Eu adoro uma frase que diz que ” vitamina não se toma, se come ” e levo isso bastante a sério. Embora tome vitaminas em cápsulas todos os dias – já tomei de várias marcas e agora tomo a Oivita que também tem Ômega3 –  procuro pensar nos alimentos como uma medida preventiva às doenças. A verdade é que os alimentos além de serem preventivos e ajudarem o corpo a se fortalecer eles também curam e combatem doenças, sabiam?

Alimentos que combatem doenças

Alimentos que fazem parte do nosso dia a dia estão nos curando o tempo todo ,e se tivermos consciência disso, colocaremos na nossa mesa e da nossa família refeições cheias de vitaminas e de nutrientes indispensáveis para a nossa saúde. Aprender sobre alimentação nunca é demais então te convido a ler esse post todinho e descobrimos juntas os benefícios para a saúde de vários alimentos. Que tal?

A força curativa dos alimentos

Frutas, verduras, temperos podem ser considerados remédios. Faz pouco tempo fiz um post sobre o mel e passei a dar mais valor ao mel que consumia eventualmente ( porque achava caro, agora acho um investimento na minha saúde e nutrição ) . Alguns alimentos são mais importantes do que a gente imagina e te convido a ler todas as indicações do texto com uma notinha de compras na mão e abastecer a geladeira com alimentos que podem ser considerados Super alimentos!

Cure doenças com alimentação

antibiotici_naturali

A dupla alho e Cebola

O Alho e a cebola são ” primos ” pertencem a mesma família de alimentos e as vezes fica difícil dizer todos os benefícios que trazem ao nosso corpo porque são muitos. Os benefícios são um pouco parecidos como fortalecimento do funcionamento do nosso músculo mais importante, o coração e também tem uma ação muito importante em nosso sistema de defesa do organismo

Que adora colocar alho em tudo  que prepara na cozinha ( Eu, eu eu ! )  fique sabendo que ele contêm 70 fitoquímicos ativos ajudam a reduzir a pressão arterial elevada e o cancro do ovário, colo-retal entre outros. De acordo com a Medicina Chinesa, o aquece o baço e o estômago, elimina umidade e frio, favorece a digestão, mata os parasitas – efeito vermífugo e fungicida, bactericida e desinfetante e é útil para diarréias, vómitos, intoxicações e infecções. E o que fazer para aumentar ainda mais o pode antiinflamatório e curativo? A recomendação é que quando consumir alhos, esmague-os bem e deixe repousar até 30 minutos antes do aquecimento.

Já nossas cebolas delicinha de todo dia são a melhor fonte de quercetina, um flavonóide que ajuda a manter o sangue saudável e a prevenir coágulos. É sensacional para a prevenção de alergias. E segundo  a Medicina Chinesa, tonifica e regula o fluxo de energia e tem propriedades anti-Infecciosas e anti-sépticas. A maior parte dos nutrientes da cebola encontram-se na própria casca. Coloque-a num saco e use-a em  sopas ou estufados.

Iogurte e Kefir

A televisão nos bombardeia todo intervalo com propagandas de diversos tipos de iogurte, mas porque será que são realmente bons para o corpo? Qualquer iogurte é bom para o organismo?

kefir-iogurte-lactobacilos-bacterias-probiotico-manual-506511-mlb20576685073_022016-f

Tanto o iogurte como o Kefir contém bactérias conhecidas como probióticos. Embora a pesquisa esteja em andamento, os probióticos podem melhorar o equilíbrio bacteriano no seu trato digestivo e reduzir os efeitos de infecções causadas por bactérias nocivas, de acordo com os Centros Nacionais de Medicina Complementar e Alternativa, incluindo vaginal, estômago, pele, estômago e infecções respiratórias. Probióticos podem também ajudar a proteger contra as infecções provocadas pelo uso de antimicrobianos, como candidíase. Para obter os melhores resultados possíveis, consumir iogurte e kefir contendo culturas vivas, ativas, tais como Lactobacillus acidophilus e Bifidobacterium bifidus, rotineiramente. Os nomes são complicados mas funcionam e nos ajudam a ficar bem!

