transtorno alimentar em que o paciente não aceita o seu corpo da forma como ele é, mais especificamente não enxerga o seu corpo corretamente. Quando se olha no espelho, o paciente enxerga um corpo maior do que realmente possui e isso leva a um distúrbio alimentar, em que o paciente quer perder peso a qualquer custo. O paciente acaba perdendo peso de uma forma totalmente inadequada e essa doença ainda contribui para o desenvolvimento de problemas psicológicos, fisiológicos e sociais. O paciente com anorexia fica propício a desenvolver bulimia.

Leia aqui também:

Sintomas da Anorexia

A pessoa com anorexia tende a apresentar diversos tipos de comportamentos. Ela pode demonstrar medo ou fobia de engordar, assim como se recusar em manter o peso considerado ideal. Essa pessoa também enxerga sua imagem corporal de forma distorcida e se recusa a admitir a gravidade da sua perda de peso.

Pode acontecer ainda da menstruação ser interrompida e ficar sem vir por 3 ciclos ou mais, na hora de comer fica apenas mexendo com a comida no prato e corta-a em pequenos pedaços. Outros sintomas bem comuns são: atrofia muscular, boca seca, perda de resistência óssea, constipação, fadiga, insônia, depressão, desidratação, perda de gordura corporal, pele manchada ou amarelada, sensibilidade ao frio, tonturas, desmaios, entre outros.

Causas da anorexia

A real causa da anorexia ainda não foi descoberta, mas os especialistas acreditam que fatores biológicos, psicológicos e ambientais podem influenciar, principalmente quando acontece algo na vida do indivíduo, como separação dos pais, perda de emprego, morte de algum familiar. Acredita-se que os hormônios também podem desempenhar um papel importante no desenvolvimento da doença, assim como atitudes sociais.

Tratamento para anorexia

A anorexia tem cura, mas a pessoa com o transtorno precisará passar por diferentes tipos de tratamento. O objetivo será recuperar o peso corporal, assim como os hábitos alimentares saudáveis, mas também será preciso tratar o lado psicológico. As táticas adotadas durante o tratamento são: realizar atividades físicas e seguir um cronograma de alimentação previsto pelo nutricionista, permanecia no hospital em alguns casos, consultas com psicológicos e psiquiatras.

Anorexia nervosa

A anorexia nervosa pode levar à morte. A anorexia nervosa é quando uma pessoa tem a anorexia, realiza o tratamento, mas a anorexia retorna constantemente. Já existem programas que ajudam esse tipo de pessoas, mas é preciso tomar cuidado. O mais indicado é tratar logo no início da anorexia, para que ela não piore.