Amenorreia (Ausência da menstruação) 3

Amenorreia é a ausência de menstruação, problema que afeta muitas mulheres e pode sinalizar a presença de alguma doença. O distúrbio, caracterizado pela ausência de menstruação, se manifesta a partir do momento em que se perde três ciclos menstruais consecutivos. A menstruação é uma descamação das paredes internas do útero, quando não há fecundação. Um ciclo menstrual normal dura de 25 a 35 dias. Quando a mulher não menstrua com a periodicidade certa, ela pode estar sofrendo de amenorreia.

Se o ciclo menstrual está atrasado por mais de três meses, pode ser Amenorreia. (Foto: Divulgação)
Se o ciclo menstrual está atrasado por mais de três meses, pode ser Amenorreia. (Foto: Divulgação)

Causas de amenorreia

Existem dois tipos de amenorreia: primária e secundária. A primária acontece quando a menina chega aos 16 anos de idade e ainda não teve a primeira menstruação. Já a secundária se manifesta quando as mulheres com ciclos normais param de menstruar por mais de três meses. (Conheça as causas do atraso menstrual).

Razões normais

Diversas causas podem desencadear um quadro de amenorreia. Existem razões que são consideradas normais, como é o caso da gravidez, da amamentação e da menopausa.

A falta de menstruação pode ser causada por distúrbios hormonais. (Foto: Divulgação)
A falta de menstruação pode ser causada por distúrbios hormonais. (Foto: Divulgação)

Distúrbios hormonais

A mulher também pode sofrer com ausência de menstruação quando tem algum tipo de desiquilíbrio hormonal, como é o caso da síndrome dos ovários policísticos, do hipotireoidismo e da menopausa prematura.

Problemas estruturais

Se o órgão genital feminino apresenta algum tipo de problema de estrutura, então a mulher pode sofrer de amenorreia.

Hábitos prejudiciais

O ciclo menstrual pode se ausentar quando a mulher exagera na quantidade de exercícios físicos e toma hormônios masculinos para ganhar músculos. A amenorreia também pode estar associada a um caso de anorexia, que resulta em perda de peso muito rápida e prejudicial.

Sintomas de amenorreia

A amenorreia é caracterizada, sobretudo, pela falta de menstruação. No entanto, ela pode vir acompanhada de outros sintomas, como queda de cabelo, alterações na visão, dor de cabeça, acne e excesso de pelos.

Como tratar amenorreia?

O médico indicará o melhor tratamento. (Foto: Divulgação)
O médico indicará o melhor tratamento. (Foto: Divulgação)

Se a menstruação atrasar por mais de três ciclos consecutivos, é muito importante procurar ajuda médica. O profissional de saúde fará exames para ter certeza do diagnóstico. O tratamento, por sua vez, depende muito da situação que está causando a ausência de menstruação. No caso da amenorreia primária, desencadeada por defeitos congênitos, a adolescente precisa tomar medicamentos para estabelecer as suas condições hormonais. Por outro lado, se o problema é causado por um câncer, então o tratamento consiste na quimioterapia. Se você sofre de amenorreia, procure um médico o quanto antes. Se for preciso conviver com o problema, então adote um estilo de vida saudável e realize o tratamento recomendado.