10 dicas para ser uma pessoa ainda melhor 5

Montamos uma lista com dicas para ser uma pessoa melhor, veja como é possível cultivar laços sinceros de afeto. Ser uma pessoa boa significa adotar medidas simples na rotina que exercem impacto positivo no convívio com colegas, familiares, amigos e sociedade como um todo. Lendo essa matéria, você não vai aprender a mudar o mundo, mas sim conhecer 10 passos para crescer como indivíduo.

O que é ser uma pessoa boa? O que é necessário para ser melhor que ontem? Você provavelmente já se fez essas perguntas. Em geral, o ser humano convive com sentimentos ruins dentro de si, quase sempre involuntários: inveja, mágoa, ira, interesse, entre outros. Desenvolvemos isso porque recebemos estímulos do mundo. No entanto, é preciso mudar essa realidade e adotar atitudes de BONDADE, ou seja, que fazem bem ao próximo e a si mesmo.

Pequenas atitudes vão fazer de você uma pessoa melhor. (Foto: Divulgação)
Pequenas atitudes vão fazer de você uma pessoa melhor. (Foto: Divulgação)

Como ser uma pessoa melhor

Para se tornar uma pessoa melhor, é fundamental colocar em prática pequenas ações na rotina que, em conjunto, conseguem fazer a diferença e mudam a realidade da sua vida. O Muito Chique elencou 10 dicas para ser uma pessoa ainda melhor. Veja:

Pense no próximo

10 dicas para ser uma pessoa ainda melhor 10

Jesus, em uma das passagens bíblicas, disse: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Essa recomendação continua valendo até hoje e deve ser encarada como uma filosofia de vida. Pensar no próximo é a primeira dica para quem deseja se tornar uma pessoa melhor. Você deve se preocupar com o outro e buscar forma de ampará-lo nas dificuldades. Atitudes simples demonstram que você pensa nas pessoas que estão ao seu redor, como amigos, colegas de trabalho e familiares. Sempre que possível, ofereça ajuda. Esse simples gesto pode salvar o dia de alguém e ainda mostrar que você é uma pessoa legal.

Existem milhares de formas de se preocupar com o próximo: ajudar uma idosa a atravessar a rua, ajudar uma mulher a carregar sacolas pesadas, dar carona para algum colega de classe. Enfim, é muito fácil ser gentil, não dói e aumenta as chances de fazer bons amigos.


Seja caridosa

10 dicas para ser uma pessoa ainda melhor 1

A palavra caridade vem do latim caritas, que significa “afeto, amor”. Ser caridosa é demonstrar bondade e compaixão pelas pessoas, sem esperar nada em troca. Muitas religiões defendem esse princípio, mas você não precisa frequentar uma igreja para conseguir fazer caridade. Há diversas formas de colocar em prática a caridade, como arrecadando alimentos para famílias pobres ou emprestando o seu tempo para desenvolver alguma atividade com crianças órfãs. Enfim, procure conhecer os projetos da sua cidade e doe seu coração para uma boa causa.


Perdoe

10 dicas para ser uma pessoa ainda melhor 4

Perdoar é outra atitude transformadora, que deve fazer parte da vida de quem deseja se tornar uma pessoa melhor. Ao invés de guardar rancor dos outros, conceda o perdão e se livre de todo peso do seu coração. O perdão é a chave para conseguir viver com mais amor e sem o peso do passado. Perdoar significa deixar todas as mágoas e rancores para trás e seguir em frente de forma otimista, olhando para novas situações. O perdão consegue acabar com qualquer desejo de vingança.


Ouça mais e fale menos

10 dicas para ser uma pessoa ainda melhor 6

Numa conversa informal, seja com um colega de trabalho ou com o marido, é importante ouvir mais e falar menos. Seja educada e preste atenção no que o outro tem a dizer. Mesmo se a sua opinião sobre um determinado assunto for diferente, não se estresse ou altere a voz. É preciso entender e aceitar que as pessoas pensam de forma diferente.


Não sinta inveja

10 dicas para ser uma pessoa ainda melhor 7

Vivemos em um mundo em que a inveja está se tornando cada vez mais intensa e preocupante. Ser invejosa significa alimentar um sentimento de tristeza diante das conquistas dos outros só porque você ainda não tem. Esse sentimento é autodestrutivo, além do que ninguém gosta de conviver com pessoas invejosas.


Não faça laços apenas por conveniência

10 dicas para ser uma pessoa ainda melhor 8

Essa dica se resume em uma sentença bem simples: não seja interesseira! Ao se relacionar com as pessoas, não crie laços de afeto pensando apenas naquilo que elas podem oferecer em troca, ou seja, no que é conveniente para o seu bem-estar. As pessoas interesseiras forçam aproximação, são manipuladoras e fazem muitos elogios mentirosos. Você não precisa fazer parte desse grupo. O ideal é pensar sempre do que as pessoas “são” e não naquilo que elas “têm”.


Desperte confiança

10 dicas para ser uma pessoa ainda melhor 9

Para se tornar uma pessoa melhor, é muito importante que você consiga despertar confiança nos outros. Para ser confiável é necessário mostrar, através das atitudes, que você sempre estará por perto, independente do que aconteça. É ser um ombro amigo, um confidente, um conselheiro. Inspirar confiança significa saber guardar segredos e não fazer fofocas por aí. Quem não toma cuidado com a língua pode acabar perdendo amigos.


Tome cuidado com o que diz

10 dicas para ser uma pessoa ainda melhor 11

As palavras possuem efeito nas pessoas, por isso é essencial tomar cuidado com o que se diz. Em um momento de nervosismo e estresse, você pode acabar falando algo que machuca o outro. Portanto, procure manter uma conversa educada, não altera a voz e coloque o respeito em primeiro lugar. Quem não tem controle sobre o que diz se torna uma pessoa desagradável e capaz de causar feridas profundas.


Seja positiva

10 dicas para ser uma pessoa ainda melhor 12

Ser positiva significa ter a capacidade de ver o lado bom das coisas, por mais que uma situação esteja ruim ou difícil. O pensamento positivo é contagiante e pode mudar a percepção que temos do mundo. Ele também é capaz de encantar as outras pessoas, afinal, ninguém gosta de conviver com indivíduos negativos e desesperançosos. Na medida em que você alimenta o pensamento positivo, consegue se tornar uma pessoa mais otimista. E, segundo a Lei da Atração, essa forma de enxergar o mundo ajuda a ter uma vida melhor.


Trate as pessoas como gostaria de ser tratada

10 dicas para ser uma pessoa ainda melhor 13

E aqui vai uma regra de ouro: trate as pessoas como gostaria de ser tratada. Isso mesmo! Comece a pensar nesse conceito de reciprocidade e provavelmente as suas relações humanas vão melhorar. Quando você respeita os outros, é gentil, faz o bem, é uma pessoa carinhosa e atenciosa, automaticamente coisas boas acontecem na sua vida. A lei da atração também se aplica nessa dica.

Existem muitas outras dicas que podem ser colocadas em prática no dia-a-dia para se tornar uma pessoa melhor. Em resumo, é preciso que você: pense antes de falar, sorria mais, faça o bem sem olhar a quem e seja sempre educada.