ho1

Algumas alterações hormonais podem simplesmente acontecer em nosso organismo por alguns motivos e muitas vezes nem percebemos. Por isso, é preciso ficar atenta aos sinais que o corpo dá, qualquer alteração ou sintoma diferente deve ser observado e analisado por um médico para que o tratamento certo seja realizado.

A mulher pode passar por períodos sem menstruar ou desenvolver males como o ovário policístico, doenças da tireoide e insuficiência ovariana prematura. Além disso, quedas de cabelo podem ocorrer juntamente com sintomas de fraqueza, boca seca e o aparecimento de pelos no rosto. Neste caso, os tratamentos podem ser feitos via oral, com medicações injetáveis ou loções e xampus terapêuticos.

Menopausa

As alterações hormonais ocorridas durante a menopausa podem ser vistas por meio de ondas de calor, cansaço, surgimento da osteoporose e de gordura no abdômen, perda da libido e depressão. Tais mudanças podem ocorrer por volta dos 50 anos ou antes, nos 40.

Mas o mais comum é entre os 45 e os 55 anos. Terapias de reposição hormonal ou melhoras na suplementação alimentar, como o consumo de soja faz com que os sintomas da menopausa sejam atenuados.

ho2

TPM (Tensão Pré-Menstrual)

Quando chega a TPM, a mulher sente na pele as oscilações de humor que variam entre sensibilidade e irritabilidade. Isso acontece pois o aumento do hormônio progesterona é maior. Os sintomas mais comuns são: depressão, dor nas mamas, aumento de apetite (mais precisamente com doces), dor de cabeça e inchaços.

Existem vitaminas e fitoterápicos que servem como antidepressivos. Mas isso só dependerá da gravidade dos sintomas e de uma avaliação médica precisa.

ho3

Prática de exercícios físicos

Para manter uma vida e o organismo equilibrados, faça exercícios físicos regularmente, que irão aliviar o estresse, além de manter os níveis hormonais mais estáveis.

ho4