alimentos-que-aumentam-a-imunidade

Os alimentos que aumentam a imunidade são aqueles que ajudam a tornar o organismo mais resistente e previnem uma série de doenças, como gripes, alergias e resfriados. Eles são ricos em vitaminas, minerais e outros tantos nutrientes que conseguem fortalecer o sistema imunológico.

Quando a imunidade do corpo está baixa, diversos fatores podem acabar comprometendo o sistema imunológico, como o estresse, a poluição e a carência de determinados nutrientes. No entanto, a alimentação equilibrada e rica em determinados ingredientes pode ser uma grande aliada para evitar problemas de saúde.

Alimentos para aumentar a imunidade

Confira a seguir uma seleção dos alimentos que aumentam a imunidade e ajudam a tornar o organismo mais resistente às bactérias!

Laranja

A laranja, assim como outras frutas cítricas, é rica em vitamina C, um antioxidante que torna o corpo mais resistente.

A laranja é rica em vitamina C. (Foto: Divulgação)
A laranja é rica em vitamina C. (Foto: Divulgação)

Acerola

Outra importante fonte de vitamina C é a acerola. Ao incluir essa frutinha no cardápio, a pessoa consegue blindar o seu organismo contra uma série de infecções.

acerola-aumenta-imunidade
Quem consome frutas como a acerola, tem menor vulnerabilidade a hematomas e equimoses. (Foto: Divulgação)

Castanha

A castanha é um alimento que oferece vários benefícios para a saúde, pois previne doenças do coração, reduz as chances de câncer e retarda o envelhecimento. Ela também contribui com a imunidade do organismo porque é rica em zinco. Castanhas e nozes são ricas em zinco e ajudam muito no aumento da imunidade.

nozes-para-aumentar-a-imunidade
Nozes e sementes são poderosos para aumentar a imunidade. (Foto: Divulgação)

Espinafre

Assim como o brócolis e outros vegetais verdes escuros, o espinafre atua a favor do sistema imunológico. Este benefício só é possível graças a presença de ácido fólico.

espinafre-aumenta-imunidade
Fonte de magnésio, ácido fólico, vitaminas A, B6 e B12, o espinafre auxilia na maturação das células imunes. 

Brócolis

O brócolis pode ser considerado um alimento que aumenta a imunidade porque é rico em ácido fólico. Este nutriente, por sua vez, contribui com a formação de glóbulos brancos, que são estruturas responsáveis pela defesa do corpo.

O brócolis é rico em ácido fólico. (Foto: Divulgação)
O brócolis é rico em ácido fólico. (Foto: Divulgação)

Carne

A carne é um alimento que possui uma grande quantidade de zinco em sua composição. As enzimas tornam o mecanismo de defesa do corpo mais forte, evitando gripes e tantas outras doenças do sistema imunológico. Para as pessoas mais idosas, é até indicado ingerir suplemento de zinco para combater as bactérias.

carne-para-aumentar-a-imunidade
A carne possui zinco que atua no funcionamento das enzimas. (Foto: Divulgação)

Óleos vegetais

Os óleos vegetais, como de girassol, gérmen de trigo, milho e canola, devem fazer parte do cardápio alimentar. Eles aumentam a imunidade do corpo porque são ricos em vitamina E. Os benefícios favorecem principalmente os idosos.

Ole-vegetal-azeite-aumenta-imunidade
O óleo vegetal estimula a produção de anticorpos. (Foto: Divulgação)

Tomate

O tomate consegue remover os radicais livres do organismo graças à presença de licopeno na sua composição. O alimento também é um poderoso aliado no combate às doenças cardiovasculares.

O componente poderoso do tomate é o licopeno. (Foto: Divulgação)
O componente poderoso do tomate é o licopeno. (Foto: Divulgação)

Leite fermentado

O leite fermentado estimula a produção de células de defesa no organismo. Esta ação só é possível graças a presença de bactérias benéficas, chamadas de probióticos.

bebendo-leite
Os probióticos aumentam a atividade das células da imunidade. (Foto: Divulgação)

Salmão

O salmão é um peixe rico em ômega 3, um nutriente que fortalece a imunidade do corpo porque regula as células imunológicas.

omega-3-beneficios
O Salmão possui ômega 3 e ômega 6 que melhoram a resposta imunológica do organismo.