Acupuntura Conheça os efeitos e benefícios

A acupuntura é uma técnica oriunda da Medicina Tradicional Chinesa. Ela existe há milhares de anos e contribui com o tratamento de diversas enfermidades. O seu princípio é bem simples: estimular locais estratégicos do corpo através de agulhas bem finas. A chegada da acupuntura no Brasil aconteceu na década de 70. Desde então, ela se transformou em uma forma de terapia complementar, que ajuda a tratar doenças e também contribui com a prevenção de males mais sérios.

A Acupuntura oferece uma série de benefícios para o corpo. (Foto: Divulgação)
A Acupuntura oferece uma série de benefícios para o corpo. (Foto: Divulgação)

Acupuntura

Por meio da aplicação de agulhas em determinados pontos do corpo, a acupuntura exerce efeitos terapêuticos. Ela proporciona um equilíbrio de energias no organismo e alivia uma série de sintomas de outros problemas de saúde. As diversas alterações emocionais também podem ser tratadas com essa técnica oriental.


Benefícios da acupuntura

A acupuntura oferece uma série de benefícios porque ativa mecanismos fisiológicos e energéticos. No primeiro caso, acontece a liberação de substâncias anti-inflamatórias e analgésicas, que relaxam os músculos e também agem sobre as emoções. No segundo, a intenção é equilibrar a energia do corpo. Em outras palavras, há mais de 350 pontos possíveis para amenizar dores e tornar o organismo mais saudável.

Acupuntura Conheça os efeitos e benefícios 9


O Muito Chique selecionou os principais benefícios e efeitos da acupuntura. Confira:

Reduz os sintomas da TPM

As mulheres que sofrem de TPM já podem comemorar, afinal, a acupuntura é uma ótima aliada para aliviar os sintomas de tensão pré-menstrual. Na medida em que as agulhas são aplicadas em pontos estratégicos, sintomas como cólicas, irritabilidade, inchaço e mau humor são minimizados. Nesse caso, as agulhas normalmente são inseridas na barriga, pés, cabeça e orelha.

Acupuntura Conheça os efeitos e benefícios 2


Alivia dores nas costas

Se você convive com dores nas costas, então a acupuntura pode resolver os seus problemas. A técnica proporciona alívio, principalmente no desconforto que atinge a região lombar.

Reduz dores de cabeça

Algumas pesquisas já comprovam que a acupuntura é um santo “remédio” para dor de cabeça. A terapia é positiva porque estimula a liberação de substâncias analgésicas e anti-inflamatórias no organismo, o que alivia consideravelmente a cefaleia. Em todo caso, se a dor se tornar frequente, o ideal é procurar ajuda de um médico para descobrir a causa do problema.

Rejuvenesce a pele

Poucas pessoas sabem, mas a acupuntura tem ação rejuvenescedora na pele. As agulhas se encarregam de retardar o envelhecimento, minimizando as rugas e as marcas de expressão que insistem em aparecer no rosto. Esse benefício acontece porque há um estímulo na produção de colágeno e uma melhora na circulação sanguínea.


Pode curar a insônia

Quem tem dificuldades para dormir à noite pode recorrer a uma terapia complementar com acupuntura. As agulhas, quando aplicadas em pontos estratégicos, são capazes de tratar a insônia e tantos outros distúrbios do sono. O tratamento deve ser realizado, no entanto, após uma avaliação energética.

Elimina celulites

A acupuntura promove uma notável redução nas celulites e gorduras localizadas do corpo. No entanto, para que o processo funcione, as agulhas são ligadas aos eletrodos e depois introduzidas no corpo. Os impulsos elétricos se encarregam de promover a desinflamação.

Acupuntura Conheça os efeitos e benefícios 4


Ameniza as alergias

Milhares de pessoas sofrem de alergias sazonais. Basta mudar a temperatura e os sintomas se manifestam: coriza, tosse, espirros e coceira na garganta. Para tratar esse problema e minimizar o desconforto, os alérgicos devem recorrer à acupuntura.

Alivia o estresse

O estresse é um estado que caracterizado pelo medo, preocupação, nervosismo, entre outras sensações. Ele está se tornando cada vez mais frequente na vida das pessoas, por isso é tão importante buscar tratamentos alternativos. A acupuntura exerce um efeito de relaxamento no organismo, tendo poderes antidepressivos e calmantes.

Acupuntura Conheça os efeitos e benefícios 5


Previne doenças

Dependendo dos estímulos que exerce no corpo, a acupuntura é capaz de prevenir mais de 50 doenças. Isso mesmo! As agulhas poderosas equilibram o sistema imunológico como um todo, por isso reduzem as chances do indivíduo desenvolver câncer, problemas cardíacos, depressão, síndrome dos ovários policísticos, incontinência urinária, entre outras enfermidades.

Diminui o desconforto da menopausa

A menopausa costuma ser uma fase difícil na vida da mulher, afinal, gera uma série de sintomas desconfortáveis, como calorões, insônia, depressão, ansiedade, alteração de humor e dores nas articulações. Para minimizar o desconforto, vale à pena contar com a ajuda da acupuntura.

Acupuntura Conheça os efeitos e benefícios 6


Trata a depressão

A pessoa com depressão, além de tomar remédios e fazer psicoterapia, deve contar com algumas sessões de acupuntura. A doença é caracterizada pela tristeza profunda, baixa autoestima e choro fácil. As agulhas milagrosas, por sua vez, regulam os hormônios responsáveis pelas sensações, portanto, têm efeito positivo sobre os sintomas da depressão.

Ajuda a parar de fumar

O cigarro causa uma série de males para a saúde, por isso muitas pessoas resolvem abandonar o vício. Esse processo, no entanto, não é nada fácil. A acupuntura reduz o desejo de fumar porque estimula a produção de hormônios do prazer e bem-estar. Dessa forma, o ex-fumante não tem uma necessidade desesperadora de nicotina.

Acupuntura Conheça os efeitos e benefícios 7


Regula os hormônios femininos

Diversas pesquisas já comprovaram que a acupuntura regula os hormônios femininos, como é o caso do estrogênio. Quando as agulhas são aplicadas nos pontos certos, é possível aliviar sintomas de doenças como a síndrome do ovário policístico (PCOS). Alguns especialistas também garantem que a terapia pode aumentar a fertilidade da mulher.

Ajuda a emagrecer

A acupuntura pode ser usada no tratamento contra o excesso de peso.  Existem alguns pontos de aplicação que ajudam a reduzir a compulsão alimentar e que regulam os fatores emocionais que aumentam o apetite. As agulhas, quando aplicadas nos lugares certos, também podem ativar o metabolismo e reduzir o inchaço. A terapia, no entanto, deve ser aliada a uma alimentação saudável e aos exercícios físicos.

Acupuntura Conheça os efeitos e benefícios 8

A acupuntura proporciona vários benefícios à saúde, ajudando a recuperar o corpo de problemas neurológicos, ginecológicos, dermatológicos, respiratórios, gastrointestinais, psicológicos entre outros. Procure um profissional especializado na técnica oriental e experimente algumas sessões.