Alimentos Cicatrizantes

Saúde

cenoura

Alguns alimentos tem propriedades que auxiliam no processo de cicatrização de ferimentos e cortes, são os chamados cicatrizantes naturais e para aquelas pessoas adeptas À medicina alternativa, os alimentos cicatrizantes são excelentes opções no processo de renovação da pele e apresentam um resultado surpreendente. A carne que é uma fonte de proteínas e os alimentos como brócolis e couve-de-bruxelas ajudam no processo de cicatrização, eles facilitam a coagulação.

Outros alimentos como a abóbora e a cenoura são ricos em vitamina A e C, o fígado também é uma fonte de ferro e ainda, as castanhas ricas em zinco, todos estes alimentos tem função cicatrizante e ajudam a renovar a pele. Mas para a cicatrização ser perfeita, alguns alimentos devem ser evitados, como por exemplo refrigerantes e café, eles acabam dificultando a chegada dos nutrientes até o ferimento e isso pode diminuir a aceleração da cicatrização da pele.

Alimentos que ajudam na Cicatrização

Alguns alimentos aceleram o processo de cicatrização, aposte nos alimentos que possuem vitamina C, Vitamina A, Selênio e proteínas. Entenda:

Vitamina C

A vitamina C é fundamental, ela estimula a proliferação de fibroblastos. Por isso abuse das frutas cítricas, laranja, morango, abacaxi são ótimas opções!

Vitamina A

A Vitamina A é excelente na produção de colágeno e diminui os riscos de inflamação. Ela pode ser encontrada em vegetais folhosos escuros, aposte nas saladas de brócolis e de espinafre.

Selênio

 O Selênio ajuda a estimular o nível de glutationa peroxidase, além de ajudar a inibir a produção de prostaglandinas e leucotrienos que causam inflamação e dor. Aposte nos óleos vegetais, amendoim, soja, palma, milho, cártamo, girassol e o gérmen de trigo.
As nozes, as sementes, grãos inteiros e os vegetais de folhas verdes também fornecem vitamina E.

Proteínas

As proteínas ajudam na cicatrização e na inflamação. As fontes de proteínas de origem animal como carnes magras, ovos, leite e queijos brancos são excelentes opções!

Fonte de Informações|Saúde

Este artigo foi útil para você? Sim Não
Deixe seu comentário pelo Facebook: