Alimentos que combatem o colesterol

Saúde
Alimentos que combatem o colesterol

Doenças silenciosas, mas mortais, como o infarto e o acidente vascular celebral (AVC) são, na maioria das vezes, causados pelo aumento excessivo do LDL no sangue, o chamado “colesterol ruim”. Para proteger sua saúde desses males, confira abaixo uma lista dos melhores alimentos usados no combate ao mau colesterol!

Aveia

avenaheart Alimentos que combatem o colesterol

A aveia é um dos alimentos de maior benefício para o coração e saúde em geral. Por ser riquíssima em fibras solúveis e betaglucanas, ela age "varrendo" as toxinas encontradas no organismo, e impede que os vasos sanguíneos possam ser obstruídos pelas gorduras derivadas do mau colesterol. O recomendado é consumir diariamente cerca de 3 colheres de sopa de aveia em flocos ou farelo.

Azeite de oliva

azeite reprod Alimentos que combatem o colesterol

O azeite possui em sua composição o ácido esteárico. Esse ácido sofre uma transformação no fígado passando a produzir o poderoso ácido oleico, uma substância que ajuda no combate ao colesterol ruim. Mas para usufrir das propriedades anticolesterol encontradas no azeite de oliva, é preciso que ele seja do tipo extra virgem (prefira os azeites que venham em embalagens de vidro escuras, que preservam os nutrientes encontrados no óleo) e consumido em temperatura ambiente e nunca aquecido.

Leguminosas

Grão-de-bico, todos os tipos de feijão e lentilha são ótimos aliados no controle do mau colesterol. Por serem fontes de fibras do tipo solúveis, eles colaboram no controle do LDL (colesterol ruim). O recomendado é consumir de três a quatro colheres de sopa desses alimentos por dia.

Farinha da casca do maracujá

Rica em fibras solúveis e antioxidantes, A farinha da casca do maracujá tem se mostrado uma excelente aliada no combate ao mau colesterol. O que se deve em grande parte também á pectina, uma substância encontrada na casca da fruta que tem o poder de diminuir o LDL. O recomendado é consumir diariamente uma a duas colheres de sopa da farinha. Que pode ser usada em sucos, vitaminas ou na mistura de bolos e tortas.

Sementes oleaginosas

oleaginosas1 Alimentos que combatem o colesterol

Fontes de ácidos graxos essenciais, como o ômega 6 e 9, também chamados de gorduras poliinsaturadas ou gorduras do bem, as sementes e frutas oleaginosas (entram para essa categoria as castanhas-do-pará, castanha de caju, pistache, amêndoas, nozes e amendoim)  contribuem para manter o mau colesterol sempre controlado no sangue. Elas devem ser consumidas diariamente; sendo excelentes lanches para quando bate aquela fome no período da tarde, por exemplo.

Peixes de água fria

salmaoo Alimentos que combatem o colesterol

Para combater o mau colesterol, substitua as carnes vermelhas pelas encontadas nos peixes de água fria, como salmão e o arenque. Existem ainda opções mais baratas desses peixes e tão saudáveis quanto, a exemplo do atum e da sardinha. Fontes de ômega 3, eles ajudam a desentupir os vasos sanguíneos, evitando que o colesterol fique elevado. O ideal é consumi-los ao menos 3 vezes por semana.

Linhaça

aveia e linhaça Alimentos que combatem o colesterol

Por ter em sua composição ácido linoléico, lignana e o ômega 3, a linhaça entra para a lista dos alimentos amigos e protetores do coração. A semente contribui para desinflamar as células e manter o colesterol sob controle. A maneira mais simples de usar a linhaça na alimentação é na forma de farinha. A quantidade ideal é ma uma a duas colheres de sopa diariamente.

Este artigo foi útil para você? Sim Não
Deixe seu comentário pelo Facebook: