Pessoas frias Porque algumas pessoas não conseguem se expressar 2

Pessoas frias estão por aí, aos montes, em todos os lugares e se multiplicam a cada dia. Elas não costumam demonstrar reação quando são expostas a situações que deixariam qualquer pessoa emocionada. A frieza, no entanto, nem sempre está associada a psicopatia. Esse “detalhe” da personalidade pode estar ligada a uma timidez, uma introspecção, entre outras causas.

Existe uma frase, da série Dr. House, que funciona bem quando o desafio é analisar pessoas frias. Em um dos episódios, o protagonista diz: “Não existem pessoas frias, existem pessoas que aprenderam a bloquear seus sentimentos”. Esse bloqueio, por sua vez, costuma estar relacionado a algum trauma ou frustração.

A frieza pode estar associada a diferentes fatores.
A frieza pode estar associada a diferentes fatores. (Foto: Divulgação)

Pessoas frias

A frieza é apenas uma percepção, que nem sempre condiz com a realidade. Uma pessoa pode ser fria hoje, mas em outro momento da sua vida ela não se comportava dessa forma. Há, ainda, algumas características que acompanham a personalidade durante a vida toda, sendo julgadas como formas de frieza. O fato de alguém ser frio também pode ter relação com transtornos psicológicos e distúrbios.


Porque as pessoas se tornam frias?

Confira a seguir alguns motivos que tornam as “pessoas frias”:

Timidez

Pessoas frias Porque algumas pessoas não conseguem se expressar 6

A timidez é responsável por deixar uma pessoa acanhada e retraída, ou seja, com medo de se expressar. Quem é tímido normalmente sente grande desconforto em situações de interação social e não consegue dar voz aos seus sentimentos. A timidez, quando observada por terceiro, pode ser confundida com frieza.

A pessoa tímida pode sofrer sérios prejuízos na vida pessoal e profissional, afinal, não tem coragem de se posicionar ou encarar desafios. Também costuma demonstrar uma preocupação excessiva com o que os outros pensam dela ou de determinadas situações. Enfim, o tímido não consegue expressar nem a metade dos seus sentimentos e pensamentos, além do que encontra no isolamento uma espécie de refúgio e interage o mínimo possível com as pessoas. Todos os contatos se tornam superficiais, o que pode ser traduzido como frieza.


Introversão

Pessoas frias Porque algumas pessoas não conseguem se expressar 4

Algumas pessoas parecem frias porque vivem em constante introversão. Ser introvertido significa estar focado demais em si mesmo, tanto que não há vontade ou abertura de interagir com o próximo. Ele é um bom ouvinte, mas não consegue dar voz aquilo o que realmente sente ou pensa, por isso pode ser encarado como frio, retraído e fechado.


Falta de empatia

Pessoas frias Porque algumas pessoas não conseguem se expressar 9

Você já observou os adolescentes? Às vezes eles são tão frios com as relações familiares, mas se revelam altamente simpáticos quando convivem com os colegas. Isso acontece porque existe a falta empatia com a família. Quando falamos em ser empático, estamos tratando da capacidade psicológica de sentir aquilo que o outro está sentindo e se identificar com isso. Portanto, se uma pessoa não tem empatia, ela se comporta friamente.


Autodefesa

Pessoas frias Porque algumas pessoas não conseguem se expressar 8

Imagine a seguinte situação: Pamela é super romântica, escreve várias cartas de amor e faz de tudo para ficar ao lado da pessoa amada. Ela descobre, no entanto, que o namorado tem uma amante e imediatamente termina o namoro. Essa mesma menina passa vários anos sem conseguir se entregar de fato a outras histórias de amor, sendo considerada um poço de frieza. Portanto, Pamela não era fria, mas se tornou, como uma forma de autodefesa.

A autodefesa nada mais é do que um escudo, que as pessoas criam para se proteger de futuras frustrações. O medo de sofrer de novo impede novas tentativas e pode ser interpretado como frieza. No caso de Pamela, ela pode até sentir abstinência de amor, mas prefere isso a ter que se livrar dos medos e da armadura que criou para si.


Alexitimia

Pessoas frias Porque algumas pessoas não conseguem se expressar 14

Existe um distúrbio psicológico que recebe o nome de Alexitimia. Trata-se de uma espécie de analfabetismo emocional, ou seja, uma dificuldade de expressar emoções. As pessoas que sofrem com essa doença raramente choram, não costumam abraçar e nem sempre conseguem distinguir sentimentos como como alegria, tristeza e raiva.


Psicopatia

Pessoas frias Porque algumas pessoas não conseguem se expressar 7

A VERDADEIRA frieza pode ser considerada uma característica da psicopatia. Outros fatores também são marcantes nesse distúrbio mental grave, como desvio de caráter, ausência de sentimento, insensibilidade ao que os outros sentem, egocentrismo, falta de remorso e incapacidade de sentir culpa. O psicopata é legitimamente frio e calculista, mas nem sempre é assassino, como muitas pessoas pensam.

A maioria dos psicopatas tem um histórico traumático. A doença pode estar relacionada à disfunção cerebral, predisposição genética e traumas na infância (violência, abuso sexual ou negligência).


Cresce o número de pessoas “frias”

O número de pessoas aparamente frias no mundo tende a aumentar e isso nem sempre é culpa individual. O fato é que as novas gerações estão se tornando cada vez mais “virtualizadas”, ou seja, não cultivam relações próximas e se comovem apenas com aquilo que está distante, com aquilo que é encontrado na tela do smartphone, tablet ou notebook. O avanço da tecnologia está tornando as pessoas mais frias e reduzindo as possibilidades de interação face-a-face, ou melhor dizendo, da velha conversa olho no olho.

Pessoas frias Porque algumas pessoas não conseguem se expressar 13

Um fator que mudou muito o comportamento das pessoas nas últimas décadas é a inserção da mulher no mercado de trabalho. A mãe passou a trabalhar fora, por isso o afeto e a atenção contínua encontrada dentro casa diminuiu consideravelmente. Muitas crianças crescem sem quase ter contato com suas mães e pais, a mercê uma rotina repleta de cursos e compromissos. Formou-se, então, uma geração carente, que descarrega toda sua necessidade afetiva em compras. Muitas dessas crianças, inclusive, crescem frias e alheia às emoções por causa da ausência da figura materna e de uma família realmente presente.


Como lidar com pessoas frias?

As pessoas frias não sofrem da “ausência de sentimentos e sensações”, muito pelo contrário. Elas guardam apenas para si tudo o que sentem e apresentam dificuldades para conseguir compartilhar.

Pessoas frias Porque algumas pessoas não conseguem se expressar 5

É muito importante conseguir enxergar o que há por detrás da frieza e ganhar o coração da pessoa. Todo mundo, exceto os psicopatas, tem uma grande necessidade de dar e receber amor, só é preciso superar os bloqueios. O desafio em se relacionar com uma pessoa fria é conquistar a confiança dela.

Existem formas de driblar a frieza. As pessoas frias podem estar esperando um abraço espontâneo ou uma conversa gentil. Os sentimentos não ficar claros, mas acredite, elas sabem amar. Tenha calma, não cobre reciprocidade e tente pertencer ao mundo delas. Lembre-se de ter uma atitude positiva, mesmo com as dificuldades de interação.