Não é à toa que escolhi falar sobre os alimentos que contém ferro aqui no Muito chique hoje. Depois de passar por dois tratamento de anemia em um ano tive que mudar um pouco a alimentação porque a anemia estava voltando.  Alguns alimentos que nunca apareciam nos meus pratos começaram a virar protagonistas da minha dieta porque com saúde não se brinca.

Alimentos que contém ferro

A verdade é que a gente não leva muito a sério a história da anemia mas ela é seríssima! Um corpo fraco está suscetível a todo tipo de infecções e doenças e a partir daí é que o perigo aumenta. O ferro precisa estar presente na nossa alimentação diária e apenas o médico é que pode indicar a suplementação de ferro durante o tratamento ( que em média dura três meses ).

Alimentos que contém Ferro - Dicas de alimentação

Se você deseja melhorar a alimentação da sua família colocando mais ferro no dia a dia de vocês saiba que essa é uma decisão maravilhosa. Vou te ajudar falando dos alimentos que mais tem ferro para que eles pulem dessa listinha direto pro seu carrinho de compras. Se não comprar eles não aparecem prontos, mude a lista e ganhe saúde.

Dicas de alimentação saudável

Se você se pergunta porque o ferro é tão importante na nossa alimentação saiba que está fazendo a pergunta certa. Saiba que ele é um mineral essencial para o bom funcionamento do organismo porque atua principalmente na produção das células vermelhas do sangue e na manutenção do sistema imunológico. O Ferro é o principal componente da hemoglobina, molécula que permite a absorção e o transporte de oxigênio pelo corpo, a sua falta pode causar problemas relacionados a respiração celular.


Alimentos que contém Ferro - Dicas de alimentação

O que é o Ferro

Existem alguns mitos no consumo do ferro e vamos  conhecer o que a ciência diz sobre ele. O ferro é um elemento de origem mineral e que pode se manifestar nos alimentos em duas formas químicas diferentes. Existe o ferro não hemínico, ou ferro “não heme" (também denominado por vezes de “inorgânico), que se encontra presente nos vegetais, leite e ovos. Já ouviram falar disso?

Estes alimentos só contêm este tipo específico de ferro, embora na carne e no peixe o ferro não heme constitua cerca de 65% do total. O ferro heme, “hemínico” ou orgânico só se encontra na carne e no peixe, constituindo 35% do total de ferro contido nestes alimentos

Alimentos que contém Ferro - Dicas de alimentação

Ele, independentemente do seu tipo, seja ferro “heme” ou ferro “não heme”, possui uma taxa reduzida de absorção. As taxas variam conforme o tipo, mas a absorção nos vegetais em geral é de 10%, do peixe cerca de 15% e da soja e seus derivados cerca de 20%.

O tipo de alimento que apresenta uma maior taxa de absorção de ferro é o grupo das carnes, registando-se 30% de absorção efetiva. Daí que vem essa dúvida se é melhor comer carnes ou não em relação ao ferro. A questão é absorção.

Nesse vídeo temos um pouco sobre o consumo do ferro através dos alimentos.

Alimentos ricos em ferro: Fígado

Alimentos que contém Ferro - Dicas de alimentação

Fígado é a parte da carne mais bem abastecida com ferro. Uma fatia, por exemplo, nos dá 5mg do mineral, que deve ser ingerido em pequenas quantidades, devido ao alto nível de colesterol. O mais recomendado pelos especialistas é o fígado de porco, por apresentar além de ferro, altos níveis de vitamina C.

Alimentos que contém ferro: Sementes de abóbora

As sementes de abóbora, que podem ser apreciadas como petisco entre as refeições fornecem 15mg de ferro a cada 100g, ou 107% da necessidade diária do mineral.

Alimentos que contém Ferro - Dicas de alimentação

Alimentos ricos em ferro: Feijão


Alimentos que contém Ferro - Dicas de alimentação

Tido como um dos alimentos mais ricos em Ferro e sendo o branco a variação mais nutritiva da família dos feijões, ele também contêm proteínas e fibras, as últimas, essenciais para evitar a constipação intestinal.

O grão possui uma proteína chamada faseolamina, que inibe o processo de digestão do carboidrato (amido) presente no arroz, pão, biscoito, batata e massas. A proteína retarda, inibindo a absorção de açúcares no sangue.

Alimentos que contém ferro: Frutos do mar

Frutos do mar, principalmente as ostras, mariscos, mexilhões e lulas possuem altas taxas de ferro. As ostras podem ter, por exemplo, entre 3 a 5 mg do nutriente (rico também em zinco e vitamina B12). Outros frutos do mar que são ricos em ferro, mas em pequena quantidade são o salmão e o atum.

