Alimentação no período da Amamentação O que pode e o que não pode! 3

A alimentação no período da amamentação deve ser feita com muito cuidado, afinal, a mamãe está enviando parte dos seus nutrientes para o filho através do seu leite. Alguns alimentos assumem caráter obrigatório no cardápio, já outros devem ser excluídos de vez para não prejudicar a saúde e o bem-estar do bebê.

Não existe mulher com leite ruim ou fraco, o que faz toda a diferença neste sentido é a alimentação. Se a lactante não possui uma dieta balanceada, o bebê acaba tendo prejuízos nutricionais. Além da deficiência em nutrientes, ele também pode sofrer com cólicas e alergias.

A lactante precisa tomar cuidado com alimentação. (Foto: Divulgação)
A lactante precisa tomar cuidado com alimentação. (Foto: Divulgação)

Alimentação no período da amamentação

O que pode comer (tomar) na amamentação?

A alimentação da mulher que está amamentando deve ser variada, ou seja, com a presença de todos os grupos alimentares. Também é recomendado fazer seis refeições por dia (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia).

Leite, água e suco

Durante o período de amamentação, o ideal é manter uma alimentação saudável, com bastante leite, água e sucos para estimular a produção de leite. No que diz respeito à água, a lactante deve ingerir de dois a três litros por dia.

Legumes, verduras e frutas

Os alimentos naturais, como legumes, verduras e frutas, tornam o leite materno mais rico em vitaminas e minerais. Tomando um leite nutritivo, as chances de o bebê adoecer são bem menores.

Peixes

Uma forma de garantir os bons níveis de ômega 3 no leite é consumindo peixes, como é o caso do salmão e da sardinha.

É importante ter peixes no cardápio. (Foto: Divulgação)
É importante ter peixes no cardápio. (Foto: Divulgação)

Carnes magras

A carne, assim como outros alimentos de origem animal, é rica em vitaminas do complexo B. O seu consumo é fundamental para a lactante ter mais energia.

Gelatina

A gelatina é um alimento rico em água, por isso ela contribui com a produção de leite.

O que NÃO comer (tomar) na alimentação no período da amamentação?

Temperos fortes

Muitos bebês acabam desenvolvendo sensibilidade a algumas substâncias ingeridas pelas mamães, por isso é recomendado não consumir temperos fortes.

Bebidas alcóolicas

O álcool é uma substância que passa para o leite materno e afeta o desenvolvimento do bebê. Por isso, durante o período de amamentação, é fundamental excluir qualquer bebida alcóolica do cardápio.

Café ou refrigerante com cafeína

A cafeína, que está presente no café e na Coca-Cola, é responsável por causar irritação e insônia quando chega ao organismo do bebê. Para não prejudicar o filho, a mamãe deve tomar no máximo uma xícara de café por dia, de preferência logo após a mamada.

Chocolate em excesso faz mal para o bebê. (Foto: Divulgação)
Chocolate em excesso faz mal para o bebê. (Foto: Divulgação)

Chocolate

O chocolate não deve ser ingerido em grande quantidade durante a alimentação no período de amamentação, afinal, ele aumenta as chances de irritabilidade e aumenta o peristaltismo intestinal.

Frutas ácidas

Quando a mamãe ingere frutas ácidas, como é o caso do abacaxi, o bebê tem fortes chances de desenvolver cólicas.