sintomas de depressão

Os sintomas de depressão se manifestam de diferentes formas, variando de um paciente para o outro. Em geral, a pessoa que sofre com esse distúrbio vivencia uma tristeza profunda, tem baixa autoestima, não sente prazer pela vida e tem os seus atos enraizados no pessimismo. De acordo com algumas estatísticas, esse mal atinge cerca de 20% da população mundial e está se tornando cada vez mais frequente. A depressão é uma doença com causas, sintomas e tratamento. Quando o indivíduo se sente deprimido é porque várias alterações químicas acontecem no seu cérebro, especialmente em relação aos neurotransmissores, que transmitem impulsos para células nervosas.

Descubra quais são os principais sintomas da depressão. (Foto: Divulgação)
Descubra quais são os principais sintomas da depressão. (Foto: Divulgação)

Sintomas de depressão

O Muito Chique selecionou os principais sintomas de depressão e informações sobre cada um deles. Esses “sinais” estão classificados em psicológicos e físicos, afinal, costumam prejudicar tanto a mente como o corpo do paciente. Confira:


Dificuldade de sentir alegria

O depressivo convive com uma tristeza profunda, portanto, tem dificuldades para se sentir alegre. As atividades que antes proporcionavam prazer, não exercem mais o mesmo efeito.

Problemas de concentração

Outro sinal típico de depressão é a dificuldade de manter a concentração nas atividades do dia-a-dia. Quase sempre, a pessoa está dispersa, desatenta e aparentemente no mundo da lua. Esse sintoma pode ser resultado do estresse e do cansaço mental.

Tristeza Profunda Conheça os sintomas da depressão 2


Problemas de memória

A pessoa deprimida sofre com problemas cognitivos, como é o caso da perda de memória. Em geral, ela sofre com esquecimentos, tem lapsos e falta constantemente aos compromissos porque não se lembra deles. Esse sintoma, em geral, está ligado ao cansaço e ao estresse.

Falta de motivação

Quem sofre de depressão acaba perdendo a motivação para encarar a vida. A falta de empatia causa o desinteresse nas coisas que antes pareciam essenciais.

Mau humor frequente

A pessoa com depressão não fica mal-humorada às vezes. Na verdade, ela parece estar sempre para baixo, irritada, aborrecida e descrente de tudo o que a cerca.

Tristeza Profunda Conheça os sintomas da depressão 4


Irritabilidade

A depressão pode fazer a pessoa ficar com pavio curto, ou seja, ela passa a se irritar com mais facilidade com as coisas que fogem do seu controle. A irritabilidade, quase sempre, vem acompanhada da angústia e da ansiedade.

Introversão

Outro sinal típico de depressão é a introversão. O depressivo se afasta dos amigos, dos familiares e também das atividades que costumavam lhe dar prazer. Essa mudança no comportamento não pode ser ignorada.

Tristeza Profunda Conheça os sintomas da depressão3


Sentimentos negativos

A vida do depressivo passa a ser regida por sentimentos negativos. Ele convive com a falta de esperança, medo, insegurança e desamparo. O vazio interior se transforma em algo quase que insuportável.

Pensamentos suicidas

Não é raro que uma pessoa com depressão tenha pensamentos suicidas. Ela chega a buscar formas de se matar na internet ou planeja o próprio suicídio. Se você convive com essa vontade, tome cuidado. Assim que sentir interesse em suicídio, ligue para o número 141 (Centro de Valorização da Vida).

Falta de libido é um dos sintomas da de depressão

Quando aos sintomas de depressão se manifestam, o desejo sexual diminui. Se antes o sexo era algo prazeroso, agora ele não é mais encarado da mesma forma. Falta libido, disposição e interesse no parceiro.

Tristeza Profunda Conheça os sintomas da depressão 5


Dor de cabeça

O indivíduo com depressão se sobrecarrega de sintomas emocionais, o que acaba afetando de alguma forma o seu corpo. Tantos medos, frustrações e insegurança podem levar a uma cefaleia.

