krav-maga

Peguei uma profunda simpatia pelo Krav Maga ( fala-se krav magá ) há muitos anos atrás quando vi uma entrevista na TV em um daqueles programas em que você se pergunta se, além de você e da mãe do apresentador, tem mais alguém assistindo. O entrevistado era um rapaz bonitão, magro, alto e com um sotaque que não identifiquei direito. Muito tempo depois, com a simpatia já ganha, aprendi um pouco mais sobre a modalidade e fico feliz que esteja tão em alta nos dias de hoje.

Krav Magá

Krav Magá é a nova febre entre as mulheres

O Krav magá é uma atividade para mulheres?

O grande barato é que o Krav maga é bastante democrático. Qualquer pessoa pode praticar e se beneficiar dos seus conhecimentos independente de força física, idade ou sexo. Aí que entra o assunto desse post que é porque a mulherada anda procurando tanto os treinos e o que o Krav Maga tem oferecido a elas.

Krav Magá é a nova febre entre as mulheres

Onde o krav maga  surgiu ?

O Krav Maga foi criado por Imi Lichtenfeld, em Israel, nos anos 40. Com respostas simples, rápidas e objetivas para situações de violência do dia a dia, é uma ótima opção para autodefesa da mulher.

Krav Magá é a nova febre entre as mulheres

Krav Magá é uma arte marcial?

Não há competições no Krav Maga e a modalidade é mundialmente reconhecida como defesa pessoal e não como arte marcial.

Quem pode dar aula de Krav Maga?

O treinamento orientado por profissionais qualificados transmite aos praticantes as diversas possibilidades de defesa. Os detalhes tornam a técnica eficiente e a instrução bem executada, prepara o aluno para enfrentar qualquer tipo de agressão. Quem já esteve em algum treino sabe da importância dos detalhes para os praticantes. É de impressionar!

Tenho que ser forte e grandão para me defender?

Do ponto de vista físico, o princípio desta modalidade de defesa é que os exercícios sejam tranqüilos para qualquer pessoa fazer, em seu ritmo próprio, respeitando o limite de seu corpo. Ainda assim, há o estímulo para que os alunos se exercitem diariamente.

Krav Magá é a nova febre entre as mulheres

E a mulher?

É uma característica cultural colocar a mulher como o sexo frágil. É cultural, não física, podemos e devemos nos preparar e estar aptas para nos defendermos se necessário for, não é verdade? O Krav Maga idealiza que  mudando a forma com que as mulheres lidam com o medo e com sua autoestima, podem ajudar a reduzir a violência.

A violência contra a mulher é pauta em todo o Mundo e o Brasil tem números impressionantes. Segundo dados do Governo Federal, uma mulher é estuprada a cada três horas no país. São, em média, oito casos por dia, mas o número pode ser ainda maior, pois o Governo contabiliza apenas os casos denunciados pelo telefone 180. Precisamos parar pra pensar sobre isso.

Mulheres têm mais dificuldade que os homens no Krav Maga?

Quando a mulher descobre que, apesar de não ter a mesma força física do homem, ela é capaz de se defender de forma simples e eficiente, ela adquire confiança. O Krav Maga muda a postura da mulher frente ao risco e ela passa a ser mais confiante, nem que seja para efetuar uma denúncia.

Quando se fala em defesa pessoal, se fala em direito à vida. O Krav Maga foi desenvolvido para permitir a qualquer pessoa possa voltar em segurança para casa. Por meio dos treinos, o aluno aprende a superar obstáculos físicos e mentais e se torna uma pessoa melhor em todos os sentidos: ganha coragem e confiança em si mesmo, equilíbrio emocional, muda a postura frente à vida, a si próprio e ao seu oponente.

compauta

Hoje, 30% dos praticantes de Krav Maga são mulheres e há um esforço por parte dos mestres e da Federação Sul Americana de Krav Maga para mostrar ao público feminino que a pratica do Krav Maga se difere dos esportes de luta. Trata-se de um modo de melhorar a percepção, de adquirir um comportamento mais atento nas ruas, em locais públicos ou mesmo em casa, quando há uma situação de risco com um parceiro agressor, por exemplo.

Com o aumento dos índices de a violência, nas ruas ou mesmo dentro de casa, as mulheres precisam estar preparadas para se proteger e proteger os seus filhos. O Mestre Kobi, mestre no Krav Maga e um dos responsáveis por difundir essa modalidade de defesa pessoal afirma que o treinamento de Krav Maga dá a essa mulher a condição psicológica e física, para que ela vença o medo e seja ativa no combate à violência. Ponto pra ele!

Krav Magá é a nova febre entre as mulheres

Emocionalmente, o Krav Maga forma pessoas mais seguras como falamos ali em cima. Para se enfrentar situações de risco é preciso capacidade mental e isso se adquire por meio de práticas orientadas pelo instrutor. Quanto mais você pratica mais seguro fica. Uma boa compensação!

Outro ponto do treinamento que é interessante ressaltar aqui é que a prática também influencia no comportamento. Atenção, disciplina e seriedade, saber diferenciar o certo do errado, usar o autocontrole, tudo isso é praticado.

O resultado de tudo extrapola os treinamentos e se reflete na qualidade de vida das pessoas. Hoje, civis e militares, homens e mulheres, adotam o Krav Maga no mundo inteiro por sua eficiência em combate.

Ganhei um troféu no Krav Maga e agora?

Krav Magá é a nova febre entre as mulheres

E agora que não é possível ganhar troféu, nem medalha nem nada disso, pare de contar mentira aqui no Muito Chique!  No Krav Maga não há competições, campeonatos ou medalhas. O maior troféu é a vida que será salva um dia. Os golpes são curtos e rápidos e visam atingir os pontos sensíveis do corpo humano.

Benefícios do Krav Magá para o corpo

Além de se defender, de aprender a ter foco e atenção ( que você vai usar para absolutamente tudo na sua vida, desde preparar uma receita até passar em um concurso público ) , de ter autoconfiança o Krav Maga ajuda a emagrecer. Sim, o Krav Maga queima calorias! O treino é de explosão e por aula, mais de 900 calorias podem ser queimadas. É só colocar essas calorias na sua contabilidade aguardar os resultados.

Krav Magá é um treino completo?

Krav Magá é a nova febre entre as mulheres

A Federação Sul Americana de Krav Maga (FSAKM) mantém  um site e uma página no Facebook com todas as informações que você precisa para entrar em contato com o mundo do Krav Maga. A modalidade já está bastante difundida e creio que não vais ter dificuldade em achar um locar de treino na sua cidade ( aqui em Porto Alegre já temos vários ) .

Quero aprender Krav Maga e agora?

Você pode pedir uma aula experimental e ir conhecer. No facebook são divulgadas agendas de aulas inaugurais com palestras e são uma bela oportunidade para saber mais. Convide uma amiga para te animar ou leve sua mãe junto. Vale o namorado, o sobrinho e até o avô. Como disse assim que comecei o post a beleza do Krav Maga está em ser democrático e romper totalmente com o que conhecemos por " luta ", " arte marcial " tão estigmatizados.

Os endereços virtuais estão aqui:

Para saber mais sobre o Krav Maga acesse: www.kravmaga.com.br

Siga nas redes sociais: www.facebook.com/mestrekobikravmaga

Achei essa entrevista do Mestre Kobi no programa do Jô apresentando de forma esclarecedora o Krav Maga para quem estiver interessado, vale a pena assistir:

Me contem tudo depois!