Aprenda a curar doenças através dos alimentos

Canela

Sabiam que a canela ajuda a reduzir o açúcar no sangue?Alguns estudos dizem que baixa entre 13 e 23 porcento e isso não é pouco. Engraçado mesmo é colocar o açúcar com canela – na bananinha, no abacaxi, huuuum! – nos alimentos, né? Eles devem ficar brigando entre si dentro do nosso corpo.

1

Isso acontece porque na canela estão antioxidantes que ativam os receptores de insulina nas células. Sabe-se também que a canela ajuda a suprimir as bactérias de Escherichia coli, a causa da maioria das infecções do trato urinário e as Candida albicans, o fungo responsável por infecções vaginais. Segundo a Medicina Chinesa, a canela tonifica o Yang, aquece o baço e o estômago, elimina o frio, favorece a circulação do sangue e acalma a dor. É aconselhada para constipações, dores abdominais ou lombares que melhoram com o calor. Algumas pessoas que têm desejo de parar de fumar contar com a ajudinha da canela. Já viram os paus de canela como são bonitos mas parecem cigarros? Eles fumam os paus de canela e têm alivio na vontade diminuindo assim aquela fissura de fumar e parando aos poucos.

Pode ser usada em cima dos alimentos que você está acostumada a consumir mas uma dica boa é aquecer uma maçã no forno pela manhã e colocar canelinha por cima.


Abacate

AMO abacate! Tenho loucura pela textura e pelo gosto do abacate mas confesso que como com açúcar no meio, onde fica o caroço. Algumas vezes consegui comer com adoçante em pó. Ele vem sendo estudado e já é considerado do ponto de vista científico, como um importante alimento para obtenção de extratos eficazes contra bactérias multirresistentes a antibióticos, como certos tipos de estafilococos. A melhor variedade da fruta, nesse ponto de vista, é representada pelo abacate chileno, uma das espécies vegetais características da floresta tropical sul-americana, um verdadeiro tesouro de biodiversidade. Viva o abacate!

abacate_beneficios


Superalimentos que curam doenças

Abóbora

Nem só de enfeite de Halloween vivem as abóboras! Pesquisas demonstram que certos antioxidantes podem ajudar a prevenir artrite, retardar o seu progresso e aliviar a dor ao reduzir as inflamações da doença. A coloração alaranjada forte indica a presença de beta-caroteno e beta-criptoxantina, fortes antioxidantes. Nos resultados das pesquisas do Reino Unido, pessoas com dietas ricas nesses componentes reduziam em 50% as chances de desenvolverem um tipo de artrite inflamatória. Procure já suas receitas preferidas com abóbora e aproveite que é um alimento barato e muito bom para a sua saúde, a nossa!

mais-abobora-ot


Gengibre

Esse alimento merece todo o destaque do post. É muito usado na culinária indiana mas a gente pode consumir em boa parte dos pratos brasileiros. Depois que a gente se acostuma com o gosto forte passa a adorar o gengibre. Ele pode ser consumido fresco, como um alimento em si, ou sob a forma de especiarias e condimentos, depois de ser secado e reduzido em pó. O efeito benéfico do gengibre prevê sua utilização na preparação de infusão, úteis para o tratamento e prevenção da gripe, dor de garganta, tosse e resfriado.

gengibre-li

O gengibre também tem sido relatado entre os dez alimentos de maiores propriedades anti-câncer. Na dúvida, coloque um pouco de gengibre no prato do almoço de hoje.


Aprenda a comer e curar doenças

feijao-feijao-carioca-1466612494717_615x300

Feijão

Chegou a hora da confissão e deixei esse por último. Eu odeio feijão! Tenho um pavor que dói e mal consigo lavar prato sujo de feijão mas como uma ou duas vezes por ano porque faz bem. Como remédio mesmo. Seja ele do tipo preto ( comum tanto no Rio, onde nasci como aqui no Sul, onde moro ) ou rajado, fradinho, branco,  carioca… saiba que eles são realmente muito bons para a saúde por causa da combinação de carboidratos de alta qualidade, proteínas e fibras dos feijões estabilizam os níveis de glicose no sangue e ainda dão um tapa na sua fome. Faça o que eu digo e não faça o que eu faço, combinado? Comam feijão todos os dias!

Capriche nas suas compras colocando no alto da sua lista esses superalimentos. Aprenda receitas com eles ( aqui no Muito chique tem muitas receitas incríveis! ) e sirva saúde na sua mesa!