Distúrbio do sono

Uma pessoa, quando enfrenta um quadro de depressão, desenvolve distúrbios do sono. Ela pode dormir demais, como uma forma de fugir da realidade ao seu redor. Também existe a possibilidade se sofrer com insônia, ou seja, a dificuldade de ter uma boa noite de sono. No final das contas, os problemas para dormir prejudicam a produtividade e o rendimento.

Tristeza Profunda Conheça os sintomas da depressão 3


Dor de estômago

A dor de estômago, que quase sempre é associada a uma doença física, pode ter fundo emocional. A baixa produção de serotonina e outros neurotransmissores deixam o paciente ainda mais sensível a dor. Os problemas digestivos são bem comuns, causando alterações no intestino e dores no abdômen.

Tensão muscular

A pessoa com sintomas de depressão vive em constante estado de alerta, por isso não consegue relaxar. Em consequência disso, ela desenvolve uma tensão muscular, que se concentra especialmente nos ombros e nas nucas. O sintoma se intensifica quando acontecem as crises de nervosismo e ansiedade.

Tristeza Profunda Conheça os sintomas da depressão 6


Apetite alterado

Algumas pessoas, quando enfrentam os sintomas de depressão, desenvolvem uma compulsão alimentar, ou seja, desforram todas as insatisfações da vida na comida. Também há casos em que acontece o inverso: a vontade de se alimentar desaparece, pois a ingestão de alimentos não proporciona mais prazer. A alteração no apetite reflete diretamente na balança: emagrecimento rápido ou ganho de peso.

Refúgio no álcool e no cigarro

A depressão faz com que o indivíduo perca o gosto pela vida, portanto, também acaba sendo uma disseminadora de vícios. Quase sempre, o depressivo busca formas de fugir da realidade, consumindo bebidas alcóolicas e cigarro. Na pior das hipóteses, acaba recorrendo as drogas pesadas.

Tristeza Profunda Conheça os sintomas da depressão 8


Imunidade deficiente

Quem sofre com depressão não se sente bem mentalmente e fisicamente, por isso acaba apresentando baixa imunidade. Na medida em que os hormônios são liberados de forma descontrolada, as células de defesa do corpo acabam sendo diretamente impactadas. Com o sistema imunológico deficiente, a pessoa tem mais chances de pegar gripe, resfriado, entre outras infecções.

Descuido com a aparência

Na medida em que o quadro de depressão se torna mais sério, a pessoa se descuida da aparência e da higiene pessoal. A vaidade acaba ficando totalmente abandonada, algo que não era comum antes. Se você se identifica com pelo menos três sintomas de depressão, então procure ajuda médica e realize o tratamento apropriado. Em geral, é preciso combinar a administração de medicamentos antidepressivos (Citalopram, Fluoxetina ou Rivotril, por exemplo) e psicoterapia. Evite a automedicação e só tome remédios com indicação de um médico.


Visão Espiritual sobre a depressão

Você já parou pra pensar que tudo isso pode ser a falta da presença de Deus na sua vida? Será que isso tudo que está acontecendo com você não é reflexo de um afastamento da presença de Deus? Busque a presença do Senhor, ore, ajoelhe-se e com o coração aberto, peça à Deus que ele arranque todo o mal da sua vida, que ele afaste tudo aquilo que não provém D'ele e te dê a libertação destes problemas. Faça isso e será curado, para honra e glória do Nome D'ele. Eu não sei se você crê ou se você não crê. Mas crendo ou não, o mal existe. Então busque a proteção do Senhor, entregue sua vida nas mãos de Jesus Cristo e receba a tua vitória! Não enfrente as tuas lutas sozinho(a), pois é derrota na certa.

Enfrente as tuas lutas com Deus, a vitória é garantida!

Recomendados para você: