mulher-anotando

A maioria das pessoas organizadas seguem regras simples, são disciplinadas e evitam entrar em períodos de grande procrastinação. Dessa forma, não deixam as coisas para depois e evitam encontrarem montanhas de tarefas, papéis e confusões para arrumar. O post de hoje trará dicas fáceis e eficazes que ajudarão a todos que desejam começar o ano com uma casa, vida e escritório mais organizados. Confira:

Deixe cada coisa em seu lugar!

b5

Cada item da sua casa, escritório ou local que você queira arruma possui uma área específica de abrigo. Os livros devem permanecer na estante de livros, os brinquedos no quarto ou armário de brinquedos, os DVDs e CDs em caixas e gavetas e assim por diante. Nunca misture contas a pagar em gavetas com outros documentos, por exemplo. Quais mais segmentado cada objeto ficar, maior facilidade você terá na hora de achá-lo!

Coloque de volta tudo o que você pegou!

Não deixe nenhum tipo de item solto, jogado ou em lugares "temporários". Se ele não for mais útil ou utilizável jogue-o fora para criar mais espaço no ambiente. Depois de serem usados, cada um deles deve retornar imediatamente à sua "casa" e local de origem.

Anote tarefas e lembretes

b2

Pessoas organizadas costumam anotar seus compromissos, tarefas e listas de lembretes em post-its, agendas, cadernos, e-mails, criando hábitos  constantes e consistentes. Elas não podem nem correr o risco de esquecer tarefas, pois entendem que confiar apenas na memória é uma grande roubada, certo?

Não acumule papéis ou muitos documentos

Cada um deles deve estar guardado e arquivado em seu devido lugar de escolha. Correspondências desnecessárias devem ir direto para o lixo, assim como papéis velhos que também serão descartados. Contas podem ser armazenadas em pastas etiquetadas e revistas lidas e depois doadas.

Evite a procrastinação

procrastinação

Quando alguma coisa deve ser feita, as pessoas organizadas costumam agendar, planejar e executar cada tarefa proposta o mais rápido possível. Desta forma, evitam acumulo de serviço e prazos apertados. Por isso, faça um esforço e não deixe nada para mais tarde. A sua situação só pode ficar mais complicada com esse tipo de pensamento, causando ainda mais preguiça e lentidão.

Não acumule

A organização quer fugir de espaço com objetos inúteis e não otimizados, roupas antigas e outras bugigangas que só trazem problemas. Menos é mais e a simplicidade sempre é levada em consideração. Com certeza é muito mais confortável e agradável poder circular em cômodos  harmoniosos, limpos e arrumados!

Defina prazos e objetivos

definindo-prazos-e-metas

Para se obter um resultado satisfatório, defina objetivos com prazos de entrega justos e  revisões periódicas de cada planejamento. Exemplo: se a organização de um armário for longa, estabeleça o período de uma semana para organizar a cada dia regiões específicas do móvel. Não queira organizar tudo em apenas algumas horas, pois você irá se cansar e desistir.

Gostaram das dicas, meninas? O que vocês costumam fazer para deixar a casa e vida de vocês mais organizadas? Não deixem de comentar!