A corrida é um exercício muito importante que pode trazer centenas de benefícios para a sua saúde e o seu corpo. Torná-la recorrente em sua rotina não ajudará somente na perda de peso, como irá contribuir para um melhor funcionamento do cérebro e do coração, além de evitar doenças e promover o bem-estar, eliminando o estresse e até podendo ajudar no tratamento de depressão.

Se você está começando a correr ou já corre, mas deseja aproveitar ainda mais da atividade e poder realizá-la da melhor forma possível, poderá conferir a seguir 7 maneiras e dicas do que fazer para ter um melhor aproveitamento de sua corrida. Todas as estratégias e dicas estarão explicadas da melhor forma possível para que você consiga adotá-las no seu dia a dia. Confira!

1 – Sempre faça o aquecimento

O aquecimento é essencial para todos os exercícios. Com ele você estará preparando o seu corpo para a corrida, o que ajudará a evitar lesões, além de contribuir para que você consiga desempenhar a atividade da melhor forma possível. O aquecimento deve durar de cinco a dez minutos, pois isso irá aumentar sua capacidade cardíaca e respiratório, além de entregar um melhor oxigênio para todos os músculos.

Estique e puxe seus músculos e faça uma caminhada intensa, pois assim ocorrerá a contração das fibras musculares. Você deverá investir ainda mais no aquecimento, de acordo com a distância que pretende percorrer.

2 – Regra dos 10%

A regra dos 10% deve ser adotada principalmente pelos corredores iniciantes e tem como objetivo fazê-los ir devagar, para evitar lesões e outros problemas. Para seguir a regra, você nunca deve aumentar a quilometragem semanal e a distância do percurso em mais do que 10%. Isso deve ser seguido porque seus músculos e as articulações precisam de tempo para se acostumar à carga realizada.

Dessa forma, vá aumentando aos poucos, conforme seu corpo aguentar.

3 – Respire corretamente

A respiração abdominal é a ideal para que você consiga ter um rendimento melhor na sua corrida. Você não deve fazer a respiração pelo tórax e sim pelo abdômen, pois assim você conseguirá absorver mais oxigênio. Não é fácil modificar a forma de sua respiração, mas com prática você chegara lá. Você deve praticar fora da corrida, nas atividades comuns do seu dia a dia, pois assim você estará construindo um hábito.

Quando já conseguir seguir esse hábito, transfira-o para a corrida. Você pode buscar a ajuda de um profissional para conseguir iniciar uma respiração abdominal e isso ainda evitará que você faça de um jeito errado.

4 – Alongamento depois do treino

Alongar depois da corrida também é muito importante. O ideal é apostar em séries mais longas de aquecimento depois de correr, fazendo cada movimento por cerca de 30 segundos, pois assim você irá sentir a musculatura alongar. É importante ter acompanhamento de um profissional pelo menos para lhe guiar no início.

Veja com um instrutor quais são os melhores tipos de alongamentos para serem realizados após o treino e aproveite para tirar todas suas dúvidas sobre esse assunto com ele, pois pode ser sua única oportunidade. Se optar por um instrutor durante a corrida inteira, ele poderá lhe dar outras dicas de como melhorar o rendimento.

Leia aqui também:

Tênis para corrida, dicas e modelos.

Porta celular de bolso para corrida

O que comer antes de malhar

5 – Sempre descanse após os treinos

A rotina corrida pode permitir que você só tenha um curto período de tempo para correr e logo já tenha que voltar para o trabalho, mas é fundamental investir em um tempo para o descanso. Os seus músculos precisam de uma trégua, os seus batimentos cardíacos precisam se acalmar e você precisa repor a energia que foi perdida, para que assim no próximo treino, consiga alcançar sua meta. Por isso beba bastante água após a corrida e se alimente de forma saudável, preferencialmente com alimentos ricos em proteína e alguns carboidratos.

6 – Final da corrida

No final da corrida é indicado que você intensifique o seu ritmo, pois assim você terá uma melhor finalização. Estude o seu percurso e quando faltar 25% para terminar, aumente um pouco o seu ritmo, dessa forma irá contribuir para melhorar sua capacidade e assim logo você já conseguirá aumentar o ritmo na corrida inteira.

7 – Use um suplemento

A suplementação também pode te ajudar a ter um desempenho melhor em sua corrida, além de favorecer o ganho de massa magra. Há vários suplementos no mercado com ótimos nutrientes que favorecem a tonificação dos músculos, além de oferecerem maior resistência. Você pode apostar em bebidas energéticas pois elas têm capacidade de melhorar sua performance na corrida, pois fornece mais carboidratos e eletrólitos para o seu organismo.

Outro tipo de suplemento indicado é o feito à base de Maltodextrina, pois ele é um carboidrato complexo de absorção gradativa, promovendo mais energia durante a sua corrida, pois libera aos poucos a glicose no sangue.

Espero que você tenha aproveitado as nossas dicas sobre a corrida. Deixe sua opinião, pois para nós ela é muito importante.