Alimentos que contém ferro: Espinafre cozido

O Espinafre é um excelente fonte de ferro, embora cozinha-lo irá ajuda seu corpo absorver seus nutrientes mais facilmente. Apenas uma xícara de espinafre cozido contêm cerca de 6 mg de ferro, bem como proteínas, fibras, Cálcio, vitamina A e vitamina E.

Alimentos que contém ferro: Lentilhas

As Lentilhas são um legume rico em ferro, as lentilhas cozidas oferecem cerca de 6 mg do mineral por xícara, além disso elas são ricas em fibras, ajuda reduz o colesterol entre outros benefícios. Lentilhas também são um ingrediente extremamente versátil na cozinha, fazendo um ótimo complemento em tudo, desde sopas à saladas.

Alimentos que contém: Sementes de gergelim

As Sementes de gergelim tem um sabor maravilhoso e são uma rica fonte de ferro. elas contêm cerca de 20 mg de ferro por xícara, além de ser excelente fonte de cobre, fósforo, Vitamina E e Zinco. Uma maneira fácil de incorporar a Sementes de Gergelim em sua dieta é adicioná-los a uma salada ou sucos detox.

Alimentos que contém ferro:  Grãos integrais

Grãos integrais como a aveia e a cevada fazem parte do grupo de alimentos ricos em ferro. Em 100g desses grãos cozidos é possível encontrar cerca de 12% do mineral, mas deve-se levar em consideração o acompanhamento, que quando muito industrial tem os níveis de ferro reduzidos.

Alimentos que contém ferro:  Carne de cordeiro

100 gramas de carne de cordeiro há 3,8mg de ferro. A carne é uma das mais ricas do nutriente e costuma fazer sucesso Brasil à fora. Ele contém, além do ferro, o manganês, o selênio e a proteína. O nutriente encontrado no cordeiro é facilmente absorvido pelo organismo, fornecendo cerca de 20% da recomendação diária.

Alimentos que contém ferro: Soja

Meia xícara de soja já fornece mais de 4mg de ferro. Composto também por cobre, fibras, vitaminas, aminoácidos e manganês, a soja ajuda a manter vasos sanguíneos e o sistema imunológico em perfeitas condições, assim como auxilia futuros processos químicos do corpo.

Alimentos que contém ferro:  Grão de bico

Grão de bico é outro legume rico em ferro. Um copo tem quase 5mg do mineral, além de porções consideráveis de proteínas, que podem ser misturados à salsa ou à outros tipos de saladas.

Alimentos que contém ferro:  Cominho

O Cominho é um tempero rico em ferro. Ele tem certa de 0,6 mg de ferro para cada 2 grama de seu consumo.! Na prática: utilize-o para temperar carnes, peixes, massas e arroz. assim, está adicionando ferro em suas refeições.

Alimentos que contém ferro: Beterraba

A Beterraba é uma boa opção de alimentos ricos em ferro, já que ela tem 2,7 miligramas de ferro para cada 100 gramas de seu consumo.

Alimentos que contém ferro: Pão de cevada

O pão de cevada é uma opção para substituir o famoso pão francês. Além disso, ele é um boa opção de alimentos ricos em ferro, já que contêm cerca e 6,5 g para cada 100g de seu consumo.

Alimentos que contém ferro:  Chocolate meio amargo

Para terminar essa lista com o astral lá em cima vamos a maravilhosa descoberta dessa pesquisa: o chocolate meio amargo aparece em destaque entre os alimentos ricos em ferro. Porém, é recomendado o consumo do produto com 40% ou mais de cacau. Em cada porção de 100 g, ele garante cerca de 17 mg de ferro e altas doses de cálcio, magnésio e fósforo.

Frutas ricas em ferro

O morango, abacate, damasco seco, coco, cereja, uva rosa ou vermelha, uva passa e amora preta são frutas ricas em ferro. As nozes e amendoins são alimentos de origem vegetal com alto teor de ferro e uma excelente alternativa para enriquecer o lanche da tarde, por exemplo. Essas frutas também servem como alternativa complementar na prevenção e tratamento da anemia.

Como melhorar a absorção do ferro

Para potencializar a absorção do ferro presente nessas frutas deve-se evitar o consumo de alimentos com cálcio, como o leite, na mesma refeição, porque o cálcio diminui a absorção do ferro. A vantagem de utilizar frutas ricas em ferro é que estas são, em geral, ricas em vitamina C, elemento indispensável para a absorção do ferro de origem vegetal pelo organismo. Saiba quais os alimentos que acabam com a dieta, conheça os vilões.

 

Recomendados